Quando a criança começa a estudar arte desde cedo, suas potencialidades são estimuladas, e sua capacidade de buscar soluções criativas é ampliada, pois, sua imaginação e criatividade adquirem mais autonomia para enfrentar e solucionar os problemas do dia a dia. Em nossa mente todas as coisas são possíveis e a criatividade torna-se visível, funcional e útil para tudo aquilo o que, em princípio, era apenas uma ideia.
Através da arte são desenvolvidas habilidades, como expressão corporal, visão e pensamentos holísticos, percepção visual e auditiva, coordenação motora, autoconfiança e ampliação da comunicação e do conhecimento, facilitando o processo de sociabilidade. Por isso, quanto mais cedo os pequenos tiverem contato com manifestações e conteúdos artísticos, maiores serão as chances de desenvolverem aptidão e apreço por caminhos mais criativos de aprendizado.
A Arte atua na construção do senso crítico e potencializa a formação de indivíduos cada vez mais inovadores.
Entendendo esta importância, a Academia Brasileira de Arte desenvolveu um programa de curso utilizando como base o Desenho, a Pintura e as Experiências Tridimensionais, que visa ampliar o potencial criativo da criança através de projetos individuais e em grupo. A linha abordada no curso é embasada na História da Arte, relacionando-se aos principais movimentos artísticos, o que valoriza a essência de cada um no decorrer do processo, na busca de sua própria necessidade expressiva e psicológica, fatores que colaboram na estruturação da personalidade e no encontro de uma linguagem autêntica.
É indicado para crianças de 6 a 13 anos que queiram conhecer melhor o universo da produção artística ou ainda que necessitem aprofundar e/ou aprimorar seus conhecimentos.
Pré-requisitos: nenhum.
Alunos por Turma
Máximo de 12
Atendimento
Individualizado
Formato das Aulas
Presencial
Início do Curso
Imediato
Por que matricular o seu filho?
Formação Integral
Os cursos do Programa ABRA Kids e Teens visam a formação integral de seu filho, estimulando e aprimorando competências e habilidades que são fundamentais para o desenvolvimento equilibrado em todas as etapas de sua formação, pois, estudar arte desperta e potencializa as habilidades inatas que toda criança tem, ao mesmo tempo em que agrega valores éticos, sociais e artístico/culturais, fortalecendo a autoestima, a proatividade e o protagonismo da criança e do jovem.
Fundamentos Pedagógicos
O Programa ABRA Kids e Teens se fundamenta nas Teorias de Aprendizagem Cooperativa, que incluem a Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, Teoria Sociocultural de Vygotsky, a Epistemologia genética de Piaget, na Cognição Distribuída – focada na interação entre indivíduo, ambiente e artefatos culturais.
Nela, o conhecimento é compartilhado e distribuído, na Poética da Alma, na criação e interação durante o convívio social e na Teoria Construtivista de Bruner, através da qual o aprendiz é participante ativo no processo de aquisição de conhecimento.
A instrução está relacionada aos contextos e experiências pessoais, e o desenvolvimento da inteligência é determinado por ações mútuas entre o indivíduo e o meio, de modo dinâmico, lúdico, crítico e individualizado. Além disso, primamos pelo afeto e compreensão da liberdade criativa individual e pelo respeito entre os pares.
Ensino Individualizado
Durante o processo de ensino-aprendizagem o aluno conhece e aprende conceitos e técnicas que o auxiliam em seu processo criativo efetivamente, pois em cada aula há um tema norteador de forma a organizar a aprendizagem do aluno logicamente, somando a isso a importância de deixar que o aluno escolha o que deseja desenhar.
Isto permite ao professor uma análise acurada da necessidade interna de cada um para, em seguida, reforçar, estimular, ou desafiar com atividades direcionadas ou livres.
Outro aspecto importante é a experimentação de materiais diferentes, para aproximar o aluno da arte atual, da solução de problemas, da compreensão sobre os materiais e suas possibilidades técnicas, erros e acertos, incentivando ainda mais sua capacidade criativa para alcançar os objetivos desejados. Neste processo todos os resultados são valorizados.
O Fazer Artístico
As atividades artísticas funcionam como estímulos para o desenvolvimento cognitivo infantil, facilitando a aprendizagem formal que acontece na escola. Cada iniciativa representa um processo de reflexão e planejamento, que vai ficando mais complexo a cada nova etapa.
Mas, muito mais que rabiscos e desenhos, o fazer artístico se processa por atividades pré-determinadas – visando uma sequência lógica e facilitadora para a aprendizagem individual – além de estarem relacionadas ao pensamento objetivo e à adoção de uma postura crítica em relação à realidade. Esse processo estimula a criança a pensar sobre os assuntos vistos e aprendidos em seu dia a dia.
