Enviando Formulário...

Já discutimos em algumas ocasiões o impacto da IA no mundo das artes, inclusive com uma obra gerada por inteligência artificial vencendo um concurso de artistas digitais nos EUA. Entretanto, o que aconteceria se tivéssemos o fato contrário? Foi exatamente isso que um fotógrafo fez em categoria exclusiva para imagens criadas com inteligência artificial do 1839 Awards.

Vamos entender melhor essa história, além das motivações que o levaram a fazer isso.

Decisão inusitada: fotógrafo inscreve foto real para concurso de imagens feitas por inteligência artificial

O 1839 Awards é um concurso que premia a fotografia daqueles que usam a câmera como meio artístico. Porém, por conta do cenário atual, ele também conta com uma categoria dedicada apenas para imagens criadas com inteligência artificial.

E Miles Astray, ao invés de se inscrever em qualquer uma das outras categorias, levou sua obra “F L A M I N G O N E” para o concurso com imagens feitas por IA.

Foto F L A M I N G O N E de Miles Astray

A obra é impressionante e mostra o que parece ser um flamingo sem cabeça, mas isso é graças ao ângulo que ele o fotografou. 

Segundo o fotógrafo, a foto foi capturada em 2022 numa praia de Aruba, onde os flamingos vagueiam livremente. A fotografia foi tirada com uma câmara Nikon D750, utilizando uma lente prime de 50 mm a ƒ/1,8 e uma velocidade de disparo de 1/1600.

E a imagem foi um verdadeiro sucesso, vencendo o prêmio Bronze na categoria de júris, bem como o prêmio de voto popular.

Organização o desclassifica ao descobrir o “golpe” 

Ele ficou pouco tempo com as premiações, pois a Android Authority relatou que a organização a retirou da lista de vencedoras e substituiu por outras duas que estavam como “menções honrosas”. 

Além disso, a Creative Resource Collective, que organiza o 1839 Awards, emitiu um comunicado, em que explicou em detalhes sobre a decisão de desqualificar a foto de Miles Astray. 

Não há grandes surpresas na explicação, mas eles fizeram questão de ressaltar que, inicialmente o júri, que era composto por profissionais conceituados de instituições como o The New York Times, a Christie’s e a Getty Images, reconheceram a fotografia de Astray pela sua criatividade e impacto visual.

Porém, quando perceberam que, na verdade, ela não havia sido feita por inteligência artificial, a desqualificaram e redistribuíram os prêmios para quem atendia aos requisitos indicados.

Por que Miles Astray fez isso? 

O portal Android Authority conversou também com Miles Astray para saber o que o motivou a fazer isso. 

Primeiramente ele se disse muito satisfeito com o resultado por poder confirmar sua hipótese que “não há nada mais fantástico e criativo do que a própria mãe natureza”. 

Além disso, também destacou as questões éticas sobre a inteligência artificial na fotografia:

“É claro que me sinto mal por ter induzido o júri em erro, mas penso que são profissionais que podem achar que esta brincadeira com a IA e as suas implicações éticas superam as implicações éticas de enganar o espectador, o que, claro, é irônico porque é isso que a IA faz.” 

A própria cofundadora e diretora do 1839 Awards, Lily Fierman, afirmou que gostou da mensagem que ele passou e ainda disse que:

“Espero que esta iniciativa sensibilize (e transmita uma mensagem de esperança) a muitos fotógrafos preocupados com a IA”. 

 

Resultado é uma grande vitória da fotografia sobre a inteligência artificial 

Ao conseguir uma imagem tão impressionante e até certo ponto “surreal” que até mesmo enganou um júri especializado em conteúdo feito por IA, Miles Astray mostrou as incríveis possibilidades que a natureza oferece. 

Além disso, consegue destacar que, felizmente fotos reais conseguem competir em pé de igualdade com imagens criadas por IA. Porém, o mais importante foi ele levantar a questão sobre o que é real ou não, pois como ele próprio conseguiu provar, muitos não conseguem mais fazer essa distinção.

E tal situação apenas reforça a necessidade de uma regulamentação sobre a inteligência artificial, para as pessoas poderem saber de fato aquilo que é realidade e aquilo que é uma simples criação de IA.  

