O Técnico em Design de Interiores é um profissional de alto nível que desenvolve projetos de interiores residenciais e comercias, que vai desde casas e apartamentos, até restaurantes, lojas de shopping e outros estabelecimentos sofisticados.
Ele planeja e organiza espaços escolhendo e combinando os diversos elementos de um ambiente. Estabelece relações estéticas e funcionais, harmoniza em um determinado espaço móveis, objetos e acessórios, procurando conciliar conforto, praticidade e beleza. Escolhe as cores, materiais, acabamentos e iluminação, adequando tudo, de acordo com o gosto e a disponibilidade financeira do cliente. Projeta intervenções, como bancadas, gesso, marcenaria, escolhe a equipe de profissionais e acompanha todas as etapas do projeto.
O curso Técnico em Design de Interiores da ABRA prepara você para exercer, com autonomia, essa excitante profissão. Nele, você entenderá a importância de utilizar os materias corretos para o desenvolvimento de um projeto sustentável, sempre de acordo com as necessidades do cliente. Como resultado, você irá elaborar Projetos de Interiores incríveis e funcionais, com ambientes que vão além da estética, proporcionando conforto e praticidade.
Concluindo o primeiro ano do curso, você terá em mãos um certificado de Projetista de Ambientes Residenciais, que já te habilita para atuar na área residencial mesmo antes de se formar.
Em apenas dois anos, você estará formado(a), com Diploma reconhecido pela SEE – Secretaria Estadual da Educação (órgão vinculado ao MEC), poderá se filiar à ABD – Associação Brasileira de Designers de Interiores e seguir uma carreira de sucesso.
O curso é indicado à Arquitetos, Paisagistas e Engenheiros que buscam aprimoramento e especialização na área de interiores, profissionais de outros setores que almejam uma carreira mais compatível com as suas pretensões, estudantes em fase de conclusão do Ensino Médio que pretendem seguir essa carreira, e pessoas que, mesmo sem nenhuma experiência anterior, buscam uma formação de Nível Técnico na área de Design e Projetos de Interiores, para atuar no mercado de trabalho com autonomia, ética e profissionalismo.
Pré-requisitos: Ensino Médio completo ou em curso.
Alunos por Turma
Máximo de 12
Atendimento
Individualizado
Formato das Aulas
Presencial
Início do Curso
Imediato
Porque Fazer Este Curso na ABRA?
Pioneirismo na Área
Desde o ano 1999, a Academia Brasileira de Arte oferece o curso Técnico em Design de Interiores, tendo inclusive participado, através do diretor e fundador da marca, Laerte Galesso, da elaboração das bases e diretrizes deste curso junto ao Ministério da Educação (MEC), que hoje são aplicadas em todo o Brasil.
Com isso, a escola é considerada uma das pioneiras no Brasil em ministrar um curso profissionalizante na área de Design de Interiores.
Profissionalize-se em 1 Ano
Um dos principais diferenciais da ABRA no curso Técnico em Design de Interiores, é que ao concluir o Módulo 1 (1º Ano) você adquire o certificado de Projetista de Ambientes Residenciais, reconhecido pela SEE – Secretaria Estadual da Educação.
Esta qualificação oficial, já te habilita a atuar na área de acordo com as diretrizes da lei nº 13.369, o que possibilita que você ingresse no mercado de Design de Interiores em apenas um ano.
Concurso DECA
Participamos anualmente do “Prêmio Deca – Estudos de um Banheiro“, mostrando o talento de nossos alunos, que concorrem com alunos das melhores universidades do Brasil, obtendo diversas premiações notáveis.
Inclusive, a ABRA incentiva a participação de seus alunos através de consultoria em sala de aula gratuita, onde o aluno pode desenvolver seu projeto do concurso em sala de aula, tendo a carga horária de seu curso 100% reposta após a entrega do trabalho.
