A importância da arte na formação de seus filhos.
por Laerte Galesso


O contato com a arte é importante na vida de qualquer pessoa, especialmente na fase de formação da criança e do adolescente. A arte amplia o conhecimento e a sensibilidade do indivíduo, tornando-o mais criativo, dinâmico e autônomo para as demais situações e tarefas da vida, inserido no contexto da sociedade.

Todo ser humano nasce criativo. E a criança manifesta essa criatividade de forma espontânea, sem mitos e preconceitos, nos primeiros anos de vida, até o início do processo educacional, quando, então, essa espontaneidade começa a ser prejudicada, em prol do aprendizado formal. Isso não ocorre somente na escola, mas na própria família, caso os pais não tenham a sensibilidade para entender a importância da arte na formação de seus filhos.

Mesmo que a criança não vá seguir uma carreira artística no futuro, a prática de atividades artísticas, como o desenho, pintura e as artes visuais em geral, nesta fase da vida irão, sem dúvidas, contribuir para que ela seja um adulto mais sensível e criativo.

Você pode até alegar que seu filho já faz arte na escola. Realmente, há boas e poucas escolas desenvolvendo um trabalho interessante em matéria de arte. Mas, o objetivo principal dessas escolas é a educação formal e não uma formação humanistica.

È preciso entender que os processos da criança são mais importante que a “produção final”. Portanto, não deve haver expectativas nem cobranças por resultados mirabolantes. Da mesma forma, não se deve supervalorizar qualquer rabisco que a criança faça.

Mesmo que os pais não tenham, neste momento, condições financeiras para proporcionar aos seus filhos o estudo de artes - pois, sabemos que, infelizmente, neste país as despesas com educação, saúde, alimentação, vestimenta, entre outros, tornam bastante onerosa a criação dos filhos - é importante provê-los com materiais expressivos e deixar que soltem sua imaginação.

Laerte Galesso
Professor de Arte e Design e diretor da ABRA – Academia Brasileira de Arte



   

   
Design: Estúdio 196