Nos anos 1990, o Cartoon Network teve a iniciativa de criar os “Cartoon Cartoons”, um projeto para lançar animações originais do canal, que resultou em clássicos como “Vaca e Frango”, “Laboratório de Dexter”, “Johnny Bravo” e “Meninas Superpoderosas”. Ao longo do tempo, o canal se notabilizou por diversos desenhos próprios de sucesso. Dentre eles está a produção “Irmão do Jorel”, a primeira feita tanto no Brasil, como na América Latina.
Mas você sabe como surgiu a ideia para este desenho e como ele acabou se tornando o sucesso internacional que é hoje, inclusive com prêmios conquistados fora do país? Vem com a gente conhecer essa história!
Irmão do Jorel: originalmente não era uma animação para crianças
Apesar de termos em mente a animação mais infantil de Irmão do Jorel, quando seu criador Juliano Enrico começou a desenhá-lo, a ideia era bastante diferente do produto que vimos desde o lançamento em 2014.
Segundo ele, tudo começou ainda em 2002, quando começou a desenhá-lo ainda como quadrinhos tradicionais. Ele possuía uma revista independente chamada “Quase”, onde começou a publicá-los em forma de tirinha. Isso durou até 2006, quando os quadrinhos ganharam uma coluna atualizada semanalmente no site desta mesma revista.
Quadrinhos de Irmão de Jor-El, quando ele ainda não estava ajustado para o público infantil
Ele explicou que no começo a HQ era bem mais escatológica e com um humor muito mais voltado para o público adulto. Entretanto, como ele passou a considerar a publicação das histórias, foi necessário ajustar seu conteúdo, deixando-o com um tom mais leve. Além disso, o traço também foi suavizado para ficar mais adequado ao público infantil.
As inspirações por trás da criação
A criação de muitas HQs costuma ter como principal referência experiências da própria vida do autor, e com Irmão do Jorel não foi diferente. O criador conta que boa parte das tirinhas tiveram como referência vídeos e fotos de família dos anos 80 e 90.
Foto do criador Juliano Enrico (à diretia) com seu irmão Jor-El
Além disso, o próprio nome do desenho tem referência direta a sua família. Isso porque ele de fato tem um irmão que se chama Jor-El. Este nome foi dado pelo pai em homenagem ao ator Marlon Brando que interpretou Jor-El, o pai do Superman no filme de mesmo nome lançado em 1978.
O personagem principal do desenho também é inspirado no próprio autor quando criança, e a situação retratada na animação, em que ele fica em segundo plano em relação a um irmão muito bonito (conforme mencionado pelo próprio autor), reflete experiências pessoais vividas por ele. Ele próprio era frequentemente lembrado apenas como “o irmão do Jor-El”.
Só que essas não são as únicas referências que vemos sobre a família de Juliano Enrico no desenho. O cachorro Tosh tem esse nome por conta do cachorro que tinham, também chamado Tosh, que fazia referência ao cantor Peter Tosh. Além disso, os patos que aparecem no desenho são uma homenagem à avó de Juliano Enrico, que também criava patos no quintal. As histórias contadas pelo pai do protagonista, quando ele era ator durante a época da ditadura militar, também são baseadas nas experiências reais do pai de Juliano Enrico.
Ainda assim, ele explica que a série não é autobiográfica, pois muitas das histórias que vemos são ideias e vivências do grupo de roteiristas por trás da produção do desenho.
Como Irmão do Jorel virou desenho no Cartoon Network?
O desenho nos quadrinhos já existia desde 2002, mas apenas em 2009 surgiu a possibilidade de transformá-lo em animação. Foi a partir de um pitching (uma apresentação comercial do projeto) realizado em um concurso que o Cartoon Network promoveu, com o objetivo de investir em animações brasileiras.
Irmão do Jorel, já na versão que conhecemos hoje
Foram mais de 300 animações disputando, e “Irmão do Jorel” passou para a final, juntamente com outras quatro animações, acabando por sair vencedor.
Inicialmente a animação estrearia em 2013 com 13 episódios, mas acabou por chegar ao canal um ano depois e com 26 episódios. Ele teve mais três temporadas, totalizando 104 episódios, além de dois especiais e uma quinta temporada confirmada, mas ainda sem data de estreia.
Um fato interessante é que o Cartoon Network dá total liberdade criativa para eles, não interferindo em enredo ou nada do tipo. Outro fato que merece citação é que a gravação das vozes é feita antes da animação. A explicação para isso, segundo Juliano, é que dessa forma eles podem colocar os trejeitos dos atores no desenho. Tal fato é bastante incomum, mas possibilita maior naturalidade, pois o personagem segue o que o ator faz e não o contrário.
Um dos maiores reconhecimentos que o desenho já recebeu foi em 2019. Naquele ano, Irmão do Jorel venceu o Prêmio Quirino de Melhor Série de Animação Ibero-Americana. A cerimônia ocorreu em Santa Cruz de Tenerife, na Espanha.
Aprenda desenho e ilustração na ABRA
Gostou de saber mais deste desenho de sucesso?? E que tal se fosse possível fazer um curso acadêmico completo, com acompanhamento individualizado e infraestrutura de ponta em nossa sede ou no conforto de sua casa? A ABRA oferece diversos cursos sobre desenho e ilustração nas modalidades presenciais, online e EAD ao vivo.
Com nossos cursos, você poderá passar para o papel suas ideias e mostrar para o mundo seu talento e criatividade, assim como o autor de Irmão do Jorel fez.
Conheça agora mesmo os benefícios e metodologias dos cursos presenciais clicando aqui e faça sua matrícula agora mesmo!
Autoria: Departamento de Pesquisa e Cultura ABRA