Enviando Formulário...

Além de ser uma forma de expressão, comunicação e satisfação pessoal, o desenho também pode ser praticado como atividade profissional, pois, existem dezenas de profissões ligadas, de alguma forma, ao desenho.

Neste artigo enumeramos as 27 principais profissões que têm como base o desenho:

 

1 - Arquiteto

Desenvolve projetos para a construção de residências, comércio e espaços públicos, propondo soluções que vão de encontro às necessidades dos usuários. Acompanha a obra desde o início até a finalização, lidando com toda a equipe de profissionais envolvidos. Pode lecionar em escola de cursos livre e técnicos.

2 - Artista Plástico

Desenvolve trabalhos artísticos com diversos materiais e meios. Participa de mostras em galerias, exposições, concursos e salões de arte, onde comercializa suas obras. Pode ter um Atelier próprio. Leciona em escolas

3 - Caricaturista

Trabalha em eventos, faz caricatura para revistas, jornais, livros, etc. Leciona em escolas de cursos livres.

4 - Cartunista

Faz cartuns, (piadas políticas e sociais ilustradas), tiras para jornais, ilustrações humorísticas, participa de concursos, etc. Pode lecionar em escolas de cursos livres.

5 - Designer Gráfico

Planeja impressos, cria logomarca, sites, folhetos, catálogos, identidade visual, cartão de visitas, acompanha serviços gráficos. Pode trabalhar em agências de propaganda, editoras, gráficas, montar seu próprio estúdio ou atuar como autônomo.

6 - Designer de Interiores

Esse profissional planeja e organiza os espaços, escolhendo e combinando os diversos elementos de um ambiente. Estabelece relações estéticas e funcionais, em relação ao que se pretende produzir, harmoniza em um determinado espaço, móveis, objetos e acessórios, como cortinas e tapetes, procurando conciliar conforto, praticidade e beleza. Escolhe as cores, materiais, acabamentos e iluminação, utilizando tudo de acordo com o ambiente e adequando o projeto às necessidades, ao gosto e à disponibilidade financeira do cliente.

7 - Desenhista Cadista

Trabalha como autônomo ou em escritórios de arquitetura ou engenharia. Em geral sua tarefa é desenhar, em programas como o AutoCAD, plantas, cortes, detalhamentos, peças mecânicas, etc., a partir de esboços de projetos desenvolvidos por profissionais, como o Arquiteto, Projetista, entre outros.

8 - Costureira

Esse profissional é quem desenvolve a peça. É ele quem prepara e cria as amostras de costura, trabalha na montagem dos vestuários, projeta e modela as confecções, unindo os tecidos até que a peça esteja finalizada. As costureiras são quem garantem aos consumidores finais peças de qualidade e estilo. De nada adianta comprar roupas de uma grande grife se as suas costureiras não são de qualidade. Provavelmente suas peças irão durar pouco e o seu investimento não valerá a pena.

9 - Designer Têxtil

Esse profissional, muito criativo, é o principal responsável por elaborar e aplicar estampas em tecidos, madeiras, palhas, e outras superfícies utilizadas no mundo da moda. É ele quem estuda as principais tendências, as principais técnicas – pintura, ilustração, tipografia, fotografia, design e manipulação de imagens – e as principais superfícies para enfim criar estampas incríveis para os estilistas, lojas e empresas de moda.

10 - Desenhista Artístico

Profissional com formação artística, conhecimento de design e história da arte, pode atuar como desenhista, ilustrador, pintor e orientador em cursos livres.

11 - Designer Automotivo

Profissional com grande domínio técnico e conhecimento de modelo e design de veículos. Pode atuar em empresas ligadas ao setor ou de forma autônoma.

12 - Designer de Joias

Esse artista tem formação em Design, direcionado à criação de joias e bijuterias finas.

13 - Designer de Produto

Profissional com formação em Design, mas também com conhecimento sobre arte em geral, desenvolve projetos para a criação de novos produtos, tais como utensílios domésticos, luminárias, móveis, veículos, projetos gráficos, entre outros, desde a sua concepção até o produto final, sempre levando em conta as necessidades do usuário, os aspectos ergonômicos, uso racional de recursos naturais, o meio ambiente, etc. Pode lecionar.

14 - Designer de Embalagem

Profissional com formação em Design, especializado na criação e desenvolvimento de embalagens para os mais variados fins.

15 - Designer de Móveis 

Desenvolve projetos para a fabricação de mobiliário para os mais diversos fins, para a indústria moveleira ou para uso exclusivo.

16 - Desenhista de Construção Civil 

Desenvolve plantas e cortes executivos para as mais diversas etapas da área da construção civil, sob a supervisão do engenheiro e do arquiteto.

17 - Desenhista Projetista

Projeta peças, máquinas e acessórios as serem executados pela indústria.

18 - Estilista 

Elabora trajes para as mais diversas finalidades. Promove desfiles. Presta Assessoria a clientes e empresários. Elabora editoriais para revistas de moda, etc.

19 - Artista Urbano (Street Designer)

Profissional com formação em desenho e arte, desenvolve obras sobre os mais diversos suportes e materiais, como graffiti, capacetes, veículos, espaços públicos, telas, shapes para Skate, entre outros.

20 - Ilustrador Manual 

Colocamos como Ilustrador manual aquele profissional que faz ilustrações para diversas finalidades, sem o auxílio do computador. Pode ser instrutor em escolas.

