Café: a obra-prima de Portinari e do neorrealismo Academia Brasileira de Arte -

Enviando Formulário...

Ao longo da história, diversos artistas já retrataram rotinas trabalhistas das mais diversas. E neste 1º de maio, vamos falar sobre a obra de um brasileiro que se destacou por suas pinturas com essa temática: Cândido Portinari.

Sua pintura “Café”, uma das mais importantes na sua carreira, é o retrato perfeito do trabalho da época nas fazendas, falaremos melhor adiante. Atualmente, ela faz parte do acervo do Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro. Contudo, por conta do incêndio que ocorreu no local, ela não está em exposição.

A origem do dia do trabalho 

A escolha do dia 1º de maio para ser o Dia do Trabalho não foi aleatória. Esta data é celebrada em várias partes do mundo e tem suas raízes na ‘greve geral de 1º de maio de 1886’, ocorrida em Chicago, a qual foi marcada por uma forte repressão policial.

Na época, esta repressão estimulou ainda mais manifestações que transcorreram nos dias seguintes, em que ocorreu uma escalada perigosa de violência. Isso porque, no dia 04 de maio, durante um protesto na praça Haymarket, em Chicago, uma bomba explodiu, matando sete e ferindo dezenas de pessoas, entre policiais e manifestantes.

Por conta disso, tivemos o revide dos policiais, com tiros sobre os manifestantes, que acarretou outras dezenas de mortes na mesma praça. Esse conjunto de eventos, desencadeados a parir de 1º de maio, tornou-se símbolo para as manifestações e lutas por direitos trabalhistas nas décadas seguintes em várias partes do mundo.

Já no Brasil, a data existe desde 1924. Uma das maiores greves que São Paulo presenciou, em 1917, e a crescente influência dos movimentos trabalhistas foram fatores que levaram o presidente da época, Arthur Bernardes, a adotar a sugestão que já estava circulando em diversas partes do mundo: reservar o dia 1º de maio como o Dia do Trabalho.

Cândido Portinari, neorrealismo e a representação do trabalho 

Além de todo o impacto que o artista causou no cenário artístico, desde sempre ele nutriu grande interesse por questões sociais, como a representação do trabalho e da realidade do povo humilde brasileiro. Ele é a grande referência nacional quando abordamos o neorrealismo, exercendo inclusive influência sobre a corrente neorrealista portuguesa.

Para quem desconhece o movimento, ele surgiu durante o século XX e entre as principais características desse movimento artístico estão a reflexão sobre as questões que afetam a sociedade e a abordagem crítica de assuntos sociopolíticos. Já as obras neorrealistas vão além da pintura, podendo ser vistas na música, na literatura, na fotografia e no cinema.

Em relação a Cândido Portinari, talvez suas obras mais destacadas do neorrealismo sejam “O lavrador de café” (1934), “Lavadeiras” (1937), “Retirantes” (1944), além da já citada “Café” (1935).

Retirantes, de 1944. Outro exemplo de pintura neorrealista de Portinari

Análise da obra Café 

Agora, vamos nos aprofundar um pouco mais nesta importante obra de Portinari. O artista nasceu na cidade de Brodósqui, no interior de São Paulo, em uma fazenda de café. Talvez até por isso a temática seja tão recorrente em sua obra, pois durante boa parte de sua vida foi uma realidade próxima a ele.

Café, 1935

Apesar dele participar de um movimento que buscava trazer uma abordagem mais crítica da realidade do trabalhador, pelo menos na obra Café, não se tem um sentimento de miséria ou privação, mas sim uma representação fiel do mundo através de seu estilo.

Nota-se uma influência da monumentalidade do muralismo, seja no tema, na composição ou na elaboração das figuras.

Podemos ver uma pintura que busca nos mostrar a vida em uma lavoura, com homens e mulheres realizando o árduo trabalho de fazer a coleta e carregar os sacos de grãos de café. As pessoas retratadas têm uma característica muito peculiar: os trabalhadores com corpos muito fortes, com destaque para os braços e pernas enormes, para nos dar a representação visual da força do trabalho.

Aliás, o próprio Cândido Portinari falou um pouco sobre essa representação:

“Pés sofridos com muitos e muitos quilômetros de marcha. Pés que só os santos têm. Pés que inspiravam piedade e respeito. Agarrados ao solo, eram como alicerces, muitas vezes suportavam apenas um corpo franzino e doente. Pés cheios de nós que expressavam alguma coisa de força, terríveis e pacientes”.

Por fim, fica o destaque para a menção honrosa que esta pintura recebeu na Exposição Internacional de Arte Moderna do Instituto Carnegie, em Nova Iorque.

