Alexandre Pavão: o sucesso do estilista que sai do convencional Academia Brasileira de Arte -

Enviando Formulário...

A moda vai além da simples criação de peças de vestuário; ela também se trata de quebrar regras. Ao longo da história, temos muitos exemplos de estilistas que ousaram desafiar as normas estabelecidas. Atualmente, no Brasil, destaca-se Alexandre Pavão, cujas peças de design único têm chamado a atenção.

Hoje, vamos falar um pouco sobre como essa forma de ver a moda fez com que ele caísse nas graças de diversas celebridades do país e se tornasse um dos estilistas de maior sucesso atualmente.

Alexandre Pavão: o jovem na moda 

Apesar da marca de Alexandre Pavão ter ficado conhecida apenas durante a pandemia, ela já existia desde 2006. Natural de Marília, ele ainda estava no ensino médio quando customizava camisetas, móveis e bolsas ao lado de sua mãe.

Posteriormente ele começou a estudar no Senai em um curso técnico de calçados e acessórios. Foi quando suas ideias começaram de fato a tomar forma. Em 2010, segundo a FFW, um dos professores de Alexandre Pavão tinha um ateliê de bolsas e começou a desenhar algumas peças para que ele reproduzisse. Dessa forma, os dois começaram a produzir juntos em pequena escala.

Cinco anos depois, ele resolveu se mudar para a capital, para tentar levar adiante sua marca. Contudo, na época Alexandre Pavão trabalhava em outra empresa como designer de produto, para poder se manter.

O sucesso a partir da Anitta 

A cantora teve um papel fundamental no sucesso de Alexandre Pavão, pois ela utilizou durante seis meses um cinto feito por ele. O simples fato de ela o estar usando, começou a interessar outras pessoas, que queriam saber quem era o estilista por trás daquela criação. 

Anitta: o cinto que ajudou a impulsionar a carreira de Alexandre Pavão

Este momento, segundo o próprio Pavão, foi bom e ruim ao mesmo tempo. Bom obviamente porque ele teve um boom de vendas graças aos holofotes que ganhou através da Anitta. Entretanto, como ele ainda estava trabalhando na empresa, ele ficou sobrecarregado de trabalho, o que resultou em uma gastrite crônica.

Pensando em sua saúde, ele resolveu se demitir do emprego e apostar tudo na marca. Ele conta que chegou a temer nos primeiros meses que a marca pudesse não sustentá-lo, mas sem deixar de acreditar no potencial dela, chegou ao sucesso que é hoje.

Cordas e mosquetões: a identidade de Alexandre Pavão 

Mas afinal, o que chama tanta atenção em suas criações? Simplesmente o fato que ele cria seus acessórios utilizando elementos pouco comuns, como cordas e mosquetões (aqueles usados em escaladas).

Essa quebra de paradigmas é evidente em suas bolsas, o acessório carro-chefe do estilista. Elas se afastam significativamente do tradicional, que normalmente inclui alças de couro ou correntes. A escolha dessa abordagem foi motivada pela necessidade, pois, na época, ele estava desempregado e precisava de material para criar. Assim, ele adquiriu algumas cordas coloridas em uma loja de construção próxima à sua casa e deu asas à sua criatividade.

O que começou com um “jeitinho”, acabou virando sua marca registrada. Interessante observar que ele já utilizou outros materiais não convencionais em suas criações: mordedores de cachorro, cabos usb, cabos de telefone, entre outros podem ser vistos em suas bolsas.

Uma das bolsas de Alexandre Pavão com cabo USB

Sobre o fato de fugir da obviedade, Alexandre Pavão falou em conversa com a Elle: 

“Quero ter um produto que os outros pensem ‘como assim existem pessoas que compram isso?’.” 

Ainda dentro deste fato, ele explica sua meta ao criar acessórios que saem da obviedade e que nem todo mundo considera usar: 

“Não quero criar só um produto. Quero criar uma marca, uma história, um universo. Quero chegar ao nível em que se eu fizer um simples alfinete, as pessoas fiquem loucas pelo meu alfinete”. 

A inusitada forma de conduzir a marca 

Em entrevista para a FFW, Alexandre Pavão explica como ele conduz a marca e sua produção. Segundo ele, a produção é exata, pois ele não quer produzir além do que for vender. Além disso, ele não faz coleções, ele vai criando e deixando no showroom de onde trabalha. Apenas depois ele vai escolhendo o que será lançado naquele momento e o que será lançado depois.

Um exemplo de bolsa com cordas e mosquetões

Ele também trabalha sob demanda: ao lançar um produto, a pessoa pode pedir, mas vai ter de esperar cerca de dois meses até receber. Inclusive essa situação teve um efeito indireto na divulgação de sua marca, pois muitas pessoas passaram a fazer o “unboxing” (uma live ou vídeo que a pessoa abre um produto que acabou de receber) nas redes sociais.

