Enviando Formulário...

A Arte e a Publicidade sempre andaram ali, lado a lado!
Uma ideia apoiando a outra na intenção de instigar, seduzir, provocar e vender; seja um produto, serviço ou ideia.
Apesar de a grande maioria das peças serem produzidas tendo como base a fotografia e o design gráfico, praticamente todas as vertentes da arte estão inseridas na publicidade.

A arte traz ótimas referências para quem cria.

Trazemos neste artigo algumas campanhas famosas que ganharam prêmios e se utilizaram de peças famosas, de diversos períodos artísticos, para criar suas campanhas e lançar suas ideias.

 

As Sopas da Pop Art

Você sabia que em 1962 algumas latas de sopa foram as protagonistas de uma obra fundamental para o movimento da Pop Art, conquistando um merecido espaço no MoMa, o Museu de Arte Moderna de Nova York?

O que você vê na imagem acima são os 32 quadros que compõem a obra de arte intitulada Campbell’s Soup Cans (ou Latas de Sopa Campbell).

Feitas individualmente pelo artista norte-americano Andy Warhol, cada uma das pinturas representa uma variedade de sabor que a marca oferecia na época.

 

Heineken

Paisagens lindas inspiram belas Campanhas?
Parece que sim! Vendo esta campanha da Heineken, criação da Publicis Conseil da França, para a campanha intitulada “For a Fresher Worls” / “Por um mundo mais fresco” – em 2016, quando se deu a escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas.

A campanha tem como elemento principal o abridor de latas representando a estátua do Cristo Redentor, uma Art Decó.
O monumento foi concebido pelo engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa e construído em colaboração com o escultor francês Paul Landowski e com o engenheiro compatriota Albert Caquot, entre 1922 e 1931.

 

O Manto Vermelho -Tarsila do Amaral

O Manto Vermelho, autorretrato de Tarsila do Amaral, pintado pela própria após um jantar em homenagem a Santos Dumont, em Paris serviu de referência para esta campanha do Boticário.

 

Ilustração de Michelangelo – Capela Sistina

Em 2012, a Y&R criou para a TAM uma propaganda para viagens com destino à Itália, com uma ilustração muito legal, que teve como inspiração a Capela Sistina e sua pintura clássica feita por Michelangelo. A ilustração fez tanto sucesso que apareceu na revista alemã de publicidade, Archive, como uma das 200 melhores ilustrações de anúncios.

Lexus – Singapura

Lexus, Cada peça é uma obra-prima
Campanha publicitária para Lexus automóveis feitos por Saatchi & Saatchi Singapura agência de publicidade se apropria da tela de Salvador Dali – “A persistência da memória” de 1931 – e conecta com o título da campanha.

Bom Bril – Monalisa

Desde 1919, quando Marcel Duchamp pintou um bigode na personagem mais famoso do mundo, a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, centenas de artistas já fizeram suas releituras.

 

Bom Bril – Picasso

Peça Criada por ocasião da Exposição de Picasso, no Museu de Arte de São Paulo (MASP), em agosto de 1999.

 

Art Nouveau de Gustav Klint

Uma bela campanha criada pela DM9DDB e finalizada pelo 6B Estúdio em 2011 para a tradicional marca de eletrodomésticos e utensílios de cozinha KitchenAid.

Sob o lema “Há 92 anos, culinária é arte para nós”, a campanha utiliza o ícone da marca, a batedeira vintage Stand Mixer, como elemento presente em obras de diferentes períodos como Art Decó, Modernismo Brasileiro, Arte Moderna, Pop Art, Surrealismo e Art Nouveau, utilizando a bela pintura de Gustav Klint que vemos acima.

 

Campanha para o Dia Mundial do Rock

Campanha de Dia do Rock da Fosbury&Brothers.
Feita através de softwares avançados de criação e manipulação de imagens, a obra final teve como inspiração a escultura renascentista de David, esculpida por Michelangelo.

 

Salvador Dalí – A tentação de Santo Antônio

Muito boa essa ideia de usar o Surrealismo, de Salvador Dali, para representar como é confuso o mundo dos investimentos. Uma grande sacada e uma excelente direção de arte.

Desde conceitos de História da Arte, até o que há de mais moderno nos meios digitais, em Arte e Design, são mostrados e publicados diariamente em campanhas publicitárias.

