Enviando Formulário...

O mangá pode impactar a vida das pessoas de diferentes formas, mas sabia que, nos últimos anos, um deles conseguiu transformar o esporte de um país? Foi o que aconteceu no Japão com o mangá “Haikyuu!!” e o vôlei.

Hoje, vamos contar essa incrível história e mostrar como a ficção pode ser um elemento poderoso de inspiração para as pessoas.

A história de Haikyuu 

Para quem não conhece, segue a sinopse do mangá:

“Shoyo Hinata é um jovem determinado a se destacar no mundo do vôlei, apesar de sua estatura. Depois de um começo desastroso na escola média, onde sua equipe foi humilhada, ele se matricula no Karasuno, famoso por suas vitórias passadas, buscando não apenas reconquistar sua paixão, mas também superar os desafios que surgem com a rivalidade de seu novo colega de equipe, Tobio Kageyama.

Enquanto Hinata tenta entender a dinâmica de um verdadeiro time e suas próprias limitações físicas, ele embarca em uma jornada de crescimento pessoal e amizade, lutando para transformar seus sonhos em realidade ao lado de seus companheiros de equipe.”

Como podem ver, falamos de um shonen clássico, com um protagonista que passa por uma jornada de superação em um cenário bastante desfavorável. Além disso, traz um rival/parceiro que o ajuda a evoluir.

Capa mangá Haikyuu

O mangá foi lançado entre os anos de 2012 e 2020, com o anime sendo lançado em paralelo a partir de 2014 e finalizado em 2020. Contudo, a parte final da história veio em dois longas, sendo que o último estreou nos cinemas em 16 de fevereiro.

A recepção do anime e como ele inspirou os japoneses 

Antes, uma curiosidade: o nome “Haikyuu” é derivado da palavra japonesa para “voleibol”.

A seleção japonesa, por algum tempo, foi uma potência no vôlei mundial. Ela conquistou resultados expressivos como: uma medalha de bronze em sua estreia nas Olimpíadas, em 1964, uma de prata em 1968 e, finalmente, o ouro em 1972. Entretanto, depois disso, a equipe do país foi perdendo relevância.

E aqui vem outra curiosidade: a equipe de Karasuno (baseada na equipe de voleibol da Karumai High School, localizada na província de Iwate, Japão) foi uma potência nacional e era conhecida como “rivais em desgraça” após a aposentadoria dos veteranos.

O mangá, trazendo essa temática, foi um verdadeiro sucesso no Japão e no mundo, só que ele teve outro efeito: chamar a atenção dos japoneses para o vôlei. Inclusive, o protagonista, como citado acima, é mais baixo que a média, mas salta mais que jogadores maiores, destacando a habilidade em relação à altura no esporte.

Shoyo Hinata: protagonista que inspirou até os japoneses mais baixos a tentar jogar vôlei

Talvez todos esses elementos juntos (além do próprio interesse dos jovens em ser como seus personagens favoritos) tenham feito com que houvesse uma grande procura pelo esporte no Japão. E o resultado desse movimento não tardou a aparecer na seleção do país.

O Japão volta a figurar entre os grandes do vôlei mundial e Haikyuu marca presença nas competições 

Depois de muito tempo no ostracismo, que a fez ficar de fora de duas Olimpíadas seguidas (2012 e 2016), eles voltaram a disputar com regularidade, terminando em sétimo nas duas últimas competições olímpicas.

Só que os resultados mais relevantes foram:

  • Copa do Mundo – ficaram em 4º e 2º em 2019 e 2023, respectivamente;
  • Liga das Nações – foram 3º e 2º, respectivamente, em 2023 e 2024. 

Além dos resultados, Haikyuu também marcou presença na seleção japonesa com colaborações, inclusive, até seu tema já foi tocado durante um jogo do Japão contra a Argentina nas Olimpíadas de 2024.

Até o Brasil não ficou de fora, com Lucarelli, jogador do time brasileiro de vôlei de quadra, citando em 2021, após um jogo contra o Japão nas olimpíadas, que já tinha assistido e que dois jogadores da equipe brasileira eram fãs da série.

Aliás, a série é muito popular em território brasileiro, podendo até mesmo ter inspirado novos jogadores por aqui também. Porém, sem dúvida, o fato de o vôlei já ser um esporte de sucesso pode ter tornado mais fácil o sucesso no país. 

Haikyuu não foi o único caso em que um mangá/anime inspirou japoneses 

Outros dois mangás também conseguiram ter o mesmo impacto de Haikyuu, mas em modalidades diferentes: Slam Dunk e Captain Tsubasa.

O basquete no Japão cresceu até o surgimento do mangá em 1990. O sucesso dele fez com que muitos japoneses tivessem a curiosidade de praticar o esporte. Isso fez com que o país se tornasse um participante assíduo de competições internacionais.