Ensino Individualizado
Um dos principais objetivos da metodologia ABRA é a valorização do indivíduo através da arte. Pensando nisso, criamos o SEIA – Sistema de Ensino Individualizado ABRA. Um método exclusivo que respeita a individualidade de cada aluno e permite que ele desenvolva o curso de acordo com o seu nível de compreensão e ritmo de trabalho.
Além disso, os professores são treinados para focar nos conteúdos de maior interesse do aluno, ajudando-o a alcançar os resultados almejados de maneira dinâmica e objetiva.
Outra grande vantagem do SEIA é o aproveitamento total do programa de curso, pois mesmo em caso de faltas não há perdas no conteúdo proposto.
Como resultado, aqui na ABRA o aprendizado do aluno é 100% garantido.
Infraestrutura de Ponta
A ABRA dispõe de uma infraestrutura contemporânea, com ambientes artísticos e inspiradores, ideais para o desenvolvimento de novas gerações de mentes inovadoras, em qualquer àrea do conhecimento relacionado à Arte e ao Design.
Além disso, todas as nossas salas de aula e plataformas de ensino online contam com equipamentos e recursos de última geração, possibilitando uma experiência confortável e prazerosa, que de fato estimula a criatividade do aluno.
Início Imediato e Turmas Reduzidas
Um dos benefícios mais interessantes do SEIA – Sistema de Ensino Individualizado ABRA, é a possibilidade de o aluno ingressar na turma em qualquer época do ano, mesmo que o semestre letivo já esteja em andamento.
A ABRA sempre teve como diferencial um relacionamento mais próximo e direto entre professor e aluno. Para que isso seja possível, contamos com salas de, no máximo, 12 lugares, proporcionando ao aluno um tratamento exclusivo de seu professor.
Nossos Professores
A ABRA conta com professores bem preparados, tanto no aspecto de formação e experiência profissional, como também nos conceitos de aplicação da metodologia da escola, passando por um intenso treinamento para assimilação do SEIA – Sistema de Ensino Individualizado ABRA, garantindo que compreendam nossa filosofia e priorizem os interesses do aluno.
Material Didático Próprio
As Apostilas e Cadernos de Exercícios utilizados durante as aula são inteiramente desenvolvidos pela nossa equipe pedagógica.
Isso significa que o aluno terá em mãos um material de apoio totalmente alinhado ao programa de curso e ao SEIA – Sistema de Ensino Individualizado ABRA, nosso método exclusivo.
Tudo em perfeita sincronia com a filosofia adotada pela escola.
Localização Privilegiada
Desde meados de 2019, o bairro Moema tornou-se ainda mais criativo!
A Academia Brasileira de Arte escolheu um bairro dinâmico e cultural para montar sua moderna unidade, localizada em um ponto estratégico da cidade.
Nossos alunos, independente de onde e como venham para a escola, encontram muita facilidade em chegar. Estamos a meio quarteirão da Avenida Ibirapuera e a 5 minutos de caminhada da estação Moema do metrô. Para quem vem de carro, contamos com estacionamento coberto e serviço de Valet.