Custo Benefício
Levando em conta os benefícios que os pais terão ao verem seus filhos com mais segurança na linguagem artística, ampliação da comunicação, conhecimento sobre arte, praticidade e agilidade no encontro de soluções criativas para superar dificuldades, compreensão do trabalho em equipe e um possível caminho profissional, o investimento é bastante compensador.
São valores que a criança levará para a vida toda; tanto na estruturação da personalidade, quanto no aperfeiçoamento da sua formação pessoal.
Infraestrutura de Ponta
A ABRA dispõe de uma infraestrutura contemporânea, com ambientes artísticos e inspiradores, ideais para o desenvolvimento de novas gerações de mentes inovadoras, em qualquer àrea do conhecimento relacionado à Arte e ao Design.
Além disso, todas as nossas salas de aula e plataformas de ensino online contam com equipamentos e recursos de última geração, possibilitando uma experiência confortável e prazerosa, que de fato estimula a criatividade do aluno.
Nossos Professores
A ABRA conta com professores bem preparados, tanto no aspecto de formação e experiência profissional, como também nos conceitos de aplicação da metodologia da escola, passando por um intenso treinamento para assimilação do SEIA – Sistema de Ensino Individualizado ABRA, garantindo que compreendam nossa filosofia e priorizem os interesses e gostos da criança.
Material Didático Próprio
As Apostilas e Cadernos de Exercícios utilizados durante as aula são inteiramente desenvolvidos pela nossa equipe pedagógica.
Isso significa que seu filho(a) terá em mãos um material de apoio totalmente alinhado ao programa de curso e ao SEIA – Sistema de Ensino Individualizado ABRA, nosso método exclusivo.
Tudo em perfeita sincronia com a filosofia adotada pela escola.
Localização Privilegiada
Desde meados de 2019, o bairro Moema tornou-se ainda mais criativo!
A Academia Brasileira de Arte escolheu um bairro dinâmico e cultural para montar sua moderna unidade, localizada em um ponto estratégico da cidade.
Nossos alunos, independente de onde e como venham para a escola, encontram muita facilidade em chegar. Estamos a meio quarteirão da Avenida Ibirapuera e a 5 minutos de caminhada da estação Moema do metrô. Para quem vem de carro, contamos com estacionamento coberto e serviço de Valet.
MÓDULO ÚNICO
Conhecendo as Cores
- Registrando as Cores Primárias
- Criando Cores Secundárias
- Criando Cores Terciárias
- Desenhos Monocromáticos
- Variações na Luz
- Variação Tonal na Sombra
- Temperatura de Cores
- Vlamink e a Explosão de Calor
- O Colorido Artificial a Fantasia com Derain
Imitando os Grandes Mestres
- Observar e Reproduzir
- Conhecendo Aldemir Martins
- Matisse e Fauvismo
- O Surrealismo de Miró
- Escrevendo em Mirólez
- Pollock e o Expressionismo Abstrato
- Praticando o Action-painting
- Conhecendo Munch e seu Expressionismo
- Do Impressionismo ao Cubismo com Braque
Criando Arte
- Op Art – Composição com Círculos
- Mosaicando com Paul Klee
- Mosaicando com Portinari
- Criando meu Próprio Mosaico
- Matissando com Colagem
- Aprimorando a Técnica do Mosaico
Arte e Tecnologia - Pintura vs. Fotografia
- Como Surgiu a Fotografia?
- A Pintura e a Fotografia Unidas
- O que é Ressignificar?
- Praticando Intervenção Artística
- Cores Quentes ou Cores Frias?
- Fotomontagem com Elementos Semelhantes
- Fotomontagem com Elementos Diferentes
Experiências Tridimensionais
- Criando um Personagem 3D
- Passo 1: Desenhando o Personagem
- Passo 2: Modelando a Cabeça
- Passo 3: Modelando o Corpo
- Passo 4: Criando o Volume Corporal
- Passo 5: Caracterização
- Passo 6: Colorindo o Personagem
- O Poder do 3D nas Maquetes
- Criando a Maquete de uma Cidade
- Modificando o Sentido – Como eu acho que deveria ser?
- Passo 1: Modificando uma Obra de Arte (Releitura)
- Passo 2: Transformando um Objeto
Explorando e Variando
- Libertando ainda mais a Criatividade
- Criando uma Cerâmica como os Incas Faziam
- Pet com Material Reciclável
- Móbiles Criativos
- Papel Sobre Tela – Criando um Efeito 3D na Natureza
Nossos Professores
Resultado dos Alunos
Todo o nosso trabalho não teria sentido se não fosse pelo talento e dedicação de nossos alunos, que entendem a proposta da escola e se dedicam com afinco na busca de seus objetivos.
Em retribuição à todo esse empenho e, sabendo da dificuldade que os jovens artistas encontram para divulgar suas obras no início da carreira, a ABRA constantemente promove mostras e exposições, oferecendo uma oportunidade para que os alunos divulguem o resultado de seu trabalho.
veja + Trabalhos