7 Benefícios do Desenho
por Laerte Galesso

Aprender a desenhar implica em muito mais do que simplesmente pegar o lápis e papel e sair rabiscando a folha. O ato de desenhar proporciona diversos benefícios, que podem ajudar no dia a dia, além de ser uma atividade prazerosa, relaxante, terapêutica e trazer grande possibilidade de sucesso artístico e independência financeira.

Eu poderia descrever muitos benefícios, mas, relacionei abaixo os 7 principais que o desenho pode trazer:


1 - Livre-se do medo de errar

O medo é um fator que atrapalha bastante na hora de realizar qualquer tarefa. O senso crítico exagerado gera insegurança, falta de confiança, fazendo com que a pessoa já entre no jogo ou na realização de uma atividade praticamente derrotado.
Através da prática do desenho você vai perceber que o errar faz parte do aprendizado (e da vida). E errar numa tarefa ou num treino não é o fim do mundo, pois, através do erro, você pode melhorar sua condição de enfrentar os desafios e encarar o medo.
E quanto mais você pratica menos vai errar.


2 - Desenvolva o Lado Direito do Cérebro

O cérebro humano é divido em duas metades distintas: o Hemisfério Esquerdo é o analítico, racional e calculista, enquanto que o Hemisfério Direito é o lado intuitivo, perceptivo e imaginativo. Portanto, o lado Direito é mais propício às artes. Através da prática do desenho, você consegue movimentar essa parte do seu cérebro que não é muito utilizada nas tarefas do dia-dia.
As pessoas que têm o Hemisfério Direito do cérebro mais desenvolvido são mais criativas e menos propensas a ser preconceituosas, pois, têm mais facilidade de aceitar as diferenças; enquanto que para o Hemisfério Esquerdo as opções são “e” “ou”, para o Hemisfério Direito são “e” “e”.
No entanto, não podemos negligenciar o Hemisfério Esquerdo. Pelo contrário, podemos estimular suas qualidades de raciocínio, para que o estudante “entenda” melhor as informações e adquira senso crítico.


3 – Eleve sua autoestima

A falta de confiança ao desempenhar uma tarefa ou atividade faz com a pessoa já comece insegura. Assim, a possibilidade de essa tarefa dar certo acaba diminuindo.
Através da prática do desenho e das artes, em geral, na medida em que você começa a ver os resultados, sua autoestima aumenta e você fica mais confiante e seguro para realizar qualquer outra tarefa ou atividade, mesmo que esta não esteja associada ao desenho.


4 – Melhore sua percepção visual

Aprender a desenhar está muito mais relacionado à maneira de enxergar, do que propriamente à habilidade manual. O artista presta atenção em detalhes que as pessoas comuns não dão importância.
Praticando desenho, além de melhorar sua habilidade manual, você começa a observar melhor a natureza, os objetos do cotidiano, a arquitetura, as pessoas, etc.
Enfim, passa a enxergar melhor o mundo!


5 – Amplie seu conhecimento sobre arte

Um bom curso de desenho, além de abordar a teoria e a prática, deve ser embasado na história da arte, trazendo referencias de obras e artistas de diversas épocas e estilos, relacionando as características das obras desses artistas aos conteúdos estudados no curso.
Isso é muito importante para um aprendizado mais eficaz, pois, além de reforçar toda a parte prática, amplia o conhecimento do aluno e melhora sua percepção sobre arte.


6 – Melhore seus relacionamentos

Através de um curso de desenho – online ou presencial - você conhece muita gente interessante, geralmente, ligada à arte e com a mente mais aberta. Começa a visitar mostras, trocar mensagens online, frequentar ambientes descontraídos e entra em contato com pessoas que têm os mesmos interesses que você. Tudo isso é muito bom no sentido de melhorar sua vida no aspecto social.


7 – Desenvolva sua criatividade

A criatividade é inerente a todo ser humano. E não se restringe apenas ao fazer artístico. Qualquer atividade, para que seja bem sucedida, exige uma boa dose de criatividade, desde o orçamento familiar, preparação de um prato, gestão de uma empresa, o desenvolvimento de uma obra artística e assim por diante.
Através da prática do desenho, você pode se tornar uma pessoa mais criativa e aplicar isso em qualquer atividade, pois, desenvolve o hemisfério direito do cérebro, que é responsável pelas questões espaciais e pela capacidade de criação.
Uma pessoa criativa tem muito mais chances de atuar em áreas ou desenvolver tarefas que as máquinas não conseguem realizar e, com isso, ter mais chances de conseguir boas colocações em empresas, alcançando melhores rendimentos.
 
-

por Laerte Galesso - Fundador e Diretor da ABRA


   
Design: Estúdio 196