MÓDULO 1
PROJETISTA DE AMBIENTES RESIDENCIAIS – 528 HORAS
Módulo de Projetos – 240 Horas
Desenho Livre - 24h
- Linha e Ponto
- Forma
- Desenho de Observação
- Composição
- Desenho Estrutural
- Estudo de Luz e Sombra
- Texturas
- Desenho de Móveis e Acessórios
Desenho Técnico - 24h
- Desenho Geométrico
- Caligrafia Técnica
- Escalas
- Sistemas de Cotagem
- Projeção Ortogonal
- Perspectiva Isométrica
- Cortes e Hachuras
Desenho Arquitetônico 1 - 24 horas
- Leitura de Plantas
- Elaboração de Plantas
- Cortes e Elevações
- Planta Irregular
- Levantamento de Áreas
- Detalhamento
Fundamentos de Perspectiva - 18h
- Como entender a Perspectiva
- Elementos da Perspectiva (L.H, Pontos de Fuga, Ponto de Vista)
- Formas Planas em Perspectiva
- Perspectiva do Cubo (1 e 2 PF)
- Perspectiva em Círculo
- Objetos em Perspectiva
- Tabuleiro de Xadrez
- Como fazer Divisões em Perspectiva
- Ambientes Internos (com 1 e 2 pontos de fuga)
- Cenas Externas (Fachadas)
Projeto de Interiores: Áreas Sociais, Íntimas e Molhadas - 108h
- Noções de Ergonomia
- Noções e Harmonia de Cores
- Planta Área Social, Íntima e Molhada
- Elevações
- Perspectiva
- Paginação de Pisos e Paredes
- Bancadas
- Projeto Executivo
- Memorial Descritivo
- Especificações
- Aplicação de Cores e Acabamentos
Projeto Residencial Final - 42h
- Anteprojeto
- Briefing / Perfil do Cliente
- Proposta de Intervenção
- Planta Arquitetônica
- Desenvolvimento do Layout
- Representação Gráfica e Artística
- Elevações
- Perspectivas
- Memorial Descritivo Ilustrativo
- Orçamento / Especificações
- Montagem e Apresentação
Pesquisa de Campo - 180h
- Durante o transcorrer do curso o aluno terá a oportunidade de se atualizar visitando eventos, palestras, lojas e fornecedores, para ampliar seu senso crítico e conhecimentos técnicos dentro do universo do Design de Interiores. Isto lhe proporcionará um contato direto com a diversidade de materiais e revestimentos, mobiliário, tendências e novas tecnologias, para que desenvolva suas pesquisas de campo (relatórios) paralelamente ao desenvolvimento de projetos.
MÓDULO 2
TÉCNICO DE DESIGN DE INTERIORES – 672 HORAS
Módulo de Projetos – 240 Horas
Desenho Arquitetônico 2 - 24h
- Escada Reta
- Escada Helicoidal
- Ergonomia
- Acessibilidade
- Noções de Instalações (Hidráulicas, Elétricas e Sanitárias)
- Lareiras e Churrasqueiras
Fundamentos de Projetos - 48h
- Projeto de Iluminação
- Projeto de Marcenaria
- Gesso
- Perspectiva Isométrica de Ambientes
Projeto Comercial 1 - 72h
- Renovação de Projeto Comercial
- Ergonomia
- Sustentabilidade e Acessibilide
- Programação Visual
- Registro Fotográfico e Memorial Ilustrado
- Orçamentos
Projeto Comercial 2 - 72h
- Projeto de Loja
- Planta de Intervenção
- Mobiliário Sob Medida
- Fachada e Perspectiva Comercial
- Iluminação
- Memorial Ilustrado
- Levantamentos e Cotações
Planejamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - 24h
- Estudo de Perfil do Cliente
- Bases para o Projeto, Aspéctos Técnicos e Artísticos
- Recursos Gráficos
- Etapas de Desenvolvimento do Projeto
- Legislação e Convenções
- Noções de Ecologia e Sustentabilidade
Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - 120h
Nesta etapa final do curso o aluno terá a opção de escolher entre projetos da área residencial ou comercial, a partir de 25m², desde que sejam projetos passíveis de execução (sem obrigatoriedade de serem executados), pois este deverá ser apresentado a uma banca examinadora formada por professores arquitetos, seguindo o roteiro abaixo:
- Planta Original
- Relato do Público Alvo
- Planta de Reforma
- Layout e Elevações
- Perspectivas
- Projeto de Forro e Iluminação
- Projeto de Marcenaria (Mobiliário de autoria do aluno)
- Memorial Descritivo Ilustrativo
- Orçamento / Especificações
- Apresentação Gráfica e Artística
Pesquisa de Campo - 180h
- Durante o transcorrer do curso o aluno terá a oportunidade de se atualizar visitando eventos, palestras, lojas e fornecedores, para ampliar seu senso crítico e conhecimentos técnicos dentro do universo do Design de Interiores. Isto lhe proporcionará um contato direto com a diversidade de materiais e revestimentos, mobiliário, tendências e novas tecnologias, para que desenvolva suas pesquisas de campo (relatórios) paralelamente ao desenvolvimento de projetos.
