Existe uma pressão muito grande em cima do TCC, então antes mesmo de começar a fazê-lo já ficamos noites sem dormir pensando em qual será o resultado, por onde irei começar, sobre o que irei fazer, e tudo o que engloba esse trabalho. Calma, respira! O Trabalho de Conclusão de Curso não é nenhum bicho de sete cabeças, se você tiver o direcionamento certo.
A ABRA é pioneira em ministrar o curso de Design de Interiores, sendo uma escola muito renomada no mercado, pela sua competência na hora de formar profissionais da área. No decorrer dos 2 anos do curso Técnico em Design de Interiores, o aluno terá o auxilio do professor, que graças ao SEIA – Sistema de Ensino Individualizado ABRA, acompanha o seu ritmo e suas necessidades, para que ao final do primeiro ano, o aluno, já possa atuar na área como projetista, e ao final do segundo, apresentar seu TCC para atestar sua capacidade e autonomia para atuar como Designer de Interiores, mas para isso, ele precisa ter feito todos os componentes curriculares teóricos e também entregue todas as pesquisa de campo, sem mencionar a média mínima de 7,0 em todos os componentes do curso e, modéstia à parte, nossos resultados são sempre incríveis!
Nos dias 22 e 25 de Novembro de 2019, nossas alunas, Danielle Dávallos, Elisabete Dantas, Priscila Silva Sousa, Vani Papai e Angela Amaral, apresentaram seus trabalhos, cada um com uma proposta diferente, sempre visando à sustentabilidade e comodidade dos clientes. Veja um pouco sobre o TCC de cada uma dela:
A Dani escolheu fazer um projeto comercial para a empresa SITA, uma líder mundial em TI e comunicações em transportes aéreos, que está querendo modernizar seus escritórios para o estilo start up, a fim de propiciar novas idéias e fluir novos negócios. O projeto da Danielle foi feito para Sala de Descompressão do escritório do Rio de Janeiro, localizado no Edifício Rio Branco, no centro do Rio, e sua área de intervenção era de 72m², ela se inspirou em empresas como Google, Amazon e a própria SITA (em seus escritórios já reformados) para a realização de seu projeto e estilo contemporâneo, utilizou os seguintes materiais: Carpete, devido ao seu conforto acústico; Piso vinílico, para a área do café; Mesas de jogos, para a descontração da equipe; Puffs; Cadeira Branca, que acompanha mesa lateral; Plantas e Jardim vertical; Móvel em Marcenaria, para área do café; Mesas Bistrô altas, para criar um ambiente de conversas rápidas e refeições; Mesa de Recepção, em marcenaria e para a cor das paredes escolheu a tinta Coral Cinza Névoa. Parabéns Dani, você fez um ótimo trabalho! Confira a foto do projeto, abaixo:
Já a Elisabete escolheu fazer um projeto residencial para um casal de aposentados, que solicitaram uma TV grande, bom espaço entre os móveis, bastante lugar para seus convidados sentarem, um espaço adequado para guardar bicicletas e mais armários na área de serviço e cozinha. Pensando nisso, Elisabete, fez o projeto no estilo misto de contemporâneo com moderno, utilizando as cores cinza, nude com tons em azul, e os móveis foram escolhidos em madeiras para trazer um visual mais aconchegante, ampliou o ambiente integrando a sala de estar com a sala de jantar e a cozinha, mas sem atrapalhar o sossego da sala de TV, sofá com articulações em todos os assentos, também foram colocadas duas poltronas e uma luminária de chão, próxima à janela que dispõe de uma linda vista, e substituiu a iluminação por completo, usando lâmpadas de Led na cor amarela, remetendo mais uma vez ao conforto visual, os clientes optaram por um lustre pendente sob a mesa de jantar e os demais espaços compostos com lâmpadas e fitas de led. Parabéns, Elisabete, seu projeto ficou lindo! Confira abaixo a foto do projeto:
Priscila também optou por um projeto residencial, seus clientes foram um casal jovem que acabou de comprar o primeiro apartamento juntos, não tem filhos e por isso gostariam que o apartamento refletisse bem a personalidade dos dois; presam pela praticidade e apesar do espaço limitado de 34m² não abrem mão do conforto, e solicitaram uma decoração com personalidade e no estilo contemporâneo. Sendo assim, Priscila, criou algo sofisticado e moderno, na sala seguiu as cores da cozinha, por se tratar de ambientes abertos, mas optou por colocar toques em madeira e um sofá retrátil e de cor escura. Já a cozinha, por ser o cômodo preferido do casal, foi criado junto com o cliente, sendo delineado previamente com um modelo de armário amplo na cor azul petróleo e acessórios de cozinha em inox e casal levará eletrodoméstico e utensílios que já tinham. No banheiro, o revestimento ficou por conta da construtora, e por também ser um ambiente reduzido, optou por usar louças brancas e metais dourados e pretos, tornando o ambiente mais claro e sofisticado, sob o revestimento será colocado um papel de parede com fundo branco e folhas de bananeira. O quarto extra ficou com um estilo fácil de ser redecorado, caso venham a ter um bebê, com cores neutras e moveis funcionais. Para o quarto do casal, eles queriam algo tropical, por isso foi usado na marcenaria a cor preta e louro frejó e para a parede principal da cabeceira da cama utilizou o revestimento de tijolinho toscana com as demais paredes brancas. Parabéns, Priscila, você conseguiu transformar um ambiente vazio em um lar para o casal Facundini! Confira abaixo a foto do projeto:
Vani fez um projeto residencial para um casal jovem que está mudando de país, então o objetivo era criar uma casa habitável praticamente do zero, as solicitações que recebeu foram: modernização da casa, revisão e renovação de madeiramento do telhado e hidráulica, verificação de estrutura, reestruturação dos ambientes, 2 suítes, sala de estar e jantar integradas, cozinha reservada, muita iluminação natural, lavanderia, garagem e limpeza do jardim. Acabamentos claros, sem definição de material e reutilizar do que for possível. Como o espaço era limitado, precisou construir 2 banheiros em “L”, para melhor aproveitamento do espaço. Fez também um jardim de inverno, que foi criado por dois motivos: Atender à solicitação de iluminação natural e também ter como colocar janelas nos banheiros e no quarto, mas também serviu para um ambiente de leitura e sossego. A escolha de cores para os ambientes quem fez foram os clientes, e como não havia decoração inclusa no projeto, fez um projeto apenas como sugestão. Parabéns, Vani, o projeto ficou ótimo! Confira abaixo a foto do projeto:
Angela optou por fazer um projeto residencial, seu cliente, Carlos Eduardo é um homem de 52 anos, que se mudou recentemente para o apartamento, têm um filho adolescente de 15 anos, que passa alguns dias com ele e adoram assistir futebol juntos, além disso, Carlos gosta muito de música, aprecia bons vinhos, gosta de ler e não assiste muita TV. Pensando nisso, Angela, para trazer mais tranquilidade para o ambiente, foram colocadas algumas plantas espalhadas pela sala, as paredes foram pintadas de cores neutras para dar destaque a outros pontos do projeto, foi colocado um sofá simples mas elegante e aconchegante, poltronas e cadeiras todas nos tons amadeirados e couro, banquetas e puffs foram adicionados para possíveis convidados, uma TV de tela curva, para poder ser observada de vários ângulos diferentes, o violão foi colocado na parede para dar um ar mais descolado e um armário no canto da sala onde pode ser organizado os equipamentos de música. Foram adicionados armários na cozinha e lavanderia, aumento da bancada da pia e para garantir a luz natural que vem da janela da lavanderia e ao mesmo a ofuscar a visibilidade para a lavanderia, foi projetada uma porta de correr em mdf e vidro canelado, feita com a mesma tonalidade do armário da cozinha que é azul e detalhes madeira. Parabéns, Angela, você transformou o apartamento do Carlos Eduardo em um lar confortável e arrojado! Confira abaixo foto do projeto:
Você pode ver o depoimento de cada uma delas no vídeo abaixo:
A ABRA gostaria de parabenizar todas as nossas alunas pelos seus projetos, pelo carinho com que eles foram feitos e desejar um futuro muito próspero para todas vocês!
E você que está lendo essa matéria, ficou com vontade de se tornar uma Designer de Interiores também? Então não perca mais tempo, entre em contato com a gente pelo telefone +55 11 3881200 e tire todas as suas dúvidas com os nossos consultores educacionais.
Aqui você tem a garantia de um ótimo aprendizado, do seu jeito e no seu tempo! Com professores qualificados que estão prontos para te dar todas as dicas de como ingressar na área. Então faça como a Vani, Danielle, Angela, Elisabete e Priscila e faça ABRA, que o sucesso é garantido!