Dessa forma, mesmo não tendo uma rede social própria de grande sucesso, a hashtag #AlexandrePavão já conta com mais de 5 milhões de visualizações no TikTok. Ou seja, o contínuo crescimento da marca segue um efeito orgânico dentro da internet e dando mostras que pode ir muito além disso.

Aprenda Moda e Estilismo na ABRA

Gostou de saber mais sobre a trajetória deste estilista de sucesso? E se fosse possível fazer um curso acadêmico completo, com acompanhamento individualizado e infraestrutura de ponta?

Em nosso curso “Desenho de Moda“, você poderá entender melhor todo o processo por trás da criação de um produto e dar asas a sua criatividade, como Alexandre Pavão faz.

A ABRA oferece diversos cursos sobre moda e estilismo, disponíveis nas modalidades presenciais e EAD ao vivo. Conheça agora mesmo os benefícios e metodologias dos cursos presenciais clicando aqui e faça sua matrícula agora mesmo!

Autoria: Departamento de Pesquisa e Cultura ABRA

×

Curioso(a) para desvendar os segredos da Inteligência Artística? Nosso e-book exclusivo, "EXPLORANDO O MUNDO DA IA - INTELIGÊNCIA ARTÍSTICA," está repleto de insights e conhecimentos profundos sobre como a IA está transformando o cenário artístico.

Queremos compartilhar esse tesouro de informações com você!

Basta preencher o formulário abaixo para baixar o e-book e começar a jornada de descoberta:

Mas espere, há mais! Além de receber seu e-book, convidamos você a mergulhar em nossos cursos que abrangem a interseção empolgante entre a criatividade e a IA. Prepare-se para expandir seus horizontes e criar de maneira inovadora.

Não perca a oportunidade de explorar a IA e suas possibilidades artísticas. Preencha o formulário e desbloqueie o acesso ao e-book e ao mundo de criatividade que o espera!

×

Regulamento da Campanha – ABRA.ia – Inteligência Artística

ABRA IA – Inteligência Artística

Em uma era digital mergulhe na sua criatividade
Período 01/08/2023 até 30/09/2023

 

1. Bolsas de estudo integrais para indicações:

Os participantes que comprarem um curso presencial e indicarem outra pessoa que também efetuar a compra de um curso presencial serão elegíveis para receber uma bolsa de estudo integral para um curso rápido de sua escolha de acordo com disponibilidade de vagas e datas de início.
Tanto o participante que realizou a indicação quanto o indicado à bolsa de estudo. A bolsa de estudos será concedida após a confirmação do pagamento e matrícula dos dois participantes indicados. Os ganhadores receberão um comunicado da escola informando a disponibilidade da bolsa, assim como os cursos disponíveis e datas de início para a escolha. 

 

2. Compre e Leve: curso de História da Arte online:

Os participantes que adquirirem o Kit de material da ABRA terão como brinde um curso online de História da Arte. O curso online será disponibilizado em até 3 dias úteis após a confirmação do pagamento do Kit de material, a) caso a aquisição seja de um curso de história da arte, deve ser oferecido outro curso equivalente.

 

3. Desconto de 60% em todos os cursos online:

Durante o período da campanha, todos os cursos online terão um desconto de 60% sobre o valor regular.Os participantes poderão se inscrever em quantos cursos online desejarem com o
desconto aplicado. 

 

4. Compre um curso e ganhe outro:

Os 200 primeiros participantes que adquirirem cursos online, terão como brinde acesso a um segundo curso à sua escolha que deverá seguir alguns critérios que são: a) é limitado a 1 curso por pessoa b) a campanha se estenderá até atingir o número de pessoas da estipulado, não tendo prazo definido para encerramento c) caso no período de 60 dias correspondentes a campanha não atinja a quantidade de 200 participantes todos que adquiriram serão contemplados d) é de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha e) a ABRA não se responsabiliza com a perda de informações enviadas f) o participante que não enviar a opção de curso até a data estabelecida terá seu benefício cancelado. g) o e-mail solicitando a escolha do seu próximo curso será enviado em até 7 dias úteis após a confirmação do pagamento do primeiro curso, através do e-mail disponibilizado na hora da compra h)O acesso ao segundo curso só será disponibilizado após o envio da escolha do curso que siga os critérios descritos neste parágrafo. i) o
prazo para receber o acesso dos cursos é 30/09/2023 j) lista com todos os ganhadores será disponibilizada apenas no fim da campanha. É de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha. O prazo de resgate da oferta é de 60 dias.

 

5. Bolsa integral de curso online para ação social:

A cada curso presencial adquirido, a ABRA vai disponibilizar uma bolsa integral do curso online História da Arte para um aluno matriculado na rede estadual de ensino médio. A seleção dos alunos beneficiados será realizada em parceria com instituições de educação parceiras. As bolsas serão disponibilizadas ao final da campanha para a instituição de ensino escolhida.