Enviando Formulário...

Histórias em quadrinhos podemos dizer que são uma diversão sem limite de idade, mas elas têm um valor especial para as crianças. Isso porque em muitos casos são o primeiro contato delas com a leitura e isso é algo mais importante do que muitos pais imaginam. Hoje vamos trazer 5 motivos pelos quais os pais devem incentivar os filhos a lerem mais HQs 

1 – Histórias em quadrinhos como facilitador na alfabetização 

As HQs são de modo geral uma narrativa que junta o lado escrito com imagens, diferente dos livros que trazem apenas os textos. Como a criança ainda está no processo de alfabetização, ainda conhecendo as palavras, o fato das figuras trazerem o que está acontecendo ali, ajuda no processo de dedução delas. 

Juntamente com a dedução vem a associação, em que a criança passa a ligar determinada palavra ao seu objeto correspondente, de forma muito mais simples do que faria se fosse apenas um texto escrito. Por fim é importante destacar que a própria curiosidade dela em entender o que está acontecendo através dos balões, será um incentivo a mais para que ela queira aprender a ler. 

2 – Ajuda na formação do leitor 

A ideia no processo de formação do leitor (que futuramente servirá para todo tipo de leitura, inclusive notícias) é que ele seja capaz de ler, compreender e interagir com a leitura. Tal definição inclusive faz parte dos parâmetros curriculares nacionais (PCN). 

Os quadrinhos trazem isso para alguém que ainda não domina a leitura e escrita do alfabeto de outras formas. Por exemplo: as imagens, expressões dos personagens, onomatopeias, metáforas visuais, fazem com que a criança consiga ter uma interpretação bem satisfatória daquilo que está lendo.  

3 – Estimular a leitura de imagens 

Essa é uma competência importante desde sempre, mas especialmente nos dias de hoje em que a comunicação através de imagens é cada vez mais frequente. Afinal, elas têm um modo próprio de serem “lidas”, muitas vezes fazendo referências, se usando do simbolismo, entre outras coisas. 

Além disso, o próprio estilo dos quadrinhos (a arte sequencial), estimula também a imaginação, pois a criança precisa fazer mentalmente a passagem entre cada quadro. Isso ajuda a desenvolver diferentes habilidades de leitura, possibilitando a ela compreender sequências de figuras como vemos em murais em igrejas, em exposições históricas etc. 

4 – Facilitar o entendimento de recursos linguísticos

As histórias em quadrinhos fazem uso de diversos recursos linguísticos que vemos ao longo de nossa vida. Por exemplo: temos a ironia, metáfora, hipérbole, antítese, entre outros. Só que ao invés de termos eles apenas escritos, lá temos o auxílio de imagens para elucidar melhor a ideia. 

Isso é especialmente importante para fazer da criança um leitor mais versátil e que não levará tudo ao pé da letra. Ou seja, será capaz de ler um texto irônico e entender que ele se vale de recursos linguísticos para trazer uma crítica ou mesmo uma variação narrativa, no caso de histórias de ficção. 

5 – Histórias em quadrinhos auxiliam no interesse pela arte 

O próprio caráter lúdico de muitas HQs, com muitas cores fortes e aquelas com traços mais simples (no caso das voltadas para o público infantil), trazem o interesse da criança pela arte e o desenho. Além da familiaridade, como aqueles desenhos são simpáticos à criança, faz com que ela queira representá-los também quando vai fazer uma atividade artística. 

Para além do desenho, podemos observar também a questão da pintura, em que a criança se sente mais atraída quando lhe oferecem a chance de pintar seus personagens favoritos. Juntamente com isso, incentiva a capacidade criativa dela. A razão é que ela não apenas tenta imitar as cores do personagem, mas sim colocar sua própria visão artística em relação a ele. 

Cursos de arte para crianças na ABRA

A ABRA tem uma série de cursos de artes voltados para crianças. Conheça agora mesmo o curso de Quadrinhos e Mangá Jr e faça a matrícula agora mesmo!