Definitivamente, Publicidade também é arte!

Redação
ABRA – Academia Brasileira de Arte

Clique AQUI e conheça os Cursos que a ABRA Oferece em Arte e Design

Agora se o seu negócio é arte digital clique AQUI e conheça os cursos na Área de Design Digital

×

Curioso(a) para desvendar os segredos da Inteligência Artística? Nosso e-book exclusivo, "EXPLORANDO O MUNDO DA IA - INTELIGÊNCIA ARTÍSTICA," está repleto de insights e conhecimentos profundos sobre como a IA está transformando o cenário artístico.

Queremos compartilhar esse tesouro de informações com você!

Basta preencher o formulário abaixo para baixar o e-book e começar a jornada de descoberta:

Mas espere, há mais! Além de receber seu e-book, convidamos você a mergulhar em nossos cursos que abrangem a interseção empolgante entre a criatividade e a IA. Prepare-se para expandir seus horizontes e criar de maneira inovadora.

Não perca a oportunidade de explorar a IA e suas possibilidades artísticas. Preencha o formulário e desbloqueie o acesso ao e-book e ao mundo de criatividade que o espera!

×

Regulamento da Campanha – ABRA.ia – Inteligência Artística

ABRA IA – Inteligência Artística

Em uma era digital mergulhe na sua criatividade
Período 01/08/2023 até 30/09/2023

 

1. Bolsas de estudo integrais para indicações:

Os participantes que comprarem um curso presencial e indicarem outra pessoa que também efetuar a compra de um curso presencial serão elegíveis para receber uma bolsa de estudo integral para um curso rápido de sua escolha de acordo com disponibilidade de vagas e datas de início.
Tanto o participante que realizou a indicação quanto o indicado à bolsa de estudo. A bolsa de estudos será concedida após a confirmação do pagamento e matrícula dos dois participantes indicados. Os ganhadores receberão um comunicado da escola informando a disponibilidade da bolsa, assim como os cursos disponíveis e datas de início para a escolha. 

 

2. Compre e Leve: curso de História da Arte online:

Os participantes que adquirirem o Kit de material da ABRA terão como brinde um curso online de História da Arte. O curso online será disponibilizado em até 3 dias úteis após a confirmação do pagamento do Kit de material, a) caso a aquisição seja de um curso de história da arte, deve ser oferecido outro curso equivalente.

 

3. Desconto de 60% em todos os cursos online:

Durante o período da campanha, todos os cursos online terão um desconto de 60% sobre o valor regular.Os participantes poderão se inscrever em quantos cursos online desejarem com o
desconto aplicado. 

 

4. Compre um curso e ganhe outro:

Os 200 primeiros participantes que adquirirem cursos online, terão como brinde acesso a um segundo curso à sua escolha que deverá seguir alguns critérios que são: a) é limitado a 1 curso por pessoa b) a campanha se estenderá até atingir o número de pessoas da estipulado, não tendo prazo definido para encerramento c) caso no período de 60 dias correspondentes a campanha não atinja a quantidade de 200 participantes todos que adquiriram serão contemplados d) é de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha e) a ABRA não se responsabiliza com a perda de informações enviadas f) o participante que não enviar a opção de curso até a data estabelecida terá seu benefício cancelado. g) o e-mail solicitando a escolha do seu próximo curso será enviado em até 7 dias úteis após a confirmação do pagamento do primeiro curso, através do e-mail disponibilizado na hora da compra h)O acesso ao segundo curso só será disponibilizado após o envio da escolha do curso que siga os critérios descritos neste parágrafo. i) o
prazo para receber o acesso dos cursos é 30/09/2023 j) lista com todos os ganhadores será disponibilizada apenas no fim da campanha. É de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha. O prazo de resgate da oferta é de 60 dias.

 

5. Bolsa integral de curso online para ação social:

A cada curso presencial adquirido, a ABRA vai disponibilizar uma bolsa integral do curso online História da Arte para um aluno matriculado na rede estadual de ensino médio. A seleção dos alunos beneficiados será realizada em parceria com instituições de educação parceiras. As bolsas serão disponibilizadas ao final da campanha para a instituição de ensino escolhida.