fbpx

É praticamente impossível que algum idoso, adulto ou criança não tenha, em algum momento, visto e se emocionado com alguma produção da Walt Disney. Trata-se de uma das produtoras mais icônicas do mundo, que em 2023 está completando seu primeiro século de vida.

Eles iniciaram as festividades (que certamente serão grandiosas) com um emocionante vídeo, mostrando um pouco de tudo o que já fizeram ao longo do último século. Atualmente, eles vão muito além das animações, estando presentes em inúmeras esferas do entretenimento. O que faremos hoje é trazer alguns fatos e curiosidades que envolvem a companhia.

1 – A Walt Disney não tem este nome desde o início 

A imagem da Walt Disney está intimamente associada ao próprio Walt Disney, mas o que muitos podem não saber é que ele não fundou a companhia sozinho, e nem mesmo nomeou-a por conta própria.

Originalmente, a empresa se chamava “Disney Brothers Animation Studios” e foi fundada por Walt Disney e seu irmão Roy Disney. O “Walt Disney Studios” foi o primeiro a adotar esse nome, mas, até então, a companhia era conhecida simplesmente como “Disney”.

Os irmãos Disney: Walt (esquerda) e Roy (direita)

A mudança ocorreu em 1966, quando Walt Disney, na época CEO da empresa, faleceu devido a um câncer de pulmão. Roy Disney assumiu e renomeou o parque Disney World para “Walt Disney World”, uma ação que se estenderia a todas as divisões da produtora, até chegar ao “The Walt Disney Company” de hoje.

2 – Filmes financiados pelo governo estadunidense durante a segunda guerra 

Entre algumas das histórias que circulam pela internet, encontramos várias relacionadas a Walt Disney. Seja por um conteúdo de gosto duvidoso ou por possíveis mensagens subliminares, a produtora é um prato cheio para aqueles que adoram teorias da conspiração.

No entanto, parte desse mito deriva de animações que eles produziram durante a Segunda Guerra Mundial, a pedido do governo dos EUA. Esses vídeos eram destinados a fins de propaganda e treinamento militar. Eles chamavam a atenção devido ao seu conteúdo explícito e extremamente violento para desenhos animados.

Em 1942, 90% dos seus 550 funcionários estavam trabalhando em filmes relacionados à guerra. Filmes como “A Vitória Pela Força Aérea” e o curta “Educação para a Morte” (ambos de 1943) foram produzidos para aumentar o apoio público aos esforços de guerra.

Também tivemos casos mais diretos, com os próprios personagens da Disney protagonizando essas produções. Por exemplo, o Pato Donald apareceu em uma série de curtas cômicos de guerra, incluindo o vencedor do Oscar de melhor curta-metragem de animação, “Der Fuehrer’s Face” (também de 1943).

Der Fuehrer's Face (Short 1942) - Plot - IMDb

3 – Eles fundaram um time de hóquei no gelo 

Um clássico dos anos 90 é o filme “Nós Somos os Campeões”, que em inglês é chamado “The Mighty Ducks”. Foi justamente esse nome que a companhia escolheu para um time que fundou um ano após o lançamento do filme, em 1993: os “Mighty Ducks of Anaheim”.

O filme que deu origem ao time

A Disney manteve a propriedade do time até 2005, quando o vendeu para Henry e Susan Samueli, que renomearam a equipe para Anaheim Ducks antes da temporada 2006-07. Ironicamente, foi nesse primeiro ano sem a presença da Disney que eles conquistaram sua única Stanley Cup, o título da NHL.

4 – Quatro das cinco maiores bilheterias de animação da história do cinema, são da Walt Disney 

O grande carro-chefe da Walt Disney sempre foram as animações, e não é surpreendente que ela esteja entre as de maior sucesso da história do cinema. Entre as cinco primeiras, apenas a franquia “Meu Malvado Favorito” conseguiu competir em seu domínio.

Frozen 2, a maior bilheteria da história

Confiram a lista das maiores arrecadações: 

  1. Frozen 2: 1,45 bilhões de dólares; 
  2. Frozen – Uma Aventura Congelante: 1,27 bilhões de dólares; 
  3. Minions: 1,08 bilhões de dólares;
  4. Toy Story 3: 1,06 bilhões de dólares; 
  5. O Rei Leão: 987,4 milhões de dólares. 

A se destacar na lista O Rei Leão, pois é o único da lista (e até dos 10 primeiros) a não ser feito via computação gráfica. Além disso, também é o único do século passado, do ano de 1994.

5 – Algumas das principais aquisições da Walt Disney 

Ao longo deste século de existência, a Walt Disney fez algumas aquisições impactantes para a indústria do entretenimento. Se destacarmos as principais, temos:

  • Os Muppets e o Urso na Casa Azul da The Jim Henson Company em 2004Juntos, eles deram origem à divisão “The Muppets Studio, LLC” da companhia.
  • Pixar Animation Studios em 2007Um fato interessante é que, por conta dessa aquisição, Steve Jobs se tornou o maior acionista individual da Walt Disney, detendo 7%.
  • Marvel Entertainment, Inc. Em 2009Contrariamente ao que muitos podem pensar, o Universo Cinematográfico da Marvel (MCU) começou um ano antes, com os filmes do Homem de Ferro e Hulk, ainda sem a interferência da Disney.
  • Lucasfilm em 2012Desde sua aquisição, a franquia Star Wars foi revitalizada e expandida, o que tem gerado controvérsias entre os fãs, que questionam os rumos que a saga tem tomado.
  • 21st Century FoxTodas as produções com a marca Fox passaram ao controle da Walt Disney. É interessante notar que boa parte delas é direcionada ao público adulto, o que levou a empresa a mantê-las separadas das produções voltadas para o público infantil, inclusive nos serviços de streaming.