Módulos Complementares
MÓDULOS DO 1º ANO
Sketch Up Pro Iniciante - 42h
Conhecendo o SketchUp
Interface
Navegação
Model Info
Unidades e styles
Barra de Ferramentas
Comandos Básicos: Zoom; Pan (mãozinha); Orbit; Zoom extends (quando perder o desenho); Previous (voltar para a última imagem); Position Ccâmera (hominho); Look Around (olhinho); walk (pezinho).
Entity Info e Preferences
Formas Sólidas
Volumes Básicos
Moficando Volumes
Desenhando Objetos
Comandos Básicos de Desenho (Linha, retângulo, circulo, push pull e offset)
Linha, Face e Retângulo
Variações de utilização Push pull
Modelagem de Objetos
Seleção de Objetos
Componente
Transformando objetos em Grupo
Grupos e Componentes
Selecionando mais de um Grupo / Componente
Criando Grupos e Componentes
Editando Grupos e Componentes
Descobrindo os materiais nativos do software
Colocando materiais em Grupos e Componentes
Desenhando uma escada
Montando uma escada com grupos
Montando uma escada com componentes
Componentes e Edição
3D Warehouse
Como procurar objetos
Como baixar objetos
Como editar objetos
Mobiliando e Decorando
Comando Move
Comando Move com rotate
Comando Move travado com seta (usando eixos como referênciais)
Materiais, Cenas e Imagens
Alterando cor e tamanho dos materiais
Fazendo paginação de piso ou parede
Criando cenas
Utilização das cenas (quando usar e quais suas vantagens)
Fechamento de Imagens em JPG
Planta, Corte e Elevação
Cameras paralelas e em perspectiva
Texturas
Incluindo novos materiais a partir de imagens externas
Manipulação de texturas
Propriedades, escalas e edição
Tipos de Imagens
Buscando Imagens
Comandos de Texturas
Incluindo texturas em pisos e paredes
Incluindo texturas em TVs
Incluindo texturas em Quadros e Porta Retratos
Importação e Exportação
Importando de planta em DWG (AutoCAD)
Modelagem de Residências (Levantamento de Paredes, Levantamento de Pisos, Mobiliando o ambiente)
Marcação de Planta Baixa, Corte e Elevações no arquivo
Opções de Exportação disponíveis para o AutoCAD
Exportando para o AutoCAD
Layout
Montando uma Prancha
Cotando Plantas, Cortes e Elevações
Importância de cenas bem eleboradas para as pranchas
Marcação de Cortes e de Plantas
Criando várias páginas no mesmo arquivo
Formação de estilos de textos
Inserindo Textos e Comentários
Fechamento de Arquivo (um para cada prancha ou um com todas as pranchas)
Teoria da Decoração - 30h
Breve História da Decoração
Evolução da Decoração Através dos Tempos
A Decoração no Brasil
A influência da arquitetura eclética no Brasil
O que é Vanguarda?
1ª casa Modernista Brasileira
ABD: Profissão e Mercado
O Design de Interiores – A profissão
O que faz um Designer de Interiores?
Limite da Atuação do Profissional
Responsabilidade Social e Sustentabilidade
O que é Design?
O design de seus Elementos
Processo de Produção na Área de Design
Design de Produto
Design Sustentável
Reflexões sobre o Design
A Atuação dos Designers e os Profissionais da Área
A Diferença entre o Decorador
Arquiteto e Designer de Interiores
Competências e Atribuições do Designer de Interiores
A relação do Designer de Interiores com os demais Profissionais
Limite da Atuação do Designer de Interiores
A Liderança e as Equipes
A importância da Linguagem Gráfica
Como os Designers Vendem suas ideias
Croquis
A relação entre o projeto Arquitetônico e Projeto de DI
Modelos de Projetos Arquitetônicos
Elementos e Princípios do Design
Composição
Ideia Criativa e a Concepção do Projeto
Projeto de Interiores na Área Residencial e Comercial
Programação Visual
Processo de Criação
Dicas de Pesquisa
O que é Estilo?
