Ed Figueiredo
Membro atuante do corpo docente da ABRA – Academia Brasileira de Arte nas seguintes disciplinas:
Caipira de nascimento e paulistano por opção. Ed nasceu em Tupã, cidade do interior de São Paulo integrante da região Alta Paulista.
Em seus primeiros anos rodou bastante pelo interior de São Paulo, até se estabelecer em Ribeirão Preto, onde seu contato com a terra aumentou, brincadeiras de rua e a velha Pentax Spotmatic da família, com a qual arriscou seus primeiros clicks.
Cursou a Faculdade de História da Universidade Federal de Ouro Preto e possui Mestrado em Filosofia pela PUC-SP. Nessa pesquisa, desenvolveu estudos de Semiótica da Fotografia e investigou a hipótese de fotografias documentais serem mais eficientes no seu propósito de denúncia ou transformação social quanto maior for o grau de polissemia que atingirem, o que amplia seu caráter jornalístico inicial e as aproxima do universo da arte.
Durante os anos 90, foi professor de história do ensino básico, época em que também iniciou estudos mais criteriosos de fotografia.
Tem experiência como fotógrafo de eventos sociais e corporativos (casamentos, festas, congressos, entre outros) e na cobertura de eventos esportivos (montanhismo, voo livre, Rally dos Sertões, Stock Car, futebol profissional e atletismo) para mídias segmentadas, como a revista “Game Magazine”, os sites “Webventure” e “Webrun”, e a agência “Fotoarena”.
Atua também na cobertura de espetáculos artísticos de diversos gêneros, tendo trabalhado como produtor de fotografia e fotógrafo da programação do Sesc-SP.
Além da fotografia comercial, produz ensaios autorais de temas diversos, em linhas gerais com enfoque humano, estando ou não o próprio homem nas imagens.
Entre eles uma reportagem em preto e branco sobre o modo de vida e o trabalho no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais; uma cobertura fotográfica da desativação e demolição da Penitenciária do Carandiru, em São Paulo; e alguns ensaios de fotografia de rua realizados em centros urbanos do Brasil e do exterior.
Lecionou na Faculdade de História da UNIBAN. Como professor de fotografia, ministrou a disciplina de Fotojornalismo na Faculdade de Jornalismo da UNIBAN e diversas disciplinas técnicas e teóricas nos cursos livres e na Faculdade de Fotografia do SENAC-SP.
Participou como educador do projeto de inclusão “Escreve Beleza Brasil”, no qual deu aulas de fotografia em escolas públicas para alunos do ensino básico regular, EJA e deficientes visuais. Coordenou cursos e projetos interdisciplinares de fotografia para o Ensino Básico no Colégio Santa Cruz e na Escola Lumiar de Pedagogia Democrática. Ministrou aulas de fotografia e fotojornalismo na Escola Techimage e na escola e atelier de arte A Casa.
Atualmente leciona fotografia na ABRA – Academia Brasileira de Arte, no Ensino Básico da FIAP School e nos cursos de Pós-Graduação do Centro Técnico Templo da Arte. Desenvolve pesquisa teórica na área de Semiótica e Integra o coletivo fotográfico Flânerie24. O grupo, originado na ECA-USP em 2010, tem como tema um registro fotográfico da Rua Augusta e foi contemplado pela Lei Rouanet para a produção de livro e exposição fotográfica.
Portfólio
A Arte de Ensinar Arte
Visando os melhores resultados para os nossos alunos, criamos o programa A Arte de Ensinar Arte, no qual todos os integrantes de nosso corpo docente passam por um intenso treinamento para assimilação do SEIA – Sistema de Ensino Individualizado ABRA, garantindo que compreendam nossa filosofia e priorizem os interesses do aluno.
Portanto, a ABRA conta com professores bem preparados, tanto no aspecto de formação e experiência profissional, como também nos conceitos de aplicação da metodologia da escola.