Em 8 de julho de 2023, Sir Elton John se aposentou após mais de 50 anos de carreira. Só que, apesar de não sair mais em turnês, sua música e seu estilo nos palcos (especialmente nas primeiras décadas de carreira), seguem sendo inspiração para muitos novos artistas. Pensando nisso, vamos trazer elementos que se tornaram marca registrada do cantor, como seu figurino e, especialmente, seus óculos!
Elton John: do início de carreira sóbrio ao estilo extravagante
O cantor e compositor inglês, que, na verdade, se chama Kenneth Dwight (seu nome artístico deriva de dois integrantes da sua antiga banda, Bluesology, Elton Dean e Long John Baldry), começou sua carreira em 1969, com o álbum “Empty Skies”. Só que naquela época, ele ainda trazia um estilo mais sério e comportado, assim como óculos convencionais.
Ele se manteve assim até seu sétimo álbum, o icônico “Goodbye Yellow Brick Road” de 1973. Foi neste ano que saiu do estilo sóbrio e para o extravagante, que durou até o começo dos anos 90. Para tornar aquilo possível, dois homens foram fundamentais no processo: o estilista estadunidense Bob Mackie e o oculista e artesão alemão Hans Fiebig.
O primeiro trabalhou com diversos artistas como Rupaul, Tina Turner, Diana Ross, Liza Minelli, Barbra Streisand, Bette Midler, entre outros. Só que o que levou Elton John até o estilista foi o trabalho dele com a atriz e cantora Cher. Já com Hans, eram os óculos que criavam para o Rei do Rock, Elvis Presley, que chamaram a atenção do cantor.
O casamento perfeito entre roupas e óculos
Apesar de não trabalharem juntos, Bob e Hans ajudaram a construir o estilo único de Elton John, que podia ser visto nas apresentações que fazia ao redor do mundo. O estilista estadunidense conta um pouco sobre como pensava na hora de criar as roupas do cantor:
“Nos anos 70 eu o vesti como uma espécie de showgirl masculina, ele queria tudo, fizemos algumas coisas bem loucas como chapéus gigantes, capas muito compridas com penas, ele queria divertir-se.”
E o próprio Elton John já comentou sobre o porquê escolher roupas tão chamativas para suas apresentações:
“Estou sempre preso ao piano, não estou? A roupa teve que ser, desde sempre, um componente do espetáculo que eu estava a tocar/cantar. Elas tornaram-me memorável. Vestia-me de forma completamente louca, especialmente nos primeiros 30 anos da minha carreira.”
No entanto, o elemento que realmente diferenciava eram os óculos completamente fora dos padrões. Isso se tornava possível devido à parceria dele com Hans, que não estabelecia limites criativos para as peças.
A parceria com Hans Fiebig
O oculista e artesão teve suas habilidades adquiridas na infância na Alemanha, onde parte do currículo escolar incluía a construção de modelos de aviões. Seu professor, impressionado com seu talento, o apresentou a um optometrista, que o contratou aos 14 anos. Foi assim que Hans começou a aprender sobre visão, óculos e assuntos relacionados.
Como explica Hans, que cresceu durante a Segunda Guerra Mundial, ele atribui suas habilidades ao fato delas terem salvado sua vida mais de uma vez. Isso porque acreditava que com elas nunca lhe faltaria emprego.
Ele se mudou para o Canadá com a família, mas depois desceram para os EUA em busca de um clima mais quente. Se estabeleceram em Los Angeles e foi lá que, nos anos 60, conheceu Elvis Presley. O contato com o Rei do Rock, que queria algo personalizado para ele, fez com que Hans começasse a fazer criações únicas de óculos, todos feitos à mão.
E foi essa habilidade que atraiu Elton John.
Os inusitados óculos frutos desta parceria
Apesar dos modelos únicos feitos para Elvis, a parceria com Elton John trouxe óculos realmente inimagináveis até então. São criações como os óculos com limpadores de para-brisa ou aqueles feitos a partir de uma tesoura, decorados com plumas, pêlos, brilhantes, entre muitos outros.
Nos anos 90, Elton John abandonou o estilo extravagante e voltou para um visual mais sóbrio, usando terninhos semelhantes aos do início de sua carreira. O surto de HIV pelo mundo o fez retornar às origens, até mesmo seus óculos se tornaram menos alternativos.
Só que mesmo assim, ele seguia usando óculos com lentes coloridas e armações um pouco diferentes, mas bem mais comportadas. O grande destaque deste século foi em 2001 na estreia do filme Gnomeu e Julieta (que ele ajudou a compor a trilha) quando apareceu com um par de óculos que tinha um gnomo sentado na haste.
Só que mesmo sem os óculos de outrora, o estilo seguiu servindo de inspiração para muitos artistas contemporâneos, com destaque para Lady Gaga, que já falou diversas vezes sobre como ele a influenciou artisticamente.
Aprenda sobre design de produtos na ABRA
O que acha das inusitadas criações de Hans Fiebig para Elton John? Gostaria também de fazer criações parecidas? Pois saiba que é possível aprender mais em nosso curso presencial “Sketch de produto“. Nele você aprenderá as principais técnicas para representar um produto: desde os princípios básicos do desenho, passando por traço, proporções, perspectiva e observação, até a elaboração de um conceito e sua representação gráfica por meio de sketches. Ele é indicado tanto para quem já trabalha ou estuda na área de desenho industrial ou design de produtos, e até mesmo para quem tem curiosidade em aprender mais sobre o tema.
Acesse o link e saiba mais!
Autoria: Departamento de Pesquisa e Cultura ABRA