Aprenda sobre a história da arte na ABRA

Conhecia esses detalhes da obra Café, assim como o movimento do qual Portinari fez parte e sua influência? Gostaria de saber mais sobre ele e tantos outros artistas que marcaram época? Pois isso é possível em nosso curso presencial de “História da Arte“. Nele, você fará uma verdadeira viagem no tempo, desde a pré-história até o final da arte moderna. E enquanto passamos por importantes períodos e civilizações antigas, Idade Média, Renascimento e principais movimentos dos séculos XIX e XX, destacamos grandes obras e artistas de cada período.

Acesse o link e saiba mais!

Autoria: Departamento de Pesquisa e Cultura ABRA

×

Curioso(a) para desvendar os segredos da Inteligência Artística? Nosso e-book exclusivo, "EXPLORANDO O MUNDO DA IA - INTELIGÊNCIA ARTÍSTICA," está repleto de insights e conhecimentos profundos sobre como a IA está transformando o cenário artístico.

Queremos compartilhar esse tesouro de informações com você!

Basta preencher o formulário abaixo para baixar o e-book e começar a jornada de descoberta:

Mas espere, há mais! Além de receber seu e-book, convidamos você a mergulhar em nossos cursos que abrangem a interseção empolgante entre a criatividade e a IA. Prepare-se para expandir seus horizontes e criar de maneira inovadora.

Não perca a oportunidade de explorar a IA e suas possibilidades artísticas. Preencha o formulário e desbloqueie o acesso ao e-book e ao mundo de criatividade que o espera!

×

Regulamento da Campanha – ABRA.ia – Inteligência Artística

ABRA IA – Inteligência Artística

Em uma era digital mergulhe na sua criatividade
Período 01/08/2023 até 30/09/2023

 

1. Bolsas de estudo integrais para indicações:

Os participantes que comprarem um curso presencial e indicarem outra pessoa que também efetuar a compra de um curso presencial serão elegíveis para receber uma bolsa de estudo integral para um curso rápido de sua escolha de acordo com disponibilidade de vagas e datas de início.
Tanto o participante que realizou a indicação quanto o indicado à bolsa de estudo. A bolsa de estudos será concedida após a confirmação do pagamento e matrícula dos dois participantes indicados. Os ganhadores receberão um comunicado da escola informando a disponibilidade da bolsa, assim como os cursos disponíveis e datas de início para a escolha. 

 

2. Compre e Leve: curso de História da Arte online:

Os participantes que adquirirem o Kit de material da ABRA terão como brinde um curso online de História da Arte. O curso online será disponibilizado em até 3 dias úteis após a confirmação do pagamento do Kit de material, a) caso a aquisição seja de um curso de história da arte, deve ser oferecido outro curso equivalente.

 

3. Desconto de 60% em todos os cursos online:

Durante o período da campanha, todos os cursos online terão um desconto de 60% sobre o valor regular.Os participantes poderão se inscrever em quantos cursos online desejarem com o
desconto aplicado. 

 

4. Compre um curso e ganhe outro:

Os 200 primeiros participantes que adquirirem cursos online, terão como brinde acesso a um segundo curso à sua escolha que deverá seguir alguns critérios que são: a) é limitado a 1 curso por pessoa b) a campanha se estenderá até atingir o número de pessoas da estipulado, não tendo prazo definido para encerramento c) caso no período de 60 dias correspondentes a campanha não atinja a quantidade de 200 participantes todos que adquiriram serão contemplados d) é de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha e) a ABRA não se responsabiliza com a perda de informações enviadas f) o participante que não enviar a opção de curso até a data estabelecida terá seu benefício cancelado. g) o e-mail solicitando a escolha do seu próximo curso será enviado em até 7 dias úteis após a confirmação do pagamento do primeiro curso, através do e-mail disponibilizado na hora da compra h)O acesso ao segundo curso só será disponibilizado após o envio da escolha do curso que siga os critérios descritos neste parágrafo. i) o
prazo para receber o acesso dos cursos é 30/09/2023 j) lista com todos os ganhadores será disponibilizada apenas no fim da campanha. É de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha. O prazo de resgate da oferta é de 60 dias.

 

5. Bolsa integral de curso online para ação social:

A cada curso presencial adquirido, a ABRA vai disponibilizar uma bolsa integral do curso online História da Arte para um aluno matriculado na rede estadual de ensino médio. A seleção dos alunos beneficiados será realizada em parceria com instituições de educação parceiras. As bolsas serão disponibilizadas ao final da campanha para a instituição de ensino escolhida.