 

×

Curioso(a) para desvendar os segredos da Inteligência Artística? Nosso e-book exclusivo, "EXPLORANDO O MUNDO DA IA - INTELIGÊNCIA ARTÍSTICA," está repleto de insights e conhecimentos profundos sobre como a IA está transformando o cenário artístico.

Queremos compartilhar esse tesouro de informações com você!

Basta preencher o formulário abaixo para baixar o e-book e começar a jornada de descoberta:

Mas espere, há mais! Além de receber seu e-book, convidamos você a mergulhar em nossos cursos que abrangem a interseção empolgante entre a criatividade e a IA. Prepare-se para expandir seus horizontes e criar de maneira inovadora.

Não perca a oportunidade de explorar a IA e suas possibilidades artísticas. Preencha o formulário e desbloqueie o acesso ao e-book e ao mundo de criatividade que o espera!

×

Regulamento da Campanha – ABRA.ia – Inteligência Artística

ABRA IA – Inteligência Artística

Em uma era digital mergulhe na sua criatividade
Período 01/08/2023 até 30/09/2023

 

1. Bolsas de estudo integrais para indicações:

Os participantes que comprarem um curso presencial e indicarem outra pessoa que também efetuar a compra de um curso presencial serão elegíveis para receber uma bolsa de estudo integral para um curso rápido de sua escolha de acordo com disponibilidade de vagas e datas de início.
Tanto o participante que realizou a indicação quanto o indicado à bolsa de estudo. A bolsa de estudos será concedida após a confirmação do pagamento e matrícula dos dois participantes indicados. Os ganhadores receberão um comunicado da escola informando a disponibilidade da bolsa, assim como os cursos disponíveis e datas de início para a escolha. 

 

2. Compre e Leve: curso de História da Arte online:

Os participantes que adquirirem o Kit de material da ABRA terão como brinde um curso online de História da Arte. O curso online será disponibilizado em até 3 dias úteis após a confirmação do pagamento do Kit de material, a) caso a aquisição seja de um curso de história da arte, deve ser oferecido outro curso equivalente.

 

3. Desconto de 60% em todos os cursos online:

Durante o período da campanha, todos os cursos online terão um desconto de 60% sobre o valor regular.Os participantes poderão se inscrever em quantos cursos online desejarem com o
desconto aplicado. 

 

4. Compre um curso e ganhe outro:

Os 200 primeiros participantes que adquirirem cursos online, terão como brinde acesso a um segundo curso à sua escolha que deverá seguir alguns critérios que são: a) é limitado a 1 curso por pessoa b) a campanha se estenderá até atingir o número de pessoas da estipulado, não tendo prazo definido para encerramento c) caso no período de 60 dias correspondentes a campanha não atinja a quantidade de 200 participantes todos que adquiriram serão contemplados d) é de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha e) a ABRA não se responsabiliza com a perda de informações enviadas f) o participante que não enviar a opção de curso até a data estabelecida terá seu benefício cancelado. g) o e-mail solicitando a escolha do seu próximo curso será enviado em até 7 dias úteis após a confirmação do pagamento do primeiro curso, através do e-mail disponibilizado na hora da compra h)O acesso ao segundo curso só será disponibilizado após o envio da escolha do curso que siga os critérios descritos neste parágrafo. i) o
prazo para receber o acesso dos cursos é 30/09/2023 j) lista com todos os ganhadores será disponibilizada apenas no fim da campanha. É de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha. O prazo de resgate da oferta é de 60 dias.

 

5. Bolsa integral de curso online para ação social:

A cada curso presencial adquirido, a ABRA vai disponibilizar uma bolsa integral do curso online História da Arte para um aluno matriculado na rede estadual de ensino médio. A seleção dos alunos beneficiados será realizada em parceria com instituições de educação parceiras. As bolsas serão disponibilizadas ao final da campanha para a instituição de ensino escolhida.