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Os profissionais de moda, como em qualquer outra área criativa, precisam buscar informações e referências para realizar suas criações. Para ajudar nesse processo, existem diversos livros que podem ser uma ótima fonte de inspiração.

Pensando nisso, resolvemos trazer uma lista com alguns dos livros mais interessantes para você, profissional de moda ou mesmo amante da área, aprender mais!

Obs.: traremos tanto livros em português quanto alguns em língua estrangeira.

1 – Cronologia da Moda – N. J. Stevenson

Vamos começar com este livro que traz uma verdadeira viagem pela história da moda, desde o século XVIII até os dias atuais.

Por exemplo, nele você poderá conferir as criações que exibiam a rainha Maria Antonieta e até mesmo ver uma aposta da autora nas tendências e tecidos que estarão em alta. Somado a isso, será possível acompanhar todas as grandes criações de alta-costura e prêt-à-porter, junto com o perfil dos principais costureiros e designers, como Chanel, Dior e Alexander McQueen.

A autora ainda explora a moda de rua, assim como as personalidades e séries que influenciaram a forma de vestir mundo afora. Entre os exemplos presentes no livro, temos:

  • Os figurinos de Sex And The City;
  • A cantora Madonna;
  • A atriz Audrey Hepburn;
  • A modelo Gisele Bündchen.

2 – 100 Anos de Moda – Cally Blackman

Este livro foca na moda do século XX e sua história. Destaca pontos importantíssimos como:

  • A influência das vanguardas artísticas;
  • A entrada das mulheres no mercado de trabalho;
  • Os movimentos de grupos urbanos como criadores de tendências;
  • A liberdade de estilo dos dias atuais.

Apesar do que pode parecer, ele é muito mais ilustrativo do que teórico, sendo uma valiosa fonte de referência de estilistas clássicos como Coco Chanel, Jeanne Lanvin, Cristobal Balenciaga e Christian Dior. Junto a eles, também temos designers contemporâneos como Karl Lagerfeld, Alexander McQueen e Marc Jacobs.

3 – Como Compreender Moda: Guia Rápido Para Entender Estilos – Fiona Ffoulkes

Trata-se de um livro perfeito para ajudar quem o lê a entender, interpretar e até buscar mais materiais relacionados à moda.

Com este guia, você poderá aprender mais sobre as principais tendências dos últimos séculos e entender como elas estão relacionadas com os estilos contemporâneos. Do neoclássico ao gótico, do militar ao rebelde, é possível observar as características de cada look por meio de textos bem integrados com imagens antigas e atuais.

No livro, a autora também explica o impacto de materiais e técnicas na evolução do vestuário, além de trazer a história dos mais diversos tipos de trajes, do formal ao esportivo, de acessórios, cabelos e maquiagem usados por homens e mulheres do passado e que ainda inspiram visuais adotados atualmente.

Por fim, ele ainda conta com um capítulo especial para os principais estilistas e grifes da história.

4 – Fashionopolis: O Preço da Fast Fashion e o Futuro das Roupas

Infelizmente, este é um dos livros que está apenas em inglês, mas ele traz um estudo muito interessante da jornalista Dana Thomas.

Ela traz uma visão um pouco diferente da que estamos acostumados, pois faz uma avaliação sobre o impacto da moda “fast fashion” no mundo, seja pela quantidade de roupas feitas ao redor do mundo todos os anos (cerca de 80 bilhões, segundo a autora), ou pela exploração ao longo da história do trabalho, do meio ambiente e da propriedade intelectual nesta área.

Com base nisso, ela viajou por diversos países para trazer iniciativas de designers e empresas visionárias, que visam impulsionar a indústria em direção a um futuro mais positivo. Por exemplo, ao longo das páginas, ela destaca a recuperação do artesanato tradicional e o lançamento de tecnologias sustentáveis de ponta para produzir uma moda melhor para o planeta.

Entre algumas opções, Dana investiga fenômenos como a impressão 3D, o hiperlocalismo, a reciclagem e a criação de materiais em laboratório. Esta obra é especialmente interessante para designers, estudantes de moda e empreendedores.

5 – A Moda e Seu Papel Social: Classe, Gênero e Identidade das Roupas – Diana Crane

O livro de Diana Crane traz uma abordagem histórica sobre a transformação no uso da moda.

Ela explica como, ao longo da história, a função de indicar status social da moda foi gradativamente alterada nas sociedades contemporâneas para a de fator de construção da identidade do indivíduo.

Trata-se de uma importante ferramenta para os estudiosos da cultura, que encontrarão elementos para compreender os complexos mecanismos que definem a aprovação e a adoção de determinada aparência por membros de um grupo.