 

Aprenda sobre fotografia na ABRA

O que achou da obra de Miles Astray? Quer também se especializar e tirar fotos da natureza tão impressionantes quanto? Pois aqui na ABRA temos o curso presencial de “Fotografia Digital Iniciante“, em que vamos além dos recursos técnicos. Isso porque, buscamos aguçar o seu olhar para a Composição Fotográfica e diversas linguagens através de conceitos como: Linhas e Formas, Planos, Sentido de Leitura, Linhas de Fuga, Regra dos Terços, Cortes e Enquadramentos, Equilíbrio e Contraste.

Acesse o link e saiba mais!

Autoria: Departamento de Pesquisa e Cultura ABRA

×

Curioso(a) para desvendar os segredos da Inteligência Artística? Nosso e-book exclusivo, "EXPLORANDO O MUNDO DA IA - INTELIGÊNCIA ARTÍSTICA," está repleto de insights e conhecimentos profundos sobre como a IA está transformando o cenário artístico.

Queremos compartilhar esse tesouro de informações com você!

Basta preencher o formulário abaixo para baixar o e-book e começar a jornada de descoberta:

[activecampaign form=621 css=0]

Mas espere, há mais! Além de receber seu e-book, convidamos você a mergulhar em nossos cursos que abrangem a interseção empolgante entre a criatividade e a IA. Prepare-se para expandir seus horizontes e criar de maneira inovadora.

Não perca a oportunidade de explorar a IA e suas possibilidades artísticas. Preencha o formulário e desbloqueie o acesso ao e-book e ao mundo de criatividade que o espera!

×

Regulamento da Campanha – ABRA.ia – Inteligência Artística

ABRA IA – Inteligência Artística

Em uma era digital mergulhe na sua criatividade
Período 01/08/2023 até 30/09/2023

 

1. Bolsas de estudo integrais para indicações:

Os participantes que comprarem um curso presencial e indicarem outra pessoa que também efetuar a compra de um curso presencial serão elegíveis para receber uma bolsa de estudo integral para um curso rápido de sua escolha de acordo com disponibilidade de vagas e datas de início.
Tanto o participante que realizou a indicação quanto o indicado à bolsa de estudo. A bolsa de estudos será concedida após a confirmação do pagamento e matrícula dos dois participantes indicados. Os ganhadores receberão um comunicado da escola informando a disponibilidade da bolsa, assim como os cursos disponíveis e datas de início para a escolha. 

 

2. Compre e Leve: curso de História da Arte online:

Os participantes que adquirirem o Kit de material da ABRA terão como brinde um curso online de História da Arte. O curso online será disponibilizado em até 3 dias úteis após a confirmação do pagamento do Kit de material, a) caso a aquisição seja de um curso de história da arte, deve ser oferecido outro curso equivalente.

 

3. Desconto de 60% em todos os cursos online:

Durante o período da campanha, todos os cursos online terão um desconto de 60% sobre o valor regular.Os participantes poderão se inscrever em quantos cursos online desejarem com o
desconto aplicado. 

 

4. Compre um curso e ganhe outro:

Os 200 primeiros participantes que adquirirem cursos online, terão como brinde acesso a um segundo curso à sua escolha que deverá seguir alguns critérios que são: a) é limitado a 1 curso por pessoa b) a campanha se estenderá até atingir o número de pessoas da estipulado, não tendo prazo definido para encerramento c) caso no período de 60 dias correspondentes a campanha não atinja a quantidade de 200 participantes todos que adquiriram serão contemplados d) é de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha e) a ABRA não se responsabiliza com a perda de informações enviadas f) o participante que não enviar a opção de curso até a data estabelecida terá seu benefício cancelado. g) o e-mail solicitando a escolha do seu próximo curso será enviado em até 7 dias úteis após a confirmação do pagamento do primeiro curso, através do e-mail disponibilizado na hora da compra h)O acesso ao segundo curso só será disponibilizado após o envio da escolha do curso que siga os critérios descritos neste parágrafo. i) o
prazo para receber o acesso dos cursos é 30/09/2023 j) lista com todos os ganhadores será disponibilizada apenas no fim da campanha. É de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha. O prazo de resgate da oferta é de 60 dias.

 

5. Bolsa integral de curso online para ação social:

A cada curso presencial adquirido, a ABRA vai disponibilizar uma bolsa integral do curso online História da Arte para um aluno matriculado na rede estadual de ensino médio. A seleção dos alunos beneficiados será realizada em parceria com instituições de educação parceiras. As bolsas serão disponibilizadas ao final da campanha para a instituição de ensino escolhida.