A Escola

30 Anos de Tradição

O reconhecimento e a credibilidade que a ABRA tem alcançado ao longo de sua existência está relacionada àquilo que o corpo diretivo propõe e o que, efetivamente, coloca em prática.

Desde a sua fundação, em 1987, a ABRA mantém um postura profissional que tem como premissa o respeito e a transparência para com seu público. Toda a equipe da ABRA não mede esforços para oferecer as melhores condições de ensino, através de pesquisas das exigências do mercado, métodos sempre atualizados, sistema de ensino que se adequa ao perfil do aluno, professores com experiências nas suas respectivas áreas de atuação, equipamentos e instalações adequadas e ambiente propício ao desenvolvimento das aulas.

A ideia do valorizar o indivíduo além da técnica surgiu porque sabemos que cada ser humano possui suas particularidades e que é impossível transmitir qualquer tipo de ensinamento sem antes estabelecer um relacionamento franco e aberto com o aluno.

Todo esse trabalho é compensado pelo reconhecimento do público que sabe escolher o que é melhor para si e para sua família, pois essas escolhas farão a diferença na hora de ingressar no mercado de trabalho.

O resultado desta filosofia pode ser observado não apenas na produção dos alunos, mas na maneira de como eles aprendem a lidar com as situações reais do dia-a-dia, tanto com suas expectativas, quanto com as suas realizações e conquistas.

Filosofia

Valorizar o Indivíduo Além da Técnica

Uma escola de arte deve acompanhar a evolução do seu tempo, estar atenta às novas tendências, visando sempre a boa formação dos seus alunos.

A filosofia da ABRA é manter uma postura humanizada, que permite e prioriza o aprendizado individual como forma de dar vazão ao potencial de cada aluno, possibilitando o desenvolvimento amplo das aspirações individuais em sintonia com a técnica.

A técnica aliada à bagagem cultural e à experiência de vida trazida pelo aluno são instrumentos para que ele possa se expressar traduzindo através de imagens seus anseios, sonhos e realizações.

A ABRA quebra esse paradigma, acreditando e provando que não é necessário um dom nato: basta que a pessoa se predisponha a praticar, desenvolver um trabalho e mergulhar – com todas as descobertas e sucessos – no mundo da produção artística.

Metodologia

Respeito à Individualidade

Um dos principais objetivos da metodologia ABRA é a valorização do indivíduo através da arte. Neste contexto, a escola busca conscientizar o aluno da importância não apenas do fazer artístico, mas também do pensar a arte como uma das atividades essenciais ao ser humano.

Com uma metodologia objetiva, a ABRA prova que qualquer pessoa pode se expressar através da arte; basta que ela se predisponha a praticar  com disciplina e determinação, desenvolvendo um trabalho pessoal e mergulhando com todas as descobertas e sucesso no mundo da produção artística.

O Ensino Individualizado adotado pela escola possibilita que o aluno desenvolva os conteúdos de acordo com seu ritmo e nível de compreensão.

Como resultado, o índice de reprovação é praticamente nulo, pois o aluno tem a oportunidade de completar os conteúdo e alcançar os resultados almejados.

Eventos

Arte e Cultura para Todos

No aspecto institucional, a ABRA – Escola de Arte e Design, desde a sua fundação, vem acumulando experiência em formatar e desenvolver eventos, abrindo espaço para artistas emergentes e já consagrados de diversas áreas, além de apoiar instituições públicas na realização de eventos ligados às Artes Visuais.

Com a responsabilidade do fomento artístico, frequentemente promovemos em nossa galeria e espaços culturais, mostras, concursos, exposições (coletivas e individuais) e oficinas de arte com a finalidade de divulgar o trabalho de seus alunos e levar a prática ao público em geral. Para isso, a escola mantém parcerias com várias empresas e instituições, dentre as quais destacamos:

  • CARREIRA FASHION
  • CASA DA ARTE
  • CEL LEP
  • CENTRO CULTURAL SÃO PAULO
  • CNA
  • COCA-COLA
  • ETNA
  • FABER CASTELL
  • GNT
  • MAPA DAS ARTES
  • SHOPPING PAULISTA
  • SUPERCLUBS BREEZES | Costa do Sauípe
  • SUVINIL
  • TINTAS CORAL
  • TOK & STOK
  • VEJA SÃO PAULO
  • YAZÍGI

 

assista o video

Na ABRA eu descobri novos estilos e assim pude diversificar minhas técnicas.
Abriu minha mente. Entrei com uma cabeça e saí com outra!

Yuri Câmara Ilustração Digital
assista o video

Através de técnicas passei a entender o porquê de cada detalhe em um projeto. Eu não imaginava que eu pudesse desenhar!

Priscila Separovic Técnico em Design de Interiores
assista o video

O resultado da Terapia foi: Você precisa fazer arte porque a arte é que alimenta a sua vida. E aqui na escola eu consigo ser mais feliz!

Sandra Turolla Pintura em Tela
assista o video

Quando fui conhecer a escola, a estrutura e as pessoas foram pontos determinantes para a minha decisão.

Adryana Moutinho Técnico em Design de Interiores
assista o video

Na ABRA, desde o primeiro dia eu sempre fui muito bem acolhido pelos profissionais, que são muito qualificados.

Carlos Cesar de Aguiar Arte Urbana
assista o video

Foi uma soma de várias coisas que me fizeram chegar onde estou hoje. Eu estou muito feliz na ABRA!

Jane Rafaela Desenho de Atelier
assista o video

Na ABRA eu aprendi técnicas importantes para constituir minha linguagem própria. Hoje estou estabilizado na minha arte.

Eron Mariano Ilustração Digital
assista o video

Eu fiquei pensando que eu queria fazer um curso que não tirasse nada da minha essência. E foi na ABRA que encontrei.

Jú Amora Desenho Artístico