O cinema mundial em 2023 viu um novo fenômeno surgir: Barbie. Juntando uma produção que já era aguardada há muitos anos pelos fãs da boneca mais famosa da história e um trabalho de marketing poucas vezes visto, temos um filme que já arrecadou mais de meio bilhão de dólares e que deverá facilmente ultrapassar a marca do bilhão.
Além de todo o clima que remete às brincadeiras com a boneca e aos cenários baseados nos mais diferentes brinquedos, as roupas são, sem dúvida, o maior destaque no filme. Afinal, uma das coisas que sempre diferenciou a Barbie é o seu guarda-roupa quase que infinito de roupas para todo o tipo de situação.
Pensando nisso, falaremos um pouco sobre como foi feita a escolha e produção dos looks que Margot Robbie e Ryan Gosling vestem durante o filme.
Um nome de peso para criar os looks de Barbie
Para um filme tão aguardado e com o foco tão destacado nas roupas, era necessário alguém com larga experiência em figurinos. A escolhida para isso foi Jacqueline Durran.
Ela conta com nove indicações ao Oscar e já venceu duas vezes. Entre seus principais trabalhos podemos destacar os filmes Orgulho e Preconceito (2005), Anna Karenina (2012), A Bela e a Fera (2017), Spencer (2021), Cyrano (2021) e Batman (2022).
Ela sabia do desafio que teria, pois são décadas de roupas criadas para a boneca. Com isso, Jacqueline explica que foram 11 semanas para criar todos os figurinos. Isso incluiu uma intensa pesquisa, que não deixou de fora nem mesmo os acessórios e objetos. Além disso, ela destaca que tudo isso foi para “fazer referência a história da Barbie”.
Um dos muitos figurinos criados especialmente para o filme
Como foi a criação dos figurinos?
A criação dos figurinos para o filme contou com diversas peculiaridades. Por exemplo: diferente do que acontece em outras produções, a essência da Barbie é que ela esteja sempre pronta para qualquer ocasião, com isso se aplicando aos mínimos detalhes da sua roupa. Inclusive a figurinista falou sobre isso em entrevista para a Vogue:
“Ao montar um mundo inteiro da Barbie, não se trata a boneca como um personagem normal, porque a motivação para o que ela veste não vem de dentro.”
Ou seja, tudo que vemos nas telonas segue o mesmo padrão do brinquedo: criar um clima que chega a ser até mesmo caricato em alguns momentos, mas que oferece a máxima fidelidade à personagem, estando 100% a caráter para a ocasião, do sapato à presilha no cabelo.
Para a criação de todos os figurinos, ou a equipe os criou do zero ou então buscou em brechós. Além disso, ainda temos parte das peças fornecidas pela Chanel (que falaremos melhor adiante). Quanto ao período que o filme aborda, podemos destacar que ele passa pelos anos 60, 70 (especialmente a época disco) e também os anos 80, sendo este último muito mais influente nas roupas do Ken.
Tanto Barbie como Ken com figurinos pensados da cabeça aos pés
A parceria da Chanel com o filme Barbie
Um dos grandes destaques no filme foi a presença de figurinos e acessórios da marca Chanel. Essa foi uma colaboração entre a famosa marca francesa, a diretora Greta Gerwig e a figurinista Jacqueline Durran.
Quem assinou as roupas da maison francesa foi a diretora criativa Virginie Viard. Contudo, mesmo com uma participação que deu atenção às necessidades da personagem, os figurinos não se basearam propriamente na história da boneca Barbie, como explicou a figurinista, também em entrevista para a Vogue:
“Se Margot vestiu algo que não fizemos [para o filme], é praticamente Chanel. Eles têm muito interesse em apoiar o cinema e nos ajudaram a encontrar looks que funcionassem na história. Eles nos enviaram tudo e qualquer coisa que queríamos.”
Ou seja, tivemos na verdade muito mais a Chanel divulgando algumas de suas roupas e acessórios, do que propriamente produzindo roupas exclusivas para o filme. Ainda assim, tivemos alguns fatos curiosos, como um dos terninhos usados no filme, que foi o mesmo que Claudia Schiffer usou na coleção primavera/verão de 1995.
Lado a lado Margot Robbie e Claudia Schiffer com o mesmo figurino
Além dele, tivemos mais dois outros terninhos, um traje de esqui e um vestido. Todos eles ganharam divulgação especial da Chanel, que colocou em suas redes cenas do filme em que roupas e acessórios de seu acervo marcavam presença.
Traje de inverno da Chanel também marcou presença no filme da Barbie
Aprenda Moda e Estilismo na ABRA
Gostou destas curiosidades? E se fosse possível fazer um curso acadêmico completo, com acompanhamento individualizado e infraestrutura de ponta?
Em nosso curso “Desenho de Moda“, você poderá entender melhor todos os fundamentos do desenho e entender todo o processo por trás da criação dos figurinos de seus filmes favoritos.
A ABRA oferece diversos cursos sobre moda e estilismo, disponíveis nas modalidades presenciais e EAD ao vivo. Conheça agora mesmo os benefícios e metodologias dos cursos presenciais clicando aqui e faça sua matrícula agora mesmo!
Autoria: Departamento de Pesquisa e Cultura ABRA