Talvez a manifestação artística que mais cresce nos dias de hoje seja a arte digital. Seja de uma forma mais comum a nós como a criação de obras (especialmente com a moda recente das NFTs), seja por meios como animações, jogos, entre outros.
Com uma presença cada vez maior deste tipo de arte em nossas vidas, não é de se estranhar que muitos artistas passem também a investir nesse nicho. Entretanto, para quem está começando pode ser difícil saber por onde começar, especialmente com a imensa quantidade de programas disponíveis na internet.
Sendo assim, hoje iremos mostrar alguns dos principais programas para que você possa criar sua arte digital e para qual tipo ele se encaixa melhor. E junto com eles, dar uma breve explicação sobre cada uma delas.
Importante dizer que mostraremos tanto programas gratuitos como pagos, pois muitas vezes pode-se querer apenas algo para funcionalidades mais simples, que os programas grátis atendem. Por outro lado, caso a pessoa queira ou precise de ferramentas para um trabalho mais profissional, um investimento em um pago pode ser interessante.
Programas para arte digital do tipo pixel art
A pixel art hoje tem como foco principal a criação de jogos, pois ela vale-se de um estilo de desenho feito através dos pixels, que juntos formam imagens, cenários, etc. Ele tem forte apelo nostálgico, já que era através desse sistema as primeiras gerações de games como Atari, Nintendo, Master System e até a geração 16 bits como Mega Drive e Snes criavam seus títulos.
Um exemplo de pixel art
Entre os principais programas que temos para este tipo de arte digital, temos:
1 – Graphics Gale
Trata-se de um programa gratuito feito para trabalhar tanto com desenhos, como animações em pixel art. Uma de suas vantagens é o suporte para vários tipos de arquivos como .ico, .gif, .avi, .cur, .ani. Ele possibilita que você crie imagens do zero ou importe arquivos de câmera, scanner ou outros dispositivos.
O Graphics Gale também tem a funcionalidade “onion skin”. Nela, a próxima imagem e a anterior ficam na tela para você poder desenhar por cima, facilitando o processo de animação por frames. O único problema dele é que está disponível apenas para Windows.
2 – Spriter
Este é um dos programas mais completos disponíveis no mercado, com uso tanto para Pixel Art, como para animações voltadas para desenvolvimento de jogos 2D. Os arquivos que são exportados dele podem facilmente ser implementados em programas como Construct, GameMaker, Unity, etc.
O Spriter traz funcionalidades que vão além das animações como caixas de colisões, animação por bones, curva de animação, modo Pixel Art, criação de efeitos com partículas, adicionar sons às animações, sincronização labial, entre muitos outros.
Este traz mais opções de sistemas, pois está disponível tanto para Mac, como para Linux e Windows. Já as opções podem ser gratuitas, se você baixar um programa mais antigo, ou paga se quiser comprar a versão PRO.
Programas para arte digital de animação 2D
Essa é sem dúvida a mais comum e mais utilizada na indústria. Para quem não conhece, são do mesmo tipo que vemos por exemplo em desenhos animados tradicionais, propagandas, vídeos dos mais variados tipos, além claro de jogos.
Animação do estilo 2D
De forma mais técnica, a animação 2D tem como característica o uso de traços vetoriais, cores chapadas, além da economia de desenhos através da repetição de gráficos. Isso ocorre a partir de frames, ou seja, imagens inanimadas. São uma infinidade de imagens com diferenças sutis e progressivas entre elas.
Por fim, ao serem exibidas em alta velocidade, esta técnica dá a ilusão de movimento e, com isso, se conquista o efeito da animação. Já os principais programas para este tipo de arte digital são:
1 – Adobe Animate CC
Falamos de um dos mais populares programas para a criação de animações. Anteriormente ele era o Adobe Flash (que ficou muito popular na internet, especialmente entre o fim dos anos 90 e durante os anos 2000), mas a empresa trabalhou na ressignificação do produto, de forma a enfatizar seu uso na animação digital.
O Adobe Animate CC possibilita criar animações para videogames, aplicativos e sites. Suas ferramentas facilitam a animação de personagens, assim como a criação de cenários ou telas iniciais. Inclusive trata-se de um dos programas mais indicados para fazer os desenhos animados tradicionais.
