Está planejando uma viagem e se preocupa com os resultados de suas fotos?
Calma, não se desespere, estamos aqui para te ajudar! Tanto com celular, quanto com máquina fotográfica, é possível obter ótimos resultados se você seguir alguns passos importantes na hora de fazer seus clicks. Vamos às dicas para você se dar bem e as suas fotografias se destacarem nas mídias sociais.
1- Se planeje!
Uma das dicas mais valiosas dessa lista é – Tente descobrir com antecedência o que você vai encontrar. É muito importante que você já tenha em mente os locais que irá fotografar, então estude para onde está indo e os locais mais bonitos; pesquise fotografias legais daqueles locais e leve como referência. Mas lembre-se, referencias são pontos de partida no desenvolvimento fotográfico, então, use-as para se inspirar e busque sempre um diferencial.
2- Estude as ferramentas que a sua câmera oferece.
É muito importante que você saiba sobre a máquina que tem em mãos, seja ela o seu celular ou uma câmera propriamente dita. Muitas vezes, achamos que só por termos uma boa câmera teremos um resultado fantástico, mas não é bem assim que funciona. Estude fotografia, estude o seu equipamento e conheça todas as possibilidades que ele te dá, assim, você terá ideias contando com o que a sua câmera é capaz de entregar. Isso evita que você caia em ciladas de tentativas e erros. O fato de podermos ver as imagens imediatamente depois de clicadas é ótimo, porém faz com que as pessoas insistam nas fotografias até se contentarem com o resultado, mas se você souber o que você quer com a sua imagem, já estará um passo a frente e ganhará bastante tempo.
3- Cuidado com o enquadramento.
Mesmo que você esteja em um lugar lindo, só isso não bastará na hora de fazer o enquadramento correto, por isso a importância de dominar a composição. Existem milhares de formas de se compor um imagem, mas para quem está começando é sempre bom fotografar com o grid de lei dos terços ligado na sua máquina, isso ajuda a entender melhor as perspectivas e posicionamento dos elementos de composição. Tome cuidado também com o foco, sempre verifique se está focando no que você deseja.
4- Tenha paciência.
Principalmente quando se está em lugares muito turísticos é preciso controlar a ansiedade de já sair fotografando tudo. Nestes lugares, vale a pena ter um pouco mais de paciência e esperar os locais derem uma esvaziada ou achar um cantinho mais isolado que renda fotografias exclusivas. Sinta o local, a atmosfera que ele representa certamente irá te inspirar para um resultado diferenciado.
5- Guarde sua câmera em um lugar seguro.
Pode parecer meio óbvio, mas muitas vezes as pessoas acabam se descuidando e deixando a câmera em lugares vulneráveis, assim acabam sendo furtadas e estragando o restante da viagem.
6- Não se esqueça de levar cartões de memória e baterias extras.
Preste bastante atenção nisso, pois dependendo do lugar que você for ficar é bem difícil achar esse esses itens; às vezes, nem tomada tem! Então é sempre bom se prevenir, principalmente quando for fazer uma viagem com passeio de dia inteiro. É muito importante ter uma bateria e um cartão de memória a mais, para não correr o risco de ficar sem espaço ou bateria no final do dia!
7- Pau-de-selfie e Tripé
Essa é uma dica especial para quem vai viajar sozinho! O pau-de-selfie, apesar de estar mal falado devido ao seu uso frequente, é o melhor amigo do viajante/fotografo solo, ele irá facilitar muito a sua vida, assim como um tripé leve que pode te possibilitar ótimas fotos noturnas de longa exposição entre outras possibilidades.
8- Tome cuidado com os horários!
Pode parecer uma boa ideia sair para tirar lindas fotos quando o sol está a pino (por volta das 11-14horas), mas esse sol muito forte irá criar sombras de pouco volume em suas fotografias além de ser mais difícil compensar a exposição entre planos. O ideal é sempre aproveitar o sol da manhã e final de tarde, o fato da luz estar mais angular, garante volume e cores mais interessantes nas fotografias – são as chamadas Golden hour.
9- Converse com as pessoas locais.
Se aproximar de pessoas locais para bater papo é sempre uma boa ideia. Além de fazer novas amizades e se aprofundar na cultura do local, você pode descolar dicas valiosas que as vezes não estava no roteiro e te render fotos diferenciadas.
10- Divirta-se!
Esse é o item mais importante dessa lista e da sua viagem, não se esquecer de se divertir! No final das contas, o que vale a viagem são suas memórias, as fotos são lembranças do momento que você viveu.
Então essas foram as nossas dicas para que sua viagem renda ótimas fotografias!
Vale lembrar que a fotografia é um campo muito amplo de estudo e para quem quer seguir nessa “estrada” começar adquirindo bases técnicas é o melhor caminho.
Conheça mais sobre nosso curso de fotografia no link:
E boa viagem!