30 de Janeiro - Dia do Quadrinho Nacional



Você sabia que a primeira História em Quadrinhos foi criada por um ítalo- brasileiro?

Pois é, há exatos 149 anos, no dia 30 de janeiro de 1869, começou a ser publicada aquela que é considerada por muitos autores como a primeira história em quadrinhos do mundo. Trata-se da história “As aventuras de Nhô Quim” ou “Impressões de uma viagem à Corte”, de autoria do italiano radicado no Brasil, Angelo Agostini (1843-1910). Embora outras ilustrações utilizando “quadros”, que receberam o nome de “estampas” tenham sido veiculadas antes dela, a história de Agostini é a primeira a concentrar vários dos elementos que caracterizam os quadrinhos (arte sequencial, contada quadro a quadro), com personagem fixo e com enquadramento cinematográfico.

Assim, considerando a importância da data, a Associação dos Quadrinhistas e Cartunistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP), a partir de 1984, decidiu instituir o dia 30 de janeiro como o Dia do Quadrinho Nacional, dedicado à valorização desse meio de manifestação artística no país e à consagração de seus mestres, bem como à divulgação do trabalho dos artistas dos quadrinhos.



Mauricio de Souza e Álvaro de Moya, no lançamento do livro "O Mundo de Disney", de autoria de Moya, na sede da ABRA Paraiso, em 1996.


Você sabe a diferença entre Cartoon, Caricatura, Charge e “Tirinha”?

Cartoon - é um termo de origem inglês e que tem como significado “estudo ou esboço”, mas que de forma aportuguesada recebeu o nome de Cartum.

O Cartum pode ou não conter legenda, mas é uma forma de fazer, através de um desenho, uma piada ou crítica social, geralmente de forma caricaturesca, mas sem personagens ou pessoas conhecidas. Um Cartum não tem época específica.

No Brasil, dá-se o nome de Cartum às piadas e críticas de cunho sociais e Charge às sátiras políticas.

Caricatura - é a representação exagerada de características fisionômicas ou hábitos de uma pessoa.

Charge - é uma sátira (crítica sarcástica) de acontecimentos atuais, geralmente na esfera política, a fim de demonstrar indignação e insatisfação com a situação vigente.

Tirinhas – são aquelas piadinhas, feitas em poucos quadrinhos, que saem diária ou semanalmente em periódicos (jornais, revistas).




Primeira Exposição de Quadrinhos

A Primeira Exposição Internacional de Histórias em Quadrinhos (também chamada "Primeira Exposição Didática Internacional de Histórias em Quadrinhos") foi realizada em São Paulo em 18 de junho de 1951.

Contava com quadrinhos originais de autores como Alex Raymond (Flash Gordon), Milton Caniff (Steve Canyon) e Al Capp (Ferdinando), entre outros.

Foi organizada por Miguel Penteado, Reinaldo de Oliveira, Álvaro de Moya, Jayme Cortez e Syllas Roberg.

Deve-se esclarecer que foi a primeira exposição internacional sobre a temática realizada no Brasil e uma das primeiras no mundo, mas não foi exatamente a pioneira mundialmente.



Maior estudioso dos Quadrinhos

Álvaro de Moya (São Paulo, 1930 - 2017)

Jornalista, escritor, produtor, ilustrador e diretor de cinema e televisão, é considerado por o maior especialista em histórias em quadrinhos do Brasil.

Professor aposentado da Universidade de São Paulo, foi um dos organizadores da Primeira Exposição Internacional de Histórias em Quadrinhos (junto com Jayme Cortez, entre outros), em 1951, na cidade de São Paulo. Além de ser a primeira exposição de quadrinhos da história do Brasil, foi de ineditismo também para o mundo. É autor de vários livros sobre HQs.

