Artigos

Como Escolher uma Iluminação Adequada?

Olá estudante ou amigo da ABRA!

Se o seu atelier ou escritório estiver com pouca ou muita iluminação, você poderá sentir dores de cabeça, ardência nos olhos ou até sintomas como lacrimejamento excessivo, e, dificilmente conseguirá executar suas atividades por muito tempo; por mais confortável que possa parecer.

E se você ainda desfruta de ar condicionado, isso poderá agravar esse problema. Além dos confortos: térmico, acústico, aromático e tátil, temos o conforto visual; na qual a iluminação faz parte.

Sabemos que o nossos olhos captam a luz emitida pelos objetos ao nosso redor. Com todos os elementos do ambiente com muita luz, a pupila de nossos olhos se fecha, e em ambientes escuros a pupila se dilata, sempre com a função de captar a quantidade de luz ideal e adequada para termos a perfeita percepção dos elementos do ambiente.

Sendo assim, pouca iluminação no ambiente é prejudicial a nossa saúde, e o mesmo acontece com ambientes com muita iluminação. Este excesso de iluminação, no ambiente de trabalho, acabará provocando o ofuscamento aos nossos olhos.

O ofuscamento poderá ser: direto ou indireto.
Num ambiente adequadamente iluminado, isto é, quando o conjunto lâmpada e luminária ficaram corretamente definidos e com seu posicionamento ideal, você elimina esses efeitos indesejados. Evita desgastes desnecessários e não desvia sua atenção. Com certeza, sentirá mais prazer em executar suas atividades diárias, já que não haverá esta ”interferência negativa” da iluminação.

Quando começamos a estudar iluminação em ambientes, percebemos que, a iluminação direta definida sem critérios em ateliês e escritórios acaba por provocar o ofuscamento direto. Na maioria das vezes projetada em excesso ou mal posicionada, não permite um ambiente adequado de trabalho.

Além disso, o ambiente pode ainda apresentar, as superfícies de suas paredes, piso e forro: brancos ou revestidos com cores muito claras (ou de material refletivo), o que irá provocar inevitavelmente o ofuscamento indireto. Sendo assim, estes dois tipos de ofuscamento, quando combinados, irão comprometer a funcionalidade e o conforto visual do ambiente.

Fica essa dica para você pensar sobre a relação da iluminação com as cores do ambiente de suas atividades.

Venha descobrir muito mais sobre a iluminação e as cores nos ambientes de sua casa!

Clique AQUI para conhecer o programa completo de nosso curso de Luminotécnica Aplicada.

Grande abraço!
Prof. Arq. Paulo Merino

Comentários