ABRA, 25 anos revelando talentos!


     Considerada uma das mais conceituadas escolas de Arte e Design do país, a ABRA, Academia Brasileira de Arte, nasceu no bairro do Brooklin, no dia 30 de junho de 1987. Num pequeno sobrado da Avenida Professor Vicente Rao, no chamado Brooklin Novo, surgia a primeira unidade. O fundador, o artista plástico e professor de artes, Laerte Galesso, já trazia na bagagem uma experiência de quinze anos atuando como professor e coordenador em outras escolas.

     A escola logo foi reconhecida na região, pois trouxe um novo conceito em cursos de Arte e Design e um sistema de atendimento individualizado que possibilita que o aluno ingresse no curso em qualquer época e desenvolva o seu curso de acordo com o seu ritmo e nível de compreensão.

     No ano seguinte, a escola mudou-se para a Avenida Santo Amaro, no Brooklin Velho, divisa com o Campo Belo e continuou expandindo. Além de se firmar como instituição de ensino, passou a realizar eventos, como o Concurso HQ Brasil e o Programa ABRA / Coca Cola de Arte Atual, sempre com o intuito de divulgar a produção de novos talentos.

      Em 1990, ingressa no sistema de franquias, como forma de expandir sua metodologia e tornar-se uma rede de ensino de Arte e Design. Atualmente, conta com mais cinco unidades. Além da sede no bairro do Brooklin, a escola possui unidades em Alphaville, Vila Mariana, Tatuapé e Pinheiros. A prioridade é a expansão para outras cidades do Estado de São Paulo e as grandes capitais.

      A ABRA atende hoje a um público altamente selecionado, sendo que cerca de setenta por cento desse público é feminino. Na sede do Brooklin, a grande maioria dos alunos mora na região.

      A escola oferece cerca de sessenta entre cursos de formação profissional (técnicos) livres e de lazer, divididos entre cursos regulares, cursos rápidos e módulos complementares, sendo que os principais são: Técnico em Design de Interiores, Técnico em Comunicação Visual – ênfase em Design gráfico, Técnico em Produção de Moda – ênfase em Estilismo – Fotografia, Desenho Pintura, Design de Moda, Arte Urbana, Paisagismo, Quadrinhos, Desenhista de CAD, entre outros.

      Para as crianças, a ABRA tem um exclusivo programa de cursos como o de Projetos Artísticos, que aceita crianças a partir de cinco anos.  A partir dos nove anos, a criança pode optar por um curso vacacional, nas áreas de Desenho, Pintura, Moda, HQ ou Decoração.

      Além disso, a ABRA oferece cursos e oficinas para empresas, hotéis, cruzeiros marítimos e outras instituições.

      Sempre atentos ao mercado de trabalho e às necessidades do seu público, a direção geral, a coordenação e os diretores de franquias formam uma grande equipe, sempre atualizando os conteúdos dos cursos, desenvolvendo material didático e reciclando professores e pessoal de atendimento, fazendo da escola um organimo vivo, que acompanha a evolução do seu tempo.

Design: Estúdio 196