Na década de 1990, Moya assessorou a ABRA, Academia Brasileira de Arte, na organização do evento HQ Brasil – Concurso Nacional de Quadrinhos, que teve como objetivos revelar jovens talentos brasileiros de Quadrinhos, Charge, Carton e também trazer desenhistas consagrados, com Ziraldo, Maurício de Souza, Rodolfo Zalla, Julio Shimamoto Rogério Vilela, Hector Gomes, Kipper, Los Três Amigos (Glauco, Laerte e Angeli), Paulo Caruso, Aroeira, Eugênio Colonnese, Fausto, Flávio Colin, Ique, Luke Ross, Marcelo Campos, Cariello, Roger Cruz, Mutarelli, entre outros.

  • Curiosidade:
Você sabia que o Brasil é um grande “exportador” de desenhistas para o mercado americano, em editoras como a Marvel e DC Comics?




Ziraldo, criador do "Menino Maluquinho", visita a ABRA. 


Principais desenhistas brasileiros

O Brasil é um verdadeiro celeiro de grandes desenhistas de Histórias em Quadrinhos, mas com certeza, o mais conhecido e bem sucedido mundialmente é o grande Maurício de Souza, criador da Turma da Mônica.

Souza começou criando o personagem Bidu, em 1959 e viajou para várias cidades vendendo suas tiras para diversos jornais Brasileiros. Hoje é um fenômeno brasileiro reconhecido pelo seu trabalho em todo mundo através da gigantesca Turma da Mônica. Recentemente, Maurício fez história novamente fazendo seus personagens chegarem a juventude nos mangás da Turma da Mônica Jovem.

Além dos desenhistas citados acima, já consagrados, temos uma ótima nova safra de talentos atuais, entre os quais podemos citar: Bianca Pinheiro, Carol Rossetti, Cristina Eiko e Paulo Crumbim, Danilo Beyruth, Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho, Fábio Moon e Gabriel Bá, Felipe Nunes, Gustavo Duarte, Lu e Vitor Cafaggi, Marcello Quintanilha, Marcelo D'Salete, Pedro Cobiaco, Shiko, Mario Cau, Guilherme Bandeira, entre outros.



Porque estudar Quadrinhos?

Embora muita gente associe Quadrinhos apenas com a criação de histórias sequenciais, a área é muito abrangente, pois envolve a criação de personagens e ilustrações para os mais diversos fins, como embalagens, produtos infantis, campanhas sociais, etc., Charges, Tiras para Jornais, Cartoon e Caricaturas.


Onde estudar?

A ABRA, Escola de Arte e Design, mantém os cursos de Quadrinhos, Mangá e Caricatura, que visam a formação do desenhista para essas área de atuação.

Para saber mais sobre o Curso de História em Quadrinhos, clique aqui.





   

09.02.18 | Conheça a História desta importante obra de Joan Miró

01.02.18 | O Mundo Precisa da Sua Arte - Matrículas Abertas 1º Semestre

30.01.18 | 30 de Janeiro - Dia do Quadrinho Nacional

30.05.17 | Intensivos de Férias - Julho de 2017

23.05.17 | Avant Premier CASACOR SP 2017

15.05.17 | ABRA 30 Anos - Um Sonho Realizado!

25.04.17 | Cursos com 20% OFF e Início Imediato!

31.03.17 | 7 Áreas em que um Designer de Interiores Pode Atuar

09.02.17 | Matrículas Abertas - 1º Semestre 2017

13.01.17 | Designer de Interiores - Uma Profissão Reconhecida!


MAIS...




09.02.18 | Conheça a História desta importante obra de Joan Miró

01.02.18 | O Mundo Precisa da Sua Arte - Matrículas Abertas 1º Semestre

30.01.18 | 30 de Janeiro - Dia do Quadrinho Nacional

30.05.17 | Intensivos de Férias - Julho de 2017

23.05.17 | Avant Premier CASACOR SP 2017

15.05.17 | ABRA 30 Anos - Um Sonho Realizado!

25.04.17 | Cursos com 20% OFF e Início Imediato!

31.03.17 | 7 Áreas em que um Designer de Interiores Pode Atuar

09.02.17 | Matrículas Abertas - 1º Semestre 2017

13.01.17 | Designer de Interiores - Uma Profissão Reconhecida!


MAIS...
Design: Estúdio 196