Anteriormente, destacamos diversos os benefícios que a arte pode trazer para a saúde (tanto física como mental), além das transformações que você pode alcançar ao incorporá-la em sua vida. Contudo, você já parou para pensar nas opções disponíveis para carreiras artísticas?
Para quem deseja seguir carreira em alguma vertente da arte, continue lendo este blog, pois falaremos um pouco sobre algumas ótimas opções para você!
Carreiras artísticas: unir o útil ao agradável
Muitas pessoas têm como hobby algum tipo de arte como desenhar, grafitar, compor, tocar, esculpir, entre outras. E muitas vezes você pode levar isso para além de um simples passatempo e realente viver disso.
O melhor das carreiras artísticas é que não depende de idade para começar. Por exemplo: você tanto pode ser um jovem que está buscando se encaixar no mercado de trabalho, como uma pessoa mais velha que deseja mudar de profissão ou ainda um aposentado que gostaria voltar à ativa.
Dentro deste segmento, temos diversas opções que podem atender a todos os tipos de talentos, confira:
1 – Artes plásticas
Entre as carreiras artísticas, certamente esta é uma das mais lembradas. Os profissionais desta área conseguem criar obras de arte do zero usando diversos tipos de materiais e elementos.
É uma das formas de arte manuais, artesanais que exige de quem a produz criatividade e sensibilidade, aplicando as tecnologias e tendências disponíveis. Além de objetos de decoração, móveis, utensílios domésticos e diversos objetos utilitários, há espaço para peças artísticas, algo cada vez mais valorizado atualmente.
As opções para quem deseja trabalhar com artes plásticas vão além da criação. Isso porque ela também permite atuar na curadoria e diretoria de artes, em museus e centros de cultura.
2 – Design de interiores
Sim, falamos de uma carreira no ramo das artes que está em alta nos dias de hoje. Este profissional busca harmonizar o lar com um projeto bem planejado e o decorando com itens que revelam a personalidade de quem mora ali.
Só que não precisa ser apenas em residências, pois ele também pode trazer ao grande público sua inspiração em um estabelecimento bem decorado, com móveis e objetos dispostos de forma elegante e funcional.
Trata-se de uma profissão onde a criatividade e a inspiração são as maiores ferramentas. O designer de interiores planeja todo o ambiente ao definir a disposição de mobília, iluminação, objetos de decoração e revestimentos, sempre aliando o estilo e a funcionalidade em todos os seus projetos.
3 – Desenhista, quadrinista ou mangaká
Dentre as carreiras artísticas esta é a que provavelmente mais atrai os jovens, especialmente os que sonham em poder dar vida aos seus próprios heróis, assim como criar suas próprias histórias.
Este profissional produz representações gráficas de abstrações, objetos, pessoas, locais e situações, sejam elas ficcionais ou reais.
A atuação profissional do desenhista pode abranger, e propor através de seus desenhos, uma melhor compreensão de determinado tópico, levantar discussões, promover entretenimento ou reflexões.
Só que a atuação não precisa ser apenas criando histórias, pois ele também pode atuar auxiliando o processo de vendas de um produto e até mesmo decorar objetos e locais.
4 – Design gráfico
Trata-se de outra profissão em alta nos dias de hoje. Falamos de um profissional altamente versátil, que pode atuar como designer digital, de produtos físicos ou mesmo cuidar de toda a identidade visual de uma empresa através de logomarca, panfletos, revistas, outdoor e papelaria.
Além disso, ele é o responsável pela escolha das fontes, cores e símbolos que representam aquela ideia. Por fim, o designer gráfico também pode atuar no desenvolvimento de produtos, na parte das embalagens e finalização.
5 – Moda
Este é outro segmento que oferece grande variedade de opções.
O profissional que deseja trabalhar com moda pode, por exemplo, atuar na criação de modelos de roupas, calçados e acessórios. Além disso, ele pode também ir para o lado administrativo, cuidando do gerenciamento de marcas, ou mesmo fazer consultoria de imagem como personal stylist.
Outra boa opção é trabalhar na parte de design têxtil. Dentro deste segmento o profissional estuda e dita as principais tendências do mundo da moda.
Por exemplos: ele pode criar técnicas como ilustração, pintura, colagens, tudo para proporcionar estampas e tecidos únicos.
Carreiras artísticas: tudo depende de abrir a mente para elas
Estes são apenas alguns dos muitos exemplos de segmentos que pessoas podes trabalhar dentro das artes. Lembrando que ainda podemos citar música, artes cênicas, conservação e restauro, arquitetura, entre outros.
Independente do segmento, podemos ver pontos em comum inerentes a quem trabalha com arte como a criatividade, trabalhar e desenvolver a técnica, além do principal: se comunicar através da sua expressão. E para você, que deseja aprender mais sobre e até seguir uma carreira artística, o convidamos a conhecer os cursos da ABRA.
Seja como um simples hobby, profissionalmente (fazendo carreira ou como auxílio a sua profissão) ou até mesmo para melhorar a saúde física e mental, a arte poderá ser um elemento transformador para você!
Se interessou? Acesse nossa aba de cursos presenciais, EAD ao vivo ou online e escolha aquele que melhor se encaixa ao que você busca!