A Disney também tem uma situação curiosa envolvendo a Nickelodeon (da Paramount). Ela adquiriu o desenho “Doug” da Jumbo Pictures, criado por Jim Jinkins, uma vez que a Nick não quis renovar o contrato para a produção de novas temporadas.

Os episódios desta “primeira fase” podem ser considerados perdidos atualmente, já que a Nickelodeon não possui os direitos para exibi-los, e a Disney também não detém esses direitos.

Estimule a criatividade das crianças com a ABRA

A Disney, ao longo de sua história, é fonte de inspiração e estímulo à criatividade das crianças. Muitas começam a querer pintar seus personagens favoritos da companhia ou até mesmo criar seus próprios. E pensando justamente em estimular este viés artístico que a ABRA desenvolveu o curso presencial “Quadrinhos e Mangá Junior“.

Ele foi pensado para aquelas crianças que já tem familiaridade com o universo dos quadrinhos ou mesmo para aquelas que estão adentrando nele. Ao longo do curso, ela poderá desenvolver sua técnica de desenho e até mesmo criar o roteiro de sua própria história!

Conheça agora mesmo os benefícios e metodologia dos cursos e faça a matrícula para seu filho agora mesmo!

×

Curioso(a) para desvendar os segredos da Inteligência Artística? Nosso e-book exclusivo, "EXPLORANDO O MUNDO DA IA - INTELIGÊNCIA ARTÍSTICA," está repleto de insights e conhecimentos profundos sobre como a IA está transformando o cenário artístico.

Queremos compartilhar esse tesouro de informações com você!

Basta preencher o formulário abaixo para baixar o e-book e começar a jornada de descoberta:

Mas espere, há mais! Além de receber seu e-book, convidamos você a mergulhar em nossos cursos que abrangem a interseção empolgante entre a criatividade e a IA. Prepare-se para expandir seus horizontes e criar de maneira inovadora.

Não perca a oportunidade de explorar a IA e suas possibilidades artísticas. Preencha o formulário e desbloqueie o acesso ao e-book e ao mundo de criatividade que o espera!

×

Regulamento da Campanha – ABRA.ia – Inteligência Artística

ABRA IA – Inteligência Artística

Em uma era digital mergulhe na sua criatividade
Período 01/08/2023 até 30/09/2023

 

1. Bolsas de estudo integrais para indicações:

Os participantes que comprarem um curso presencial e indicarem outra pessoa que também efetuar a compra de um curso presencial serão elegíveis para receber uma bolsa de estudo integral para um curso rápido de sua escolha de acordo com disponibilidade de vagas e datas de início.
Tanto o participante que realizou a indicação quanto o indicado à bolsa de estudo. A bolsa de estudos será concedida após a confirmação do pagamento e matrícula dos dois participantes indicados. Os ganhadores receberão um comunicado da escola informando a disponibilidade da bolsa, assim como os cursos disponíveis e datas de início para a escolha. 

 

2. Compre e Leve: curso de História da Arte online:

Os participantes que adquirirem o Kit de material da ABRA terão como brinde um curso online de História da Arte. O curso online será disponibilizado em até 3 dias úteis após a confirmação do pagamento do Kit de material, a) caso a aquisição seja de um curso de história da arte, deve ser oferecido outro curso equivalente.

 

3. Desconto de 60% em todos os cursos online:

Durante o período da campanha, todos os cursos online terão um desconto de 60% sobre o valor regular.Os participantes poderão se inscrever em quantos cursos online desejarem com o
desconto aplicado. 

 

4. Compre um curso e ganhe outro:

Os 200 primeiros participantes que adquirirem cursos online, terão como brinde acesso a um segundo curso à sua escolha que deverá seguir alguns critérios que são: a) é limitado a 1 curso por pessoa b) a campanha se estenderá até atingir o número de pessoas da estipulado, não tendo prazo definido para encerramento c) caso no período de 60 dias correspondentes a campanha não atinja a quantidade de 200 participantes todos que adquiriram serão contemplados d) é de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha e) a ABRA não se responsabiliza com a perda de informações enviadas f) o participante que não enviar a opção de curso até a data estabelecida terá seu benefício cancelado. g) o e-mail solicitando a escolha do seu próximo curso será enviado em até 7 dias úteis após a confirmação do pagamento do primeiro curso, através do e-mail disponibilizado na hora da compra h)O acesso ao segundo curso só será disponibilizado após o envio da escolha do curso que siga os critérios descritos neste parágrafo. i) o
prazo para receber o acesso dos cursos é 30/09/2023 j) lista com todos os ganhadores será disponibilizada apenas no fim da campanha. É de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha. O prazo de resgate da oferta é de 60 dias.

 

5. Bolsa integral de curso online para ação social:

A cada curso presencial adquirido, a ABRA vai disponibilizar uma bolsa integral do curso online História da Arte para um aluno matriculado na rede estadual de ensino médio. A seleção dos alunos beneficiados será realizada em parceria com instituições de educação parceiras. As bolsas serão disponibilizadas ao final da campanha para a instituição de ensino escolhida.