Barroco
Luiz XV
Neoclássico
Império
Provençal
Biedermeier
Art Nouveau
Art Déco
Colonial
Moderno
Étnico
Rústico
Contemporâneo
Teoria das Cores e Harmonias
Evolução Histórica da Cor
Círculo das Cores
Cores Primárias, Secundárias e Terciárias
Cores Quentes e Frias
Cores Opostas
Cores Análogas
Monocromia
Iluminação: Princípios Básicos
Noções Básicas de Luminotécnica
Iluminação Artíficial
Tipos de Lâmpadas
Análise Comparativa
Iluminação Natural
Aeração e Insolação
A luz e seus efeitos: Análise de Ambientes
A Função Estética
Estética e Harmonia
O que é Estética?
A percepção Estética
A filosofia do Belo
O que é Harmonia?
O Design de Interiores e a Harmonia
O que é Humanização?
O processo de Humanização
Ambientes para Conviver
A Convivência Humana
Noções de Ergonomia
O Homem como padrão de medidas
Le Corbusier e o Modulor
O Design e Arquitetura Inclusiva
Qualidade de Vida
O que é qualidade de vida?
Projetos de Interiores visando Qualidade de Vida
Tipos de Conforto
Integração de Ambientes
O que é Design Universal?
Os 7 princípios do Design Universal
O Paisagismo na Decoração
Noções do Paisagismo nos Ambientes
Plantas Indicadas para Interiores
Caracteristicas e Cuidados das Principais Espécies
Variedades de Espécies com Flores
O Paisagismo em Varandas
Arranjos e Iluminação para Paisagismo
Ecologia e Sustentabilidade
O que é sustentabilidade?
Principios
Desenvolvimento Sustentável
Ações Sustentáveis
O Design Sustentável
Missão do Designer
Design e Meio Ambiente
Certificação
Recursos Naturais
Materiais e Ambientes Sustentáveis
Tendências em Design de Interiores
Diferenças entre cada Estilo
Tendências Atuais
Madeira de Demolição
Wabi Sabi
Materiais e Revestimentos - 36h
Normas e Materiais
Normas
Aglomerados Minerais
Solo
Cimento
Argamassa
Concreto
Pedras (Mármores, Granito, Dekton, etc.)
Acabamentos em Argamassa
Chapisco
Emboço
Reboco
Pasta de Gesso
Madeiras
Madeiras Brasileiras
Caracteristicas das Madeiras
Tipos de Madeiras
Pisos de Madeira
Madeiras Industrializadas
Acabamentos e Tratamentos
Madeira Plástica
Tijolos, Blocos, Telhas e Pré-Moldados
Tipos de Tijolos
Bloco Cerâmico
Bloco de Concreto
Bloco de Concreto Celular (Autoclavado)
Concregrama e Bloquete
Lajotas de Concreto Pré-moldado
Telhas e Lajes
Nível de Inclinação
Isolamento Términico e Acústico
Gesso Acartonado (Dry-Wall)
EPS – Poliestireno Expansível
Sistema de Placa Cimentícia
Materiais Metálicos
Propriedades dos Metais
Tipos de Metais
Beneficiamento dos Metais
Metais na Decoração
Revestimentos de Pisos
Base
Contrapiso
Assentamento
Revestimentos Frios
Cerâmicas
Porcelanato
Ladrilhos Hidráulicos
Pastilhas de Vidro
Pastilhas de Porcelana
Pastilhas de Coco
Mosaico Português
Cimento Estampado
Cimento Queimado
Cimento Polimérico
Granilha
Granilite
Fulget
Cálculo de Piso
Revestimentos Quentes
Piso Vinílico
Piso Resinado
Bingo Floor
Vinil
Marmóleum
Revestimentos de Teto
Forro em Lã de Vidro
Forro Tensionado
Forro em Madeira
Forro de Gesso
Vidros
Composição do Vidro
Tipos de Vidros
Vidros de Segurança
Vidros Autolimpantes
Principais caracteristicas do vidro
Película Adesiva
Policarbonato
Espelho
Pintura
Composição das Tintas
Pigmentos e Cargas
Tipos de Tintas
Tintas para Caiação
Tintas Especiais
Seladoras ou Fundo Preparador
Cuidados na Aplicação
Massas
Diluição de Tintas
Etapas da Pintura
Cálculo de área
Iluminação
Iluminação Artificial
Tipos de Lâmpadas
O que é o LED?
