Julho marca o mês mundial do rock, comemorado no dia 13 de julho, um gênero que vai além do gosto musical para muitos fãs, representando um verdadeiro estilo de vida, seja nas roupas ou até mesmo na decoração da casa.
Por conta disso, hoje temos o estilo rock como uma proposta muito requisitada aos designers de interiores. Então, vamos entender um pouco melhor sobre seu conceito, além de trazer algumas dicas interessantes para quem deseja trazer toda a personalidade do rock’n roll para o ambiente.
Estilo Rock e sua versatilidade
Talvez uma das principais vantagens deste estilo está na capacidade de implementá-lo com muito ou pouco investimento.
Mesmo para aqueles com um orçamento mais limitado, é possível dar uma personalidade roqueira ao ambiente com elementos relativamente simples, como pôsteres, quadros e até artesanatos que utilizam discos de vinil como base.
No entanto, para os que desejam algo bem mais elaborado, pode-se apostar na mudança de mobiliário, piso e até mesmo paredes, para criar um ambiente mais rústico, que possa lembrar, por exemplo, pubs ou bares de rock.
Estilo industrial: uma ótima combinação para o estilo rock
Para quem desconhece, trata-se de um conceito que surgiu por volta de 1950, em Nova Iorque, em um período em que galpões e antigos prédios industriais desocupados passaram a servir como moradia para muitas pessoas.
Contudo, ao invés de refazer o ambiente, a aparência “crua” do espaço foi mantida ao transformar esses lugares em lofts modernos. Apesar de ser um espaço rústico, ainda sim ele exige muito planejamento para estudar proporções, uso de cores e harmonia da mobília.
E por que ele “casa” tão bem com o estilo rock? Justamente por conta dos elementos característicos dos ambientes, como, por exemplo:
- Iluminação em trilhos;
- Tijolos expostos;
- Cimento queimado e concreto;
- Presença de muito metal, seja em objetos ou mesmo da própria estrutura;
- Cores sóbrias;
- Móveis e objetos rústicos.
Ainda temos outras características marcantes do estilo industrial, mas estas que trouxemos servem para ilustrar como podemos fazer uma boa integração com uma decoração voltada para o rock. Isso porque, muitos destes elementos marcarão presença nos ambientes.
Dicas de decoração no estilo rock
Agora que explicamos um pouco das bases do design e como ele usa muito do estilo industrial para decorar os ambientes, mostraremos alguns exemplos de como transformar seu ambiente para deixá-lo muito mais rock’n roll:
1 – Móveis
Independentemente do ambiente, o mobiliário é um dos elementos-chave a se observar por quem deseja montar um cômodo com estilo rock. Primeiramente, uma ótima aposta são aqueles em couro ou mesmo com imitação, já que o material é marca característica do estilo.
Contudo, técnicas como a customização e reforma podem ser igualmente eficientes para quem deseja economizar, podendo fazer isso nos móveis que já possui.
Por exemplo: móveis de madeira podem ser pintados em cores sóbrias ou quentes como preto, vermelho e amarelo. Já outros pode-se mudar o revestimento, tudo dependendo do modelo e se ele pode se encaixar na ideia proposta.
2 – Pisos e paredes
Como trouxemos antes, neste momento uma boa aposta é recorrer ao estilo industrial. Algumas ideias a serem consideradas são:
- Tijolos – o uso desse material remete a fábricas e galpões de construção antigos. Dessa forma, ele garante o toque de rusticidade ao ambiente que buscamos, especialmente quando aplicado em conjunto com a madeira e cores quentes;
- Piso – já para o chão, as boas opções ficam para o piso de ardósia ou cimento queimado, além daqueles com madeira bruta, que dão um toque rústico ao ambiente;
- Metal – as vigas de aço podem ser deixadas bem expostas ou integradas em móveis ou escadas. O acabamento pode variar entre preto fosco e prata, dependendo da paleta de cores do projeto.
3 – Elementos decorativos
Este talvez seja um dos principais, pois é a forma mais fácil de mudar a cara de qualquer ambiente. Entre as principais opções temos:
- Instrumentos musicais – sabe tocar um instrumento? Então é sua chance de incluí-lo na decoração do seu ambiente? Trata-se de um elemento único que adiciona personalidade ao local e ao deixá-lo exposto, seja apoiado em algum canto ou pendurado na parede, não apenas demonstra sua paixão pela música, mas também adiciona um toque autêntico ao espaço;
- Parede de lousa – caso o ambiente permita, uma opção interessante é apostar em uma parede de lousa. Uma das vantagens é que você terá um ambiente dinâmico, já que poderá mudar o que está escrito sempre que desejar. E para fazer uma não há grandes mistérios, pois temos tintas especiais que criam esse efeito, existem adesivos que imitam perfeitamente o estilo de uma lousa;
- Adornos e enfeites – Enfeites inspirados em elementos do rock, como murais de instrumentos, caixas de som, telefones antigos, placas luminosas, quadros de bandas ou com temática rock, podem servir como investimentos para aprimorar a decoração nesse estilo.
Ainda podemos citar outros exemplos como mantas e jogos de cama, itens colecionáveis, estantes com CDs ou vinis, tudo que possa dar uma ambientação mais rock’n roll é válido.
Contudo, especificamente no caso da decoração é preciso ter algo em mente: o uso com bom senso. Isso porque o excesso pode deixar o ambiente poluído e até mesmo pesado para quem visita, mas principalmente para que mora no local.
Aprenda sobre decoração de interiores na ABRA
Você que é fã de rock, gostou das dicas? Quer aprender mais sobre decoração de ambientes, seja para decorar sua própria casa ou mesmo saber mais sobre essa área? Para isso temos o curso presencial de “decoração de interiores“! Nele, você terá noções de Leitura e Interpretação de Projetos, aprendendo a fazer o levantamento do espaço e desenhar a sua própria planta, definir o layout do espaço, selecionar os móveis mais adequados ao estilo decorativo escolhido, os revestimentos de piso e paredes, além de elaborar o memorial descritivo e o orçamento completo do projeto. Ele atende estudantes das áreas de arquitetura e design de interiores, e para quem deseja fazer o design da sua própria residência ou que deseja aprender mais sobre a área.
Acesse o link e saiba mais!
Autoria: Departamento de Pesquisa e Cultura ABRA