Entre suas funcionalidades, ele oferece a habilidade de fazer animação quadro a quadro desenhada à mão, animação limitada onde peças individuais do personagem podem ser trocadas, e animação de fantoches, que é quando um equipamento de personagem pode ser colocado sem precisar redesenhá-lo.
Em questão de exportação de arquivos, temos o gif, png, WebGL, SVG e arquivos HTML5 Canvas. No entanto, para arquivos de vídeo, apenas o .mov é suportado. Trata-se de um programa pago e disponível para Windows e Mac.
2 – OpenToonz
Falamos de uma interessante opção gratuita e que inclusive possui código aberto. Ou seja, pode-se mexer no código-fonte do programa de forma a adicionar novos recursos. Esse programa baseia-se no Toonz, desenvolvido pela Digital Video na Itália, mas popularizou-se por conta da personalização feita pelo Studio Ghibli.
Isso porque OpenToonz foi usado em alguns cortes de Princess Mononoke, grande sucesso do estúdio nos anos 90. Posteriormente, quase toda a pintura, design de cores e composição das obras do Ghibli foram trabalhados nele.
Apesar de uma interface desatualizada em relação a outros disponíveis no mercado, a experiência do usuário não chega a ser afetada. Além disso, ele oferece muitos recursos profissionais como onion-skinning, rigging de bones, opções de edição baseadas em nodes e muito mais.
Programas para edição de foto
Apesar de não se tratar exatamente da criação digitalmente do zero, muitos artistas digitais têm criado a partir de modificações de imagens algumas obras bem famosas na internet. Mas sua função principal ainda fica para fotógrafos (amadores ou profissionais) recortar fotos, editar imagem, remover objetos, aplicar filtros, molduras, entre uma infinidade de coisas mais.
Vale dizer que temos uma considerável gama de opções disponíveis, desde aqueles com recursos mais simples. Desde programas apenas para quem deseja fazer simples modificações em imagens para uso caseiro, ou ferramentas robustas para uso profissional. Vamos a eles:
1 – Adobe Photoshop
Trata-se do principal programa disponível no mercado, além de um dos mais famosos, até mesmo entre os leigos. Há motivos para isso, já que se trata de uma ferramenta bastante poderosa, que possibilita praticamente mudar uma foto por completo.
Entre algumas de suas funcionalidades podemos citar aplicar efeitos, corrigir imperfeições, criar a sensação de profundidade de campo, melhorar as formas, etc. Entre recursos mais modernos podemos citar a Content-Aware Fill, que permite selecionar os pixels exatos que precisam de algum ajuste. Inclusive o Sense AI do Adobe Photoshop pode analisar e ajustar a imagem, útil pra acelerar um trabalho em cima da hora.
O programa é pago e está disponível tanto para Windows como para Mac.
2 – GIMP
Trata-se de uma opção disponível para Mac, Linux e Windows, sendo um dos programas com mais recursos gratuitos. O GIMP (GNU Image Manipulation Program) possui código aberto e que assim como o OpenToonz, possibilita alterar o código-fonte do programa para melhor atender às suas necessidades com a adição de outros recursos.
Ele tem uma considerável opção de ferramentas disponíveis. Por exemplo: a capacidade de criar e editar camadas, filtros de efeito especial, controles de exposição, além de ferramentas como a “Corrective mode” que corrige imagens distorcidas.
Contudo, até por contar com uma grande variedade de plug-ins e uma interface relativamente fácil, ele pode ser difícil para quem não está familiarizado. Isso porque ele não oferece quase nada de orientação, dificultando um pouco seu uso no início.
Aprenda Design Digital na ABRA
Gostou destas curiosidades? Já pensou em fazer um curso acadêmico completo, explorando sua criatividade, com acompanhamento individualizado e infraestrutura de ponta em nossa sede? Os cursos presenciais de Design Digital da ABRA são os mais completos no mercado.
Estamos no Art November e temos vários cursos com descontos imperdíveis! Aproveite essa oportunidade!
Conheça agora mesmo os benefícios e metodologias dos cursos clicando aqui e faça a sua matrícula agora mesmo!
Autoria: Departamento de Pesquisa e Cultura ABRA