Vantagens do LED
Temperatura de Cor
Reprodução de Cor
Projeto de Iluminação
Tipos de Luminárias
Arquitetura da Luz
Iluminação Direta e Indireta
Wall Washing
Iluminação Cênica e Indicativa (Uplighting)
Iluminação de Destaque
Calha de LED
Carpetes e Tapetes
Características e Materiais
Tapetes Orientais
Tipos de Nós
Origem dos Tapetes
Fibras Naturais
Couros e Peles
Cuidados com os Tapetes
Tecidos
Cuidados
Cortinas e Persianas
Modelos
Estrutura
Tecidos e Pregas
Cálculo de Metragem
Sustentabilidade
Certificação
Processo AQUA
Desafios
SGE e QAE
Materiais e Revestimentos Sustentáveis
Tabela Ambiental
Pisos Drenantes
Pastilhas Ecológicas
Madeira Plástica Reciclável
Piso Maciço de Bambu
Reciclagem
Casa Cor Sustentável
PRESENCIAL - TOTAL 108 HORAS
MÓDULOS DO 2º ANO
Sketchup Pro Avançado - 30h
Configurações Avançadas
Apresentação de um Projeto de Reforma
Configurações Avançadas de Arquivo – Unidades
Configurações Avançadas de Arquivo – Geolocalização
Configurações Avançadas de Arquivo – Dimensões
Configurações Avançadas de Arquivo – Camadas
Uso de Plugins e Produtividade
O que são Plugins
Como Instalar Plugins
Modelagem Avançada
Sanca com Forro e Cortineiro
Escada e Corrimão
Bancada para Banheiro
Armário para Banheiro
Bancada para Cozinha
Armários para Cozinha
Acabamento de Armários para Cozinha
Modelagem de Azulejo
Aplicação de Imagens e Paginação
Uso de Materiais Prontos – 3D Warehouse
Especificação Avançada de Componentes – 3D Warehouse
Edição de Componentes da 3D Warehouse
Salvando uma Biblioteca de Componentes
Estudo Solar – Luz Solar e Sombra
Exibição e Percurso Virtual
Criação de Estilos Próprios
Estilos de Representação Avançados para Perspectiva
Configuração de Cenas
Percurso Virtual
Ferramentas de Câmera
Exportação de Animação
Representação Gráfica de Projetos
Como Fazer uma Capa
Como Fazer uma Prancha
Itens de Anotação
Montagem – Cotas e Anotações
Demolir – Legenda, Cotas e Anotações
Construir
Piso e Acabamentos – Legenda, Cotas e Anotações
Forro – Legenda, Cotas e Anotações
Cortes – Cotas e Anotações
Vistas – Cotas e Anotações
Detalhamento de Mobiliário – Montagem, Cotas e Anotações
Perspectivas – Diagramação das Perspectivas
Exportação – Formato PDF
Gestão e Empreendedorismo (Ênfase em DI) - 54h
Empreendedorismo
- O Empreendedorismo e o Design de Interiores
- O que é Empreender?
- O que é Preciso para Empreender?
- Como Empreender?