Mangá Slam Dunk

Já Captain Tsubasa, de 1981, foi fundamental na popularização do futebol no país. Seu impacto foi tão grande que até mesmo Hidetoshi Nakata, um dos maiores jogadores da história do Japão, já afirmou que o mangá foi sua principal inspiração para escolher o futebol como carreira.

Nakata: craque histórico japonês teve em Captain Tsubasa sua inspiração

Aprenda sobre Mangá na ABRA  

Já conhecia Haikyuu!!? É fã do mangá? E se você pudesse aprender a desenhar histórias inspiradas nele ou em outras produções que você gosta? Pois isso é possível em nosso curso presencial de “Fanart mangá iniciante“! Nele, você aprenderá os fundamentos do desenho já direcionados à estilização deste segmento, de maneira a emular o estilo de um Mangaká (autor de mangá) que admira, além de desenvolver o seu estilo próprio. É ideal tanto para quem quer se tornar um autor quanto para aqueles que veem no desenho um hobby.

Acesse o link e saiba mais!

Autoria: Departamento de Pesquisa e Cultura ABRA

×

Curioso(a) para desvendar os segredos da Inteligência Artística? Nosso e-book exclusivo, "EXPLORANDO O MUNDO DA IA - INTELIGÊNCIA ARTÍSTICA," está repleto de insights e conhecimentos profundos sobre como a IA está transformando o cenário artístico.

Queremos compartilhar esse tesouro de informações com você!

Basta preencher o formulário abaixo para baixar o e-book e começar a jornada de descoberta:

[activecampaign form=621 css=0]

Mas espere, há mais! Além de receber seu e-book, convidamos você a mergulhar em nossos cursos que abrangem a interseção empolgante entre a criatividade e a IA. Prepare-se para expandir seus horizontes e criar de maneira inovadora.

Não perca a oportunidade de explorar a IA e suas possibilidades artísticas. Preencha o formulário e desbloqueie o acesso ao e-book e ao mundo de criatividade que o espera!

×

Regulamento da Campanha – ABRA.ia – Inteligência Artística

ABRA IA – Inteligência Artística

Em uma era digital mergulhe na sua criatividade
Período 01/08/2023 até 30/09/2023

 

1. Bolsas de estudo integrais para indicações:

Os participantes que comprarem um curso presencial e indicarem outra pessoa que também efetuar a compra de um curso presencial serão elegíveis para receber uma bolsa de estudo integral para um curso rápido de sua escolha de acordo com disponibilidade de vagas e datas de início.
Tanto o participante que realizou a indicação quanto o indicado à bolsa de estudo. A bolsa de estudos será concedida após a confirmação do pagamento e matrícula dos dois participantes indicados. Os ganhadores receberão um comunicado da escola informando a disponibilidade da bolsa, assim como os cursos disponíveis e datas de início para a escolha. 

 

2. Compre e Leve: curso de História da Arte online:

Os participantes que adquirirem o Kit de material da ABRA terão como brinde um curso online de História da Arte. O curso online será disponibilizado em até 3 dias úteis após a confirmação do pagamento do Kit de material, a) caso a aquisição seja de um curso de história da arte, deve ser oferecido outro curso equivalente.

 

3. Desconto de 60% em todos os cursos online:

Durante o período da campanha, todos os cursos online terão um desconto de 60% sobre o valor regular.Os participantes poderão se inscrever em quantos cursos online desejarem com o
desconto aplicado. 

 

4. Compre um curso e ganhe outro:

Os 200 primeiros participantes que adquirirem cursos online, terão como brinde acesso a um segundo curso à sua escolha que deverá seguir alguns critérios que são: a) é limitado a 1 curso por pessoa b) a campanha se estenderá até atingir o número de pessoas da estipulado, não tendo prazo definido para encerramento c) caso no período de 60 dias correspondentes a campanha não atinja a quantidade de 200 participantes todos que adquiriram serão contemplados d) é de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha e) a ABRA não se responsabiliza com a perda de informações enviadas f) o participante que não enviar a opção de curso até a data estabelecida terá seu benefício cancelado. g) o e-mail solicitando a escolha do seu próximo curso será enviado em até 7 dias úteis após a confirmação do pagamento do primeiro curso, através do e-mail disponibilizado na hora da compra h)O acesso ao segundo curso só será disponibilizado após o envio da escolha do curso que siga os critérios descritos neste parágrafo. i) o
prazo para receber o acesso dos cursos é 30/09/2023 j) lista com todos os ganhadores será disponibilizada apenas no fim da campanha. É de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha. O prazo de resgate da oferta é de 60 dias.

 

5. Bolsa integral de curso online para ação social:

A cada curso presencial adquirido, a ABRA vai disponibilizar uma bolsa integral do curso online História da Arte para um aluno matriculado na rede estadual de ensino médio. A seleção dos alunos beneficiados será realizada em parceria com instituições de educação parceiras. As bolsas serão disponibilizadas ao final da campanha para a instituição de ensino escolhida.