Artigos

Conheça as Opção de Atuação no Mercado da Moda

Neste artigo quero te contar um pouco sobre como anda o mercado da moda e se vale a pena mesmo investir em uma carreira nos dias atuais.

Antes, quero te contar uma coisa que pra mim sugere que a moda, nunca sai de moda!

Segundo informações históricas, foram identificadas agulhas primitivas, feitas com ossos e marfim, datadas de mais de 30 mil anos atrás. Nessa época, chamada de período Paleolítico, utilizavam-se saiotes feitos de couro retirado dos animais que eram caçados.

Nesta mesma época, obviamente começou-se a perceber que aquelas vestimentas poderiam ser aprimoradas para que ficassem mais adequadas e confortáveis para uma determinada atividade ou outra, e assim iam sendo adaptadas.

Com as adaptações, começou-se a pensar também em estética e beleza, e naturalmente cada estilo agradava o seu “público”; surgiam as tribos!

Interessante né? Percebe como a moda cria as mesmas coisas até hoje?

Nos tempos atuais, onde a arte ganha cada vez mais espaço, a moda como atividade remunerada como vai? Está muito bem, obrigado!

Para você ter uma ideia, olha só a quantidade de áreas que você poderá atuar tendo uma especialização em moda.

Estilista

Esse profissional é quem idealiza, desenha e cria as coleções. Sua principal função é desenvolver as roupas, calçados e acessórios de acordo com as tendências de comportamento e análises de mercado.

Produtor de Moda

Esse profissional é o responsável por fazer tudo funcionar dentro de uma campanha, editorial, desfile ou evento de moda. É ele quem cuida da iluminação, do som, da decoração e da disposição dos convidados; organiza a produção da modelo em si – as roupas e os acessórios -; escolhe a modelo, o fotografo, maquiador e coordena todos os profissionais envolvidos na produção.

Modelista

Como o próprio nome sugere, esse profissional desenvolve moldes – de calçados e roupas – de acordo com os desenhos desenvolvidos pelos estilistas e/ou empresas.

Coordenadores de moda, Cool-hunting ou caçadores de tendência

Esse profissional é o principal responsável por auxiliar no desenvolvimento das coleções de moda. São eles quem pesquisam as tendências, definem os tecidos, a cartela de cores, os materiais e criam os briefings para os estilistas.

Fotógrafo de Moda

Diferente do que muitos acreditam, o fotografo de moda não é um fotografo comum, ele precisa ter conhecimentos avançados sobre moda, e conseguir, assim, capturar a essência das coleções e produções de moda.

Visual Merchandising ou Vitrinista

Esse profissional é responsável por fazer a montagem e manutenção das vitrines nas lojas. Pode parecer simples, mas para ser um vitrinista bem sucedido é preciso conhecer bastante o mundo da moda, estudar a fundo o tipo de estabelecimento, os produtos que as lojas oferecem e o público interessado por aqueles itens.

Personal Stylist

Esse profissional tem em suas mãos uma importante missão: ensinar as pessoas a projetar sua auto-imagem de forma positiva. Muitas pessoas não sabem qual o corte de cabelo ideal, as cores que destacam suas qualidades ou as roupas que melhores se adptam ao seu tipo de corpo.

Figurinista

Esse profissional é responsável por escolher e organizar os elementos visuais utilizados pelos atores em uma produção artística. Para que as cenas e a produção como um todo faça sentido, é preciso que esse profissional leve em consideração os aspectos estéticos e psicológicos dos personagens e cenas em questão.

Costureira

Esse profissional é quem desenvolve a peça. É ele quem prepara e cria as amostras de costura, trabalha na montagem dos vestuários, projeta e modela as confecções, unindo os tecidos até que a peça esteja finalizada. As costureiras são quem garantem aos consumidores finais peças de qualidade e estilo. De nada adianta comprar roupas de uma grande grife se as suas costureiras não são de qualidade. Provavelmente suas peças irão durar pouco e o seu investimento não valerá a pena.

Designer de Estampas 

Esse profissional, muito criativo, é o principal responsável por desenvolver e aplicar estampas em tecidos, madeiras, palhas, e outras superfícies utilizadas no mundo da moda. É ele quem estuda as principais tendências, as principais técnicas – pintura, ilustração, tipografia, fotografia, design e manipulação de imagens – e as principais superfícies para enfim criar estampas incríveis para os estilistas, lojas e empresas de moda.

Produtor Têxtil

Esse profissional é o responsável por criar tecidos. É ele quem acompanha as atividades de fiação, a tecelagem e a tinturaria dos tecidos, definindo a espessura, as cores, e os cortes de cada malha.

Colunista

Ao contrário do que muitos pensam, para ser colunista não é necessário ser jornalista. No ramo da moda, é essencial conhecer profundamente as tendências, as referências, os estilos, as pessoas que se destacam nesse meio, e claro, ter boa escrita, dar dicas assertivas e utilizar, sempre, fontes confiáveis.

Blogueira de Moda

Essa profissão é o sonho de muita gente. Porém, para ser uma blogueira de sucesso não basta apenas amar e conhecer sobre moda, é preciso muita dedicação, olhar próprio sobre as tendências, conhecimento e criatividade para escrever e criar conteúdos de qualidade. Esse mercado, apesar de novo, é também muito concorrido. Por isso, para ter relevância nessa profissão é preciso investir em cursos de curta duração, participar de muitos eventos relacionados a moda, ter um networking qualificado, e claro, abusar sempre do bom senso na hora de publicar seus conteúdos na web e nas redes sociais.

Estas são áreas que você pode conseguir aquele bom e velho trabalho com carteira assinada, ou ser um freelancer autônomo; perceba que o desenho está inserido na maioria das atividades.

Novidade Contemporânea da Moda

Outro seguimento que está muito potente no cenário atual que é o de criação de marcas próprias independentes – gente que tem aquela veia empreendedora pulsando e tá se dando muito bem!

Profissionais criativos e de bom gosto que estudam e tem técnica e conseguem colocar no mercado sua marca e seu estilo com muito mais facilidade hoje – e vender pro mundo todo através do mercado online.

O mundo precisa de pessoas criativas e são essas pessoas que fazem coisas novas aparecerem.

Se você gosta de moda, tem um plano e quer levar ele adiante, acredite:

O Mundo Precisa da Sua Arte!

Pensando nessa galera que está afim de fazer a diferença, a ABRA está abrindo novas turmas para os seus tradicionais cursos de moda!

Está confirmada a abertura de uma nova turma noturna para os seguintes cursos:

 

Você pode clicar no seu curso de preferencia aqui acima para ver o programa completo de cada um!

// ATENÇÃO – como é uma turma nova, estamos oferecendo 20% de desconto no valor total do contrato até o 4º aluno, portanto, corra porque as vagas com essas condições especiais são limitadas.

Você tem dois caminhos para entrar em contato, o primeiro é nos ligando no tel. (11) 3881-1200 ou preencher o formulário de contato na página do curso de seu interesse.

Ah, se preferir, também da pra você conversar aqui mesmo em nosso chat com um de nossos atendentes educacionais.

Você pode inclusive, agendar uma Aula Experimental Gratuita e entender como funciona o nosso exclusivo método de ensino individualizado dentro de sala de aula.

Vale muito a pena conhecer!

Redação – ABRA Escola de Arte e Design

Comentários