- Atitude Empreendedora
- Características para Empreender
- Perfil e Comportamento Empreendedor
- Empreendedor
- O Intraempreendedor
- O Colaborador
- Definindo uma Tendência
Trâmites Burocráticos
- Tipos de Organização Administrativa
- MEI – Micro Empreendedor Individual
- Empresa Individual
- Empresa Individual com Responsabilidade Limitada
- Sociedade Empresarial Limitada
- Sociedade Limitada Unipessoal
- Enquadramento de Faturamento
- O que é uma Pessoa Jurídica e uma Pessoa Física
- Vantagens e Desvantagens entre Pessoa Jurídica e Pessoa Física
Modelo de Escritório
- Escritório de Design de Interiores
- Estrutura Organizacional
- Administrativo, Comercial e Operacional
- Localização, Instalações, Mobiliários e Equipamentos
- Depreciação de Bens
- Home Office, Coworking, Qualidade de um Bom Espaço de Trabalho
Modelo de Negócios
- Ideias de Negócios
- Segmento de Clientes
- Proposta de Valor
- Canais
- Relacionamento com o Cliente
- Fonte de Receitas
- Recursos Principais
- Atividades-chave
- Parcerias Principais
- Estrutura de Custos
- Marketing
- Conceitos de Marketing
- Quadro de Negócio
Planejamento e Gestão do Projeto
- Etapas e Estratégias
- Plano de Ação
- Análise da Situação
- Gerenciamento e Execução
- Controle
Marketing Digital
- O que é Marketing Digital?
- Escolhendo uma Rede Social
- Entenda o Perfil do seu Cliente
- Inbound Marketing
- Marketing de Conteúdo
- Rotina Editorial
- Dicas para seu Perfil
- Ferramentas Digitais
- Identidade Visual (papelaria)
- Relacionamento com o Cliente
- Editorial de Decoração
Atuação Profissional
- Gestão e Planejamento
- Precificação
- O que é uma Proposta Comercial
- Estrutura da Proposta – Descrição das Atividades
- Estrutura da Proposta – Valor do Investimento
- Elementos para Estimativa de Orçamento
- Proposta Não Aprovada
- Contrato de Prestação de Serviço
- Principais Cláusulas Contratuais – Qualificação e Objeto
- Principais Cláusulas Contratuais – Renumeração
- Legislação e Normas
- Código de Defesa do Consumidor
- Proposta Comercial
Precificação de Obras
- Levantamento de dados
- Coleta de informações
- Precificação: formas de precificar uma obra
Plano de Reforma
- Competência e Atribuições
- Legislação e normas vigentes
- NBR 16.280 e Plano de Reforma
Planejamento de Obra
- Ações que envolvem o planejamento de uma obra
- Processo do “pensar e fazer”
- Ferramenta 5W2H.
