Os profissionais de moda, como em qualquer outra área criativa, precisam buscar informações e referências para realizar suas criações. Para ajudar nesse processo, existem diversos livros que podem ser uma ótima fonte de inspiração.
Pensando nisso, resolvemos trazer uma lista com alguns dos livros mais interessantes para você, profissional de moda ou mesmo amante da área, aprender mais!
Obs.: traremos tanto livros em português quanto alguns em língua estrangeira.
1 – Cronologia da Moda – N. J. Stevenson
Vamos começar com este livro que traz uma verdadeira viagem pela história da moda, desde o século XVIII até os dias atuais.
Por exemplo, nele você poderá conferir as criações que exibiam a rainha Maria Antonieta e até mesmo ver uma aposta da autora nas tendências e tecidos que estarão em alta. Somado a isso, será possível acompanhar todas as grandes criações de alta-costura e prêt-à-porter, junto com o perfil dos principais costureiros e designers, como Chanel, Dior e Alexander McQueen.
A autora ainda explora a moda de rua, assim como as personalidades e séries que influenciaram a forma de vestir mundo afora. Entre os exemplos presentes no livro, temos:
- Os figurinos de Sex And The City;
- A cantora Madonna;
- A atriz Audrey Hepburn;
- A modelo Gisele Bündchen.
2 – 100 Anos de Moda – Cally Blackman
Este livro foca na moda do século XX e sua história. Destaca pontos importantíssimos como:
- A influência das vanguardas artísticas;
- A entrada das mulheres no mercado de trabalho;
- Os movimentos de grupos urbanos como criadores de tendências;
- A liberdade de estilo dos dias atuais.
Apesar do que pode parecer, ele é muito mais ilustrativo do que teórico, sendo uma valiosa fonte de referência de estilistas clássicos como Coco Chanel, Jeanne Lanvin, Cristobal Balenciaga e Christian Dior. Junto a eles, também temos designers contemporâneos como Karl Lagerfeld, Alexander McQueen e Marc Jacobs.
3 – Como Compreender Moda: Guia Rápido Para Entender Estilos – Fiona Ffoulkes
Trata-se de um livro perfeito para ajudar quem o lê a entender, interpretar e até buscar mais materiais relacionados à moda.
Com este guia, você poderá aprender mais sobre as principais tendências dos últimos séculos e entender como elas estão relacionadas com os estilos contemporâneos. Do neoclássico ao gótico, do militar ao rebelde, é possível observar as características de cada look por meio de textos bem integrados com imagens antigas e atuais.
No livro, a autora também explica o impacto de materiais e técnicas na evolução do vestuário, além de trazer a história dos mais diversos tipos de trajes, do formal ao esportivo, de acessórios, cabelos e maquiagem usados por homens e mulheres do passado e que ainda inspiram visuais adotados atualmente.
Por fim, ele ainda conta com um capítulo especial para os principais estilistas e grifes da história.
4 – Fashionopolis: O Preço da Fast Fashion e o Futuro das Roupas
Infelizmente, este é um dos livros que está apenas em inglês, mas ele traz um estudo muito interessante da jornalista Dana Thomas.
Ela traz uma visão um pouco diferente da que estamos acostumados, pois faz uma avaliação sobre o impacto da moda “fast fashion” no mundo, seja pela quantidade de roupas feitas ao redor do mundo todos os anos (cerca de 80 bilhões, segundo a autora), ou pela exploração ao longo da história do trabalho, do meio ambiente e da propriedade intelectual nesta área.
Com base nisso, ela viajou por diversos países para trazer iniciativas de designers e empresas visionárias, que visam impulsionar a indústria em direção a um futuro mais positivo. Por exemplo, ao longo das páginas, ela destaca a recuperação do artesanato tradicional e o lançamento de tecnologias sustentáveis de ponta para produzir uma moda melhor para o planeta.
Entre algumas opções, Dana investiga fenômenos como a impressão 3D, o hiperlocalismo, a reciclagem e a criação de materiais em laboratório. Esta obra é especialmente interessante para designers, estudantes de moda e empreendedores.
5 – A Moda e Seu Papel Social: Classe, Gênero e Identidade das Roupas – Diana Crane
O livro de Diana Crane traz uma abordagem histórica sobre a transformação no uso da moda.
Ela explica como, ao longo da história, a função de indicar status social da moda foi gradativamente alterada nas sociedades contemporâneas para a de fator de construção da identidade do indivíduo.
Trata-se de uma importante ferramenta para os estudiosos da cultura, que encontrarão elementos para compreender os complexos mecanismos que definem a aprovação e a adoção de determinada aparência por membros de um grupo.
6 – História da Moda no Brasil: Das Influências às Autorreferências – Luís André do Prado e João Braga
Temos aqui uma obra indicada para todos que buscam um material mais aprofundado sobre a história da moda brasileira.
Sob a coordenação do jornalista e escritor Luís André do Prado e do professor de moda e escritor João Braga, o livro te permite percorrer a história de nosso país por meio das roupas, compondo um painel visual evolutivo dos movimentos estéticos, comportamentais e da criação de moda vivenciados no Brasil.
Podemos ver ao longo do volume todos os movimentos da moda ocorridos ao longo de mais de um século. Isso inclui, desde os tempos em que apenas reproduzíamos ou adaptávamos lançamentos de Paris até o período de criação da alta moda local. Além disso, ele passa pelo surgimento do prêt-à-porter nacional, pelos grupos de moda da década de 1980 até a consolidação das Semanas de Moda (como a São Paulo Fashion Week e a Rio Fashion), na primeira década do século XXI.
Destaca-se a rica apresentação gráfica, com mais de 400 imagens e os 127 depoimentos coletados de pessoas que vivenciaram essas diversas fases evolutivas e que nos possibilitam ter um relato histórico vivo.
Aprenda sobre ilustração de moda na ABRA
Já conhecia estes livros? Leu algum outro que lhe ajudou a aprimorar sua técnica? E para você que já gosta desta área ou mesmo busca se aperfeiçoar, o convidamos a conhecer nosso curso presencial de “Desenho de Moda“! Nele, você aprenderá os princípios básicos do desenho, como proporção, formas e ângulos, desenho de objetos, espaço negativo e geometria básica.
Passará pelo desenho da figura humana, estático e em movimento, além dos detalhes de rosto e cabelo, seguindo para o desenho estilizado da figura, roupas e acessórios, aplicando volume e textura e finalizando com o desenho planificado para confecção. O indicamos tanto para quem já trabalha na área, como para quem pretende ingressar no mundo da moda.
Acesse o link e saiba mais!
Autoria: Departamento de Pesquisa e Cultura ABRA