21 - Ilustrador Digital

Mesmo profissional citado acima, porém, além fazer ilustrações manuais, também utiliza recursos digitais e produz ilustrações no computador.

22 - Maquetista

Elabora maquetes para prédios comerciais e residenciais. Embora esse profissional trabalhe com a terceira dimensão, sua base, em geral é o desenho industrial.

23 - Paisagista

Desenvolve projetos de paisagismo para casas, edifícios e espaços públicos, definindo os tipos de plantas, estilo de jardim, iluminação, manutenção, entre outros.

24 - Professor de Artes

Profissional com formação em várias atividades da arte e/ou do design ou numa atividade específica. Dependendo do nível de formação, pode lecionar em faculdades, escolas técnicas, cursos livres ou em atelier próprio.

25 - Quadrinista

Profissional que elabora campanhas e ilustrações para produtos destinados ao público infantil, jovem ou adulto; cria e desenvolve histórias em quadrinhos, charge, cartoons, etc.

26 - Tatuador

O desenho é fundamental na atividade desse profissional que desenha e pinta diretamente sobre a pele.

27 - Web Designer

Esse profissional do mundo virtual desenvolve a programação de web sites. Embora não trabalhe diretamente com desenho, esse conhecimento é importante no desenvolvimento do seu trabalho, pois atua diretamente com profissionais de criação.

Laerte Galesso – Diretor e Professor de Artes

 

×

Curioso(a) para desvendar os segredos da Inteligência Artística? Nosso e-book exclusivo, "EXPLORANDO O MUNDO DA IA - INTELIGÊNCIA ARTÍSTICA," está repleto de insights e conhecimentos profundos sobre como a IA está transformando o cenário artístico.

Queremos compartilhar esse tesouro de informações com você!

Basta preencher o formulário abaixo para baixar o e-book e começar a jornada de descoberta:

Mas espere, há mais! Além de receber seu e-book, convidamos você a mergulhar em nossos cursos que abrangem a interseção empolgante entre a criatividade e a IA. Prepare-se para expandir seus horizontes e criar de maneira inovadora.

Não perca a oportunidade de explorar a IA e suas possibilidades artísticas. Preencha o formulário e desbloqueie o acesso ao e-book e ao mundo de criatividade que o espera!

×

Regulamento da Campanha – ABRA.ia – Inteligência Artística

ABRA IA – Inteligência Artística

Em uma era digital mergulhe na sua criatividade
Período 01/08/2023 até 30/09/2023

 

1. Bolsas de estudo integrais para indicações:

Os participantes que comprarem um curso presencial e indicarem outra pessoa que também efetuar a compra de um curso presencial serão elegíveis para receber uma bolsa de estudo integral para um curso rápido de sua escolha de acordo com disponibilidade de vagas e datas de início.
Tanto o participante que realizou a indicação quanto o indicado à bolsa de estudo. A bolsa de estudos será concedida após a confirmação do pagamento e matrícula dos dois participantes indicados. Os ganhadores receberão um comunicado da escola informando a disponibilidade da bolsa, assim como os cursos disponíveis e datas de início para a escolha. 

 

2. Compre e Leve: curso de História da Arte online:

Os participantes que adquirirem o Kit de material da ABRA terão como brinde um curso online de História da Arte. O curso online será disponibilizado em até 3 dias úteis após a confirmação do pagamento do Kit de material, a) caso a aquisição seja de um curso de história da arte, deve ser oferecido outro curso equivalente.

 

3. Desconto de 60% em todos os cursos online:

Durante o período da campanha, todos os cursos online terão um desconto de 60% sobre o valor regular.Os participantes poderão se inscrever em quantos cursos online desejarem com o
desconto aplicado. 

 

4. Compre um curso e ganhe outro:

Os 200 primeiros participantes que adquirirem cursos online, terão como brinde acesso a um segundo curso à sua escolha que deverá seguir alguns critérios que são: a) é limitado a 1 curso por pessoa b) a campanha se estenderá até atingir o número de pessoas da estipulado, não tendo prazo definido para encerramento c) caso no período de 60 dias correspondentes a campanha não atinja a quantidade de 200 participantes todos que adquiriram serão contemplados d) é de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha e) a ABRA não se responsabiliza com a perda de informações enviadas f) o participante que não enviar a opção de curso até a data estabelecida terá seu benefício cancelado. g) o e-mail solicitando a escolha do seu próximo curso será enviado em até 7 dias úteis após a confirmação do pagamento do primeiro curso, através do e-mail disponibilizado na hora da compra h)O acesso ao segundo curso só será disponibilizado após o envio da escolha do curso que siga os critérios descritos neste parágrafo. i) o
prazo para receber o acesso dos cursos é 30/09/2023 j) lista com todos os ganhadores será disponibilizada apenas no fim da campanha. É de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha. O prazo de resgate da oferta é de 60 dias.

 

5. Bolsa integral de curso online para ação social:

A cada curso presencial adquirido, a ABRA vai disponibilizar uma bolsa integral do curso online História da Arte para um aluno matriculado na rede estadual de ensino médio. A seleção dos alunos beneficiados será realizada em parceria com instituições de educação parceiras. As bolsas serão disponibilizadas ao final da campanha para a instituição de ensino escolhida.