Você sabia que temos uma área do Guiness Book exclusiva para construções? Não é exatamente uma surpresa pensarmos que falamos de uma das artes mais importantes para a evolução da humanidade.
Naturalmente, com isso, temos diversos casos em que os arquitetos buscam criar coisas inovadoras e/ou inusitadas que acabam estampando as páginas do principal livro de recordes do mundo.
E hoje, trouxemos alguns dos mais interessantes edifícios presentes no Guiness Book, confira:
1 – Maior labirinto vertical permanente
Primeiramente vamos falar de uma das construções mais inusitadas desta lista.
O maior labirinto vertical permanente tem impressionantes 210 metros de altura e foi construído pelo Al Rostamani Group, dos Emirados Árabes Unidos. Ele faz parte da Al Rostamani Maze Tower, localizada em Dubai, e foi concluído em janeiro de 2012.
A fachada dele traz o primeiro labirinto vertical permanente do mundo. Nele, as linhas intrincadas das sacadas, além das fachadas frontal e traseira formam verdadeiros quebra-cabeças.
E para criá-los, convidaram ninguém menos que o aclamado designer de labirintos Adrian Fisher.
2 – Muralhas de forte mais longas
Este recorde se refere as mais longas muralhas que estão envolvendo um castelo ou um forte. E o detentor da marca é o Forte Kumbhalgarh.
Ele fica na Índia e graças aos seus mais de 36 km de extensão, costumam se referir a ele como a “Grande Muralha da Índia”. Construído há mais de 500 anos, ele costumava proteger uma fortaleza. Além disso, os muros também contêm muitos templos jainistas, além de 60 templos hindus, totalizando cerca de 360 em número.
Essa impressionante estrutura possui 5 metros de espessura, além de sete portões e o construíram no reinado de Rana Kumbha. Ele dividia os reinos rivais de Mewar e Marwar, sendo refúgio dos governantes do primeiro.
3 – Edifício residencial mais alto
Agora, vamos trazer o mais alto edifício residencial, que está localizado nos Estados Unidos.
Agora, vamos comentar sobre o mais alto edifício residencial, que está localizado nos Estados Unidos.
O Central Park Tower, localizada na cidade de Nova York, conta com impressionante 472,4 m de altura. Em seu interior temos 179 apartamentos de luxo, além de um espaço de varejo de sete andares e 26.477 metros quadrados.
O projeto é da Extell Development Company e foi concluído em 16 de outubro de 2019.
4 – Prédio mais alto desocupado
Agora, falando de um dos casos mais curiosos da lista, que envolve a impressionante construção Goldin Finance 117, também conhecido como China 117 Tower, localizado em Tianjin, China.
Com impressionantes 595,5 metros de altura, ele era o quinto edifício mais alto do mundo na época de sua construção, concluída em setembro de 2015. Embora sua construção tenha começado em 2008, o projeto Goldin Metropolitan Scheme, um empreendimento nos arredores de Tianjin com previsão de término para 2019, foi interrompido em dezembro de 2015 devido à quebra da bolsa de valores chinesa em junho do mesmo ano.
Este edifício era uma verdadeira obra de arte arquitetônica, pois utilizava um sistema complexo de “mega colunas” e treliças para reforçar o edifício contra ventos fortes e atividade sísmica.
Esse sistema, projetado pela empresa de engenharia Arup, tornou o edifício suficientemente forte para atender aos rigorosos códigos de segurança de arranha-céus da China, apesar de ser significativamente mais fino do que o permitido normalmente.
No entanto, o projeto enfrentou falhas em termos de viabilidade, pois os idealizadores esperavam uma grande demanda por parte dos super-ricos, o que não ocorreu.
Em 2020, o governo chinês promulgou novas regulamentações de planejamento urbano, que proibiram a construção de novos edifícios com mais de 500 metros de altura e restringiram severamente a construção de qualquer estrutura acima de 250 metros.
5 – Maior edifício de escritórios
Por fim, vamos falar do Surat Diamond Bourse, que ultrapassou o Pentágono e tornou-se o maior edifício de escritórios do mundo.
Ele é um centro de comércio de diamantes localizado em Dream City, Surat, Gujarat, na Índia, projetado pelo escritório de arquitetura Morphogenesis . É o maior centro de comércio de diamantes do mundo com uma área impressionante de 660.000 metros quadrados.
Ele traz um enfoque maior na sustentabilidade, como, por exemplo, o fato da orientação norte-sul do bloco de escritórios e a placa de piso estreita garantirem que 75% dos escritórios sejam iluminados durante o dia.
Junto a isso, podemos destacar que 100% dos espaços comunitários do edifício são naturalmente ventilados com resfriamento passivo. Isso porque sua forma foi projetada para direcionar o vento, utilizando o efeito Venturi para manter os espaços de circulação naturalmente ventilados.
Aprenda sobre desenho de arquitetura na ABRA
Conhecia esses impressionantes edifícios presentes no Guiness Book? Quer aprimorar suas técnicas para poder desenhar estruturas igualmente inovadores? Para você que deseja isso e muito mais, o convidamos a conhecer nosso curso presencial de “Desenho de Arquitetura“. Ele foi desenvolvido especialmente para quem está cursando faculdade de Arquitetura, Engenharia, Design de Interiores e quer aprimorar ou desenvolver uma boa base de desenho. No curso, você passará pelo desenho livre, técnico e arquitetônico, para que, ao final, saiba ler, interpretar e executar qualquer tipo de desenho arquitetônico na prancheta.
Acesse o link e saiba mais!