Artigos

A Arte e a Publicidade sempre andaram ali, lado a lado!

A Arte e a Publicidade sempre andaram ali, lado a lado!
Uma ideia apoiando a outra na intenção de instigar, seduzir, provocar e vender; seja um produto, serviço ou ideia.
Apesar de a grande maioria das peças serem produzidas tendo como base a fotografia e o design gráfico, praticamente todas as vertentes da arte estão inseridas na publicidade.

A arte traz ótimas referências para quem cria.

Trazemos neste artigo algumas campanhas famosas que ganharam prêmios e se utilizaram de peças famosas, de diversos períodos artísticos, para criar suas campanhas e lançar suas ideias.

 

As Sopas da Pop Art

Você sabia que em 1962 algumas latas de sopa foram as protagonistas de uma obra fundamental para o movimento da Pop Art, conquistando um merecido espaço no MoMa, o Museu de Arte Moderna de Nova York?

O que você vê na imagem acima são os 32 quadros que compõem a obra de arte intitulada Campbell’s Soup Cans (ou Latas de Sopa Campbell).

Feitas individualmente pelo artista norte-americano Andy Warhol, cada uma das pinturas representa uma variedade de sabor que a marca oferecia na época.

 

Heineken

Paisagens lindas inspiram belas Campanhas?
Parece que sim! Vendo esta campanha da Heineken, criação da Publicis Conseil da França, para a campanha intitulada “For a Fresher Worls” / “Por um mundo mais fresco” – em 2016, quando se deu a escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas.

A campanha tem como elemento principal o abridor de latas representando a estátua do Cristo Redentor, uma Art Decó.
O monumento foi concebido pelo engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa e construído em colaboração com o escultor francês Paul Landowski e com o engenheiro compatriota Albert Caquot, entre 1922 e 1931.

 

O Manto Vermelho -Tarsila do Amaral

O Manto Vermelho, autorretrato de Tarsila do Amaral, pintado pela própria após um jantar em homenagem a Santos Dumont, em Paris serviu de referência para esta campanha do Boticário.

 

Ilustração de Michelangelo – Capela Sistina

Em 2012, a Y&R criou para a TAM uma propaganda para viagens com destino à Itália, com uma ilustração muito legal, que teve como inspiração a Capela Sistina e sua pintura clássica feita por Michelangelo. A ilustração fez tanto sucesso que apareceu na revista alemã de publicidade, Archive, como uma das 200 melhores ilustrações de anúncios.

Lexus – Singapura

Lexus, Cada peça é uma obra-prima
Campanha publicitária para Lexus automóveis feitos por Saatchi & Saatchi Singapura agência de publicidade se apropria da tela de Salvador Dali – “A persistência da memória” de 1931 – e conecta com o título da campanha.

Bom Bril – Monalisa

Desde 1919, quando Marcel Duchamp pintou um bigode na personagem mais famoso do mundo, a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, centenas de artistas já fizeram suas releituras.

 

Bom Bril – Picasso

Peça Criada por ocasião da Exposição de Picasso, no Museu de Arte de São Paulo (MASP), em agosto de 1999.

 

Art Nouveau de Gustav Klint

Uma bela campanha criada pela DM9DDB e finalizada pelo 6B Estúdio em 2011 para a tradicional marca de eletrodomésticos e utensílios de cozinha KitchenAid.

Sob o lema “Há 92 anos, culinária é arte para nós”, a campanha utiliza o ícone da marca, a batedeira vintage Stand Mixer, como elemento presente em obras de diferentes períodos como Art Decó, Modernismo Brasileiro, Arte Moderna, Pop Art, Surrealismo e Art Nouveau, utilizando a bela pintura de Gustav Klint que vemos acima.

 

Campanha para o Dia Mundial do Rock

Campanha de Dia do Rock da Fosbury&Brothers.
Feita através de softwares avançados de criação e manipulação de imagens, a obra final teve como inspiração a escultura renascentista de David, esculpida por Michelangelo.

 

Salvador Dalí – A tentação de Santo Antônio

Muito boa essa ideia de usar o Surrealismo, de Salvador Dali, para representar como é confuso o mundo dos investimentos. Uma grande sacada e uma excelente direção de arte.

Desde conceitos de História da Arte, até o que há de mais moderno nos meios digitais, em Arte e Design, são mostrados e publicados diariamente em campanhas publicitárias.

Definitivamente, Publicidade também é arte!

Redação ABRA – Escola de Arte e Design 

Clique AQUI e conheça os Cursos que a ABRA Oferece em Arte e Design

Comentários

Novidades

Notícias

Cursos de Férias da ABRA - Descontos para Matrículas Antecipadas

Esta é uma grande oportunidade para você que quer conhecer melhor determinada área, ou se presentear com um curso de atividades artísticas e relaxantes, ou ainda...

Notícias

Conheça o que há de melhor na CASACOR 2019

Quem for conferir a mostra poderá ver projetos inovadores que dialogam com o conceito Planeta Casa, tema desta edição. Afetividade, memória e tecnologia também são pilares desta...

Notícias

Matrículas Abertas para os Cursos de Arte e Design da ABRA

São mais de 50 cursos presenciais entre Técnicos e Livres nas áreas de Arte Visuais, Desenho e Ilustração, Design Gráfico, Fotografia, Design de Interiores, Arquitetura e...

veja mais