6 – História da Moda no Brasil: Das Influências às Autorreferências – Luís André do Prado e João Braga

Temos aqui uma obra indicada para todos que buscam um material mais aprofundado sobre a história da moda brasileira.

Sob a coordenação do jornalista e escritor Luís André do Prado e do professor de moda e escritor João Braga, o livro te permite percorrer a história de nosso país por meio das roupas, compondo um painel visual evolutivo dos movimentos estéticos, comportamentais e da criação de moda vivenciados no Brasil.

Podemos ver ao longo do volume todos os movimentos da moda ocorridos ao longo de mais de um século. Isso inclui, desde os tempos em que apenas reproduzíamos ou adaptávamos lançamentos de Paris até o período de criação da alta moda local. Além disso, ele passa pelo surgimento do prêt-à-porter nacional, pelos grupos de moda da década de 1980 até a consolidação das Semanas de Moda (como a São Paulo Fashion Week e a Rio Fashion), na primeira década do século XXI.

Destaca-se a rica apresentação gráfica, com mais de 400 imagens e os 127 depoimentos coletados de pessoas que vivenciaram essas diversas fases evolutivas e que nos possibilitam ter um relato histórico vivo.

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Passará pelo desenho da figura humana, estático e em movimento, além dos detalhes de rosto e cabelo, seguindo para o desenho estilizado da figura, roupas e acessórios, aplicando volume e textura e finalizando com o desenho planificado para confecção. O indicamos tanto para quem já trabalha na área, como para quem pretende ingressar no mundo da moda.

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Autoria: Departamento de Pesquisa e Cultura ABRA

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Regulamento da Campanha – ABRA.ia – Inteligência Artística

ABRA IA – Inteligência Artística

Em uma era digital mergulhe na sua criatividade
Período 01/08/2023 até 30/09/2023

 

1. Bolsas de estudo integrais para indicações:

Os participantes que comprarem um curso presencial e indicarem outra pessoa que também efetuar a compra de um curso presencial serão elegíveis para receber uma bolsa de estudo integral para um curso rápido de sua escolha de acordo com disponibilidade de vagas e datas de início.
Tanto o participante que realizou a indicação quanto o indicado à bolsa de estudo. A bolsa de estudos será concedida após a confirmação do pagamento e matrícula dos dois participantes indicados. Os ganhadores receberão um comunicado da escola informando a disponibilidade da bolsa, assim como os cursos disponíveis e datas de início para a escolha. 

 

2. Compre e Leve: curso de História da Arte online:

Os participantes que adquirirem o Kit de material da ABRA terão como brinde um curso online de História da Arte. O curso online será disponibilizado em até 3 dias úteis após a confirmação do pagamento do Kit de material, a) caso a aquisição seja de um curso de história da arte, deve ser oferecido outro curso equivalente.

 

3. Desconto de 60% em todos os cursos online:

Durante o período da campanha, todos os cursos online terão um desconto de 60% sobre o valor regular.Os participantes poderão se inscrever em quantos cursos online desejarem com o
desconto aplicado. 

 

4. Compre um curso e ganhe outro:

Os 200 primeiros participantes que adquirirem cursos online, terão como brinde acesso a um segundo curso à sua escolha que deverá seguir alguns critérios que são: a) é limitado a 1 curso por pessoa b) a campanha se estenderá até atingir o número de pessoas da estipulado, não tendo prazo definido para encerramento c) caso no período de 60 dias correspondentes a campanha não atinja a quantidade de 200 participantes todos que adquiriram serão contemplados d) é de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha e) a ABRA não se responsabiliza com a perda de informações enviadas f) o participante que não enviar a opção de curso até a data estabelecida terá seu benefício cancelado. g) o e-mail solicitando a escolha do seu próximo curso será enviado em até 7 dias úteis após a confirmação do pagamento do primeiro curso, através do e-mail disponibilizado na hora da compra h)O acesso ao segundo curso só será disponibilizado após o envio da escolha do curso que siga os critérios descritos neste parágrafo. i) o
prazo para receber o acesso dos cursos é 30/09/2023 j) lista com todos os ganhadores será disponibilizada apenas no fim da campanha. É de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha. O prazo de resgate da oferta é de 60 dias.

 

5. Bolsa integral de curso online para ação social:

A cada curso presencial adquirido, a ABRA vai disponibilizar uma bolsa integral do curso online História da Arte para um aluno matriculado na rede estadual de ensino médio. A seleção dos alunos beneficiados será realizada em parceria com instituições de educação parceiras. As bolsas serão disponibilizadas ao final da campanha para a instituição de ensino escolhida.