Tendências no design de interiores podem se renovar ano a ano ou dar espaço para outras, acompanhando a evolução e comportamento da sociedade. Apesar de ser algo já presente, foi durante a pandemia que a natureza na decoração ganhou muito
Natureza na decoração: muito além da presença de plantas
Normalmente, quando falamos sobre a presença da natureza na decoração, a primeira associação que fazemos é com as plantas em geral. Ainda que elas sejam elementos presentes, não são a única coisa a ser utilizada para trazer o aconchego natural para o ambiente.
Entre os elementos que farão parte da decoração voltada mais para a natureza, temos:
Cores que remetam a elementos naturais
Primeiramente, podemos citar a paleta de cores que remete a elementos naturais. Por exemplo: tons de bege, areia, branco, somados aos tons terrosos, como os castanhos e marrom, buscam expressar o aconchego da natureza.
Essas cores podem ser utilizadas tanto nas paredes, pisos e teto quanto no mobiliário e itens decorativos. Além disso, elas também podem servir como base para cores mais diretamente relacionadas à natureza, como o azul e o verde.
Madeira
Trata-se de um elemento indispensável, que consegue trazer o toque aconchegante da natureza para seu ambiente. Uma de suas grandes vantagens é a versatilidade, pois pode ser tanto um elemento presente em pisos e paredes como também revestimentos ou matéria-prima para objetos, móveis e outros itens, como bancadas, estantes, etc.
Uma boa pedida neste caso é fazer o uso de acabamentos mais crus, que tragam um ar mais rústico ao cômodo, aliando certa sofisticação e minimalismo. Inclusive, a madeira também pode ser mesclada com elementos mais modernos, algo que traz um design mais equilibrado.
Apostar na iluminação natural
Apostar na iluminação natural
Além da própria economia que usar ao máximo a luz natural pode proporcionar, seu uso também ajuda a realçar a proposta de natureza na decoração, assim como tornar o ambiente muito mais acolhedor.
Porém, é preciso ponderar, pois essa opção pode encontrar muitas limitações por conta de construções já feitas. Ou seja, opções como janelas mais amplas podem não ser viáveis. Ainda assim, pode-se buscar opções que permitam entrar o máximo de luz possível no ambiente, como portas de vidro, por exemplo.
Artesanatos com tecidos e fibras naturais
Destacamos a madeira, mas é possível abusar de outros elementos naturais para aumentar a sensação de estar mais perto da natureza.
Entre as principais opções, podemos destacar peças decorativas feitas em bambu, palha indiana, rattan, entre outros. Aqui podemos citar jogos americanos, cestos, luminárias e cadeiras, além disso, podemos incluir elementos feitos em linho e algodão como mantas para sofá, por exemplo.
Outros bons exemplos de peças artesanais também podem ser vasos, jarras, pedras decorativas, assim como peças feitas em crochê.
Natureza na decoração: dicas de aplicação nos ambientes
Agora que vocês já têm alguma ideia sobre as opções que podem ser aplicadas, vamos trazer algumas dicas para usar em cada um de seus ambientes:
- Sala – o ambiente que normalmente as pessoas passam a maior parte do tempo é excelente para apostar principalmente na presença de plantas ornamentais. Além delas, praticamente todas as opções já mencionadas, como peças em madeira, artesanais, iluminação natural e cores que remetem à natureza, são aplicáveis;
- Cozinha – por ser o local de preparo de comida, a presença de plantas torna-se pouco recomendável, mas não impossível (é possível a presença de plantas como temperos, por exemplo). Contudo, na cozinha, assim como para a maioria dos ambientes, a presença de mobiliários em madeira é a melhor aposta;
- Quartos – como um lugar de descanso, ele pode contar com elementos naturais, peças artesanais, iluminação natural, uma pintura com cores suaves que remetam a elementos naturais e até mesmo plantas, dependendo do tamanho do ambiente;
- Banheiro – por fim, podemos destacar que aqui a presença de plantas é bastante comum, mas principalmente o uso de peças como moledo e miracema. Peças de madeira também podem ser uma boa aposta, mas é preciso atenção, pois devem ser escolhidas madeiras mais resistentes a umidade e que essas peças não tenham contato direto com a água, ficando preferencialmente suspensas.
Aprenda sobre decoração de interiores na ABRA
O que acha da presença da natureza na decoração? Já aplicou isso em sua residência ou mesmo em seus projetos? Para aprender mais sobre decoração, convidamos você a conhecer nosso curso presencial de “Decoração de Interiores“. Ele é voltado tanto para profissionais da área quanto para aqueles que desejam decorar sua própria casa.
No nosso curso, você aprenderá todos os passos necessários para fazer seu projeto, desde noções de Leitura e Interpretação de Projetos (aprendendo a fazer o levantamento do ambiente), passando pela escolha de móveis e materiais, até humanizar sua planta baixa, aplicando acabamento em cores, através das técnicas aprendidas no módulo online de noções sobre cores. Além disso, também ensinaremos a vocês os principais estilos de decoração do Brasil e do mundo.
Aqui na ABRA, você contará também com o SEIA (Sistema de Ensino Individualizado ABRA). Adotado por nossa escola desde sua concepção, ele possibilita que o aluno desenvolva os conteúdos de acordo com seu ritmo e nível de compreensão.
E um dos principais resultados disso é que temos um índice de reprovação praticamente nulo, pois nossos alunos têm a oportunidade de completar os conteúdos e alcançar os resultados almejados. Conheça mais sobre nossa metodologia de ensino clicando AQUI e venha você também estudar em uma escola que se adapta ao seu ritmo de aprendizado.
Autoria: Departamento de Pesquisa e Cultura ABRA