Um dos eventos mais esperados dentro do mundo da moda, que faz 25 anos em 2024, é o anúncio da cor do ano Pantone. E desta vez, a escolhida foi a “Pantone 13-1023 Peach Fuzz”, que se trata de uma cor de pêssego aveludada.
Vamos abordar um pouco sobre os motivos para sua escolha e como as marcas costumam se aproveitar dessa tendência para o ano.
Peach Fuzz, a cor do ano Pantone 2024
Peach Fuzz: as motivações de sua escolha pela Pantone
Escolhida como a cor do ano Pantone, a Peach Fuzz é definida como:
“Um tom de pêssego gentil e aveludado com uma aura envolvente que enriquece o coração, a mente e o corpo.”
E seguindo os anos anteriores, a escolha envolveu diversos elementos e tendências comportamentais, como eles mesmos explicam:
“Enquanto navegamos o presente e construímos um novo mundo, reavaliamos aquilo que importa. Reconfigurando como queremos viver, estamos nos expressando com mais intencionalidade e respeito. Revemos nossas prioridades para alinharmos com nossos valores internos, focamos na saúde e no bem-estar, ambos mentais e físicos e celebramos aquilo que é especial: A empatia e o conforto de passar tempo com nossos amigos e família, ou simplesmente tirando um tempo para estar consigo mesmo.
Com isto em mente, queríamos focar na cor que pudesse trazer a importância da vida comunitária e de se estar em companhia de outros. A cor selecionada para ser a Pantone Cor do Ano de 2024 tinha que expressar este desejo de estarmos próximos daqueles que amamos e a alegria que sentimos, quando nos permitimos expressar aquilo que somos e só saborear um momento de quietude e solitude.
Tinha que ser uma cor cuja calidez e bem-estar envolvessem a mensagem da gentileza compassiva e da empatia. Uma cor que fosse nutriente e cuja sensibilidade aconchegante trouxesse as pessoas para perto de si e permitisse a sensação da tatilidade (capacidade de sentir pelo tato). Que refletisse aqueles dias que eram muito mais simples, mas, ao mesmo tempo, fosse reformulada para mostrar um ambiente mais contemporâneo. Uma cor cuja leveza gentil e presença aérea nos fizesse flutuar para o futuro”.
A ideia por trás da iniciativa da cor do ano Pantone
Comemorando 25 anos, a revelação da cor do ano pela Pantone iniciou-se como uma iniciativa do Pantone Color Institute em 1999. Na época, era um programa educacional destinado a envolver a comunidade de design e entusiastas em todo o mundo. O objetivo era trazer o tema das cores para as discussões e conversas dentro desses círculos.
Sua ideia era chamar a atenção para o relacionamento entre a cultura e a cor, mostrando como aquilo que está acontecendo em nossa cultura global é expresso e refletido através da linguagem das cores.
Desde então, o time global de experts do Pantone Color Institute fazem uma varredura ao redor do mundo, procurando pelas influências de novas cores. A partir daí, tudo pode impactar a escolha: entretenimento, arte, moda e todas as áreas do design.
Eles também usam como referências pontos turísticos famosos, condições socioeconômicas atuais, assim como elementos oriundos de novas tecnologias, matérias-primas, texturas e efeitos que impactam na cor.
Em resumo: tudo que estiver acontecendo na cultura durante aquele ano pode influenciar as seleções das futuras Cores do Ano, com as fontes significando pesos diferentes de ano a ano. Por exemplo, há uns 15 anos, a tecnologia tinha um papel muito menor. Hoje em dia não é mais o caso. Gaming, mídia social, realidade aumentada e virtual e o design físico em si são todos influenciados pela nossa tecnologia atual e as cores podem ser acessadas em ambientes digitais.
As aplicações da cor do ano Pantone
A própria Pantone destaca seu uso dentro de alguns dos meios em que este anúncio mais causa impacto, como no design de interiores, moda, beleza e design gráfico. Vamos mostrar alguns exemplos práticos destas aplicações:
- Design de Interiores – A cor Peach Fuzz pode ser utilizada tanto na pintura das paredes como nos móveis, criando uma atmosfera acolhedora e elegante para sua sala de estar. Uma opção interessante é combinar com almofadas em tons neutros para equilibrar a paleta de cores;
- Design Gráfico – Essa cor traz uma pegada vintage, mas também remodelada para a contemporaneidade. Sendo assim, o Peach Fuzz é perfeito para design de embalagens. Isso porque, seu tato aconchegante torna-se charmoso em produtos diversos, desde alimentos e bebidas até cosméticos;
- Moda – Como seu tom evoca suavidade e também luxo, ele fica perfeito para texturas camurçadas, aveludadas e matelassés, pois ela transmite uma mensagem de tatilidade e calor ao toque.
Contudo, algumas marcas já foram além, fazendo parcerias para lançar equipamentos feitos com a cor do ano. Entre elas temos aparelhos celulares, fotos, tapetes, cosméticos e até mesmo higiene bucal e sabores de chá.
Até mesmo chás ganham sabores especiais com a cor do ano
Fora as parcerias, a tendência em 2024 é que tenhamos a presença da cor Peach Fuzz em diversos desfiles de moda, eventos de celebridades, além de elemento recorrente em peças de artes gráficas.
Aprenda sobre aplicações das cores na moda com a ABRA
Você acompanha anualmente a cor do ano Pantone? Gostaria de saber as melhores formas de aplicá-la em suas peças de roupa? Ou quem sabe de ingressar no mundo da moda? Pois no nosso curso presencial de “Ilustração para Moda“, você poderá aprender tudo isso!
Em nosso curso, você desenvolverá competências e habilidades em Teoria e Aplicação das Cores, entendendo a composição e harmonia dos círculos cromáticos (tradicional e moderno), além de técnicas de representação gráfica, experimentando diversos materiais para ilustração como Aquarela, Guache, Grafite, Pastel Seco e Colagem, entendendo qual é a melhor composição de técnicas e materiais para um projeto de coleção de moda e buscando seu próprio estilo de representação.
Com esses conhecimentos você poderá harmonizar da melhor forma possível a Peach Fuzz em suas criações para 2024.
Autoria: Departamento de Pesquisa e Cultura ABRA