Orçamentos e Estimativas de Preços e Prazos
- Ferramentas para estimativas de preços e prazos
- Orçamentos
- Analise do projeto executivo
Planilha Orçamentária
- Construção de uma planilha Orçamentária
- Comparativo de prestadores e serviços em relação aos valores
- Margem de segurança de preço final
Cronograma de Obra
- Tipologia de serviços, ênfase em forma de execução
- Tipologia de serviços, ênfase em tempo de execução
- Elaboração do cronograma de serviços
Fase de Execução da Obra
- Gerenciamento de obra, aspectos e noções gerais
- Fases de execução da obra
- Intercorrências e conflitos em relação ao projeto
Intercorrências de Obra
- Intercorrências e conflitos em relação ao projeto
- Saúde e Segurança do Trabalho
- Controle de obra e Equipamento de Proteção Individual
Documentação da Obra
- Documentação da obra
- Relatório de obra
- Revisão dos processos de obra
As Built e a Pasta do Cliente
- O que é As Built
- Elaboração do As Built
- Elaboração da pasta do cliente com toda a documentação da obra
- Manual do proprietário
História da Arte - 48h
Pré-História
Desenvolvimento do homem
Costumes
A Arte do Antigo Egito
Instrumentos nos diferentes períodos
Novas descobertas científicas
Antiguidade Clássica: Mesopotamia, Creta, Grécia, Etrúria e Roma
História
Modo de Vida
Desenvolvimento da Arte
Arquitetura e Decoração
Filosofia
Teatro
Mobiliário
Idade Média
Fim do império Romano
Período Românico
Arte Bizântina
Início das construções das igrejas
Feudalismo
Escultura
Pintura
Artistas importantes
Joalheria
Mobiliário
Arte das Terras Árabes
História
Conceitos
Filosofia
Arquitetura
Decoração e Estilos
Gótico
Conceitos
Pinturas
Artístas importantes
Arquitetura
Renascimento
Conceitos fundamentais e sua Filosofia
Períodos
Escultura
Pintura
Artistas importantes
Arquitetura e Decoração
Mobiliário
Barroco
Mudanças no pensamento
Fundamentos e Características
Escultura
Pintura
Artistas importantes
Arquitetura e Decoração
Mobiliário
Rococó (Rocaille)
Como surge
Características
Pintura
Arquitetura e Decoração
Mobiliário
Neoclássico, Romantismo e Realismo
Conceitos
Escultura
Pintura
Artistas importantes
Arquitetura
Móveis e Estilos
Aprimoramento técnico
Decoradores importantes
Importância das Artes decorativas
Impressionismo e Pós-Impressionismo
Conceitos
Pintura
Artistas importantes
A Cor Ciêntifica
Pontilhismo
Descobertas
Decoração
Mobiliário
Expressionismo e Fauvismo
A condição humana
Explosão das Cores
Artistas importantes
Vanguardas
Cubismo
As duas vertêntes
Fragmentação da forma
Colagem
Artistas importantes
Surrealismo
Influências psicanalíticas
Poesia
Pintura
Ausência da lógica
Artistas importantes
Futurismo
Desvalorização da tradição e do moralismo
Valorização do desenvolvimento industrial e tecnológico
As Poesias e a fragmentação das frases
Pintura
Artistas importantes
Abstracionismo e Concretismo
Conceitos
Liberdade de criação
A Força da Geometria
Artistas Importantes
Influências no mobiliário e na decoração
Art Nouveau, Art Déco, Bauhaus
Conceitos
Influências da Arte Moderna
Diferenças de estilos
Pintura
Artistas Importantes
Vanguardas
Arquitetura e Decoração
Mobiliário
Cartazes
Influência no Cinema
Inovação do mobiliário com fundamentos da Bauhaus
Forma e função
Modernismo Brasileiro
Conceitos
Semana da arte de 1922
Influências
Arquitetura
Pintura
Poesia
Escultura
Artistas importantes
Dadaísmo
Ruptura
Cabaré Voltaire
Novas propostas
Conceitos artísticos
Decoração
Mobiliário
Expressionismo Abstrato, Pop Art e Op Art
Conceitos
Características de cada movimento
Deformação da Imagem
Crítica à Cultura de Massa
Ilusão ótica e movimento
Artistas importantes
Mobiliário do Século XX
Características
Conceitos
Influências da Bauhaus
Inovação no Design
Tecnologia
Funcionalismo
Organicismo
Designers importantes
Movimentos Futuros de Vanguarda
PRESENCIAL - TOTAL 132 HORAS
Nossos Professores
Resultado dos Alunos
Todo o nosso trabalho não teria sentido se não fosse pelo talento e dedicação de nossos alunos, que entendem a proposta da escola e se dedicam com afinco na busca de seus objetivos.
Em retribuição à todo esse empenho e, sabendo da dificuldade que os jovens artistas encontram para divulgar suas obras no início da carreira, a ABRA constantemente promove mostras e exposições, oferecendo uma oportunidade para que os alunos divulguem o resultado de seu trabalho.
veja + Trabalhos