Como o Desenho Transforma Vidas - Academia Brasileira de Arte Academia Brasileira de Arte -
Artigos

Como o Desenho Transforma Vidas

Muitas pessoas que procuram a ABRA têm um sonho em comum: trabalhar com desenho. São advogados, médicos, professores, publicitários, enfim, pessoas de todas as profissões, que nunca acreditaram ser possível viver única e exclusivamente de desenhar. 

Em toda a nossa história, se há um motivo para nos orgulharmos, é a grande quantidade de vidas que transformamos por meio da arte. Conseguimos realizar muitos sonhos como esse, e fazer com que pessoas conhecessem um mundo até então completamente diferente. Para mostrar um caso real dessa situação, fomos até Porto Alegre bater um papo com a arquiteta Catarina Senandes, aluna do curso EAD de Desenho Artístico.

Catarina conta que sua relação com o desenho não é de hoje, ela sempre gostou de desenhar e acha o conhecimento nessa área muito importante para o lançamento de ideias. Para a arquiteta, qualquer projeto, independentemente de sua complexidade, começa com um desenho, um esboço. Sempre que vai iniciar um trabalho, ela pega a planta baixa e desenha à mão livre por cima dela para saber como irá trabalhar o ambiente. Então, todos os desenhos mobiliários são feitos, primeiramente a mão, pois acredita que responde melhor às suas ideias do que o computador.

Desde pequena, Catarina sempre sonhou em trabalhar com desenho. Ela sempre praticou desde pequena, e quis ser ilustradora, mas acabou deixando esse sonho de lado por muito tempo. Depois que fez o curso na ABRA, suas habilidades foram potencializadas, e ela acredita ter mais ferramentas para colocar seu sonho em prática.

// Como conheceu a ABRA

Uma das características de uma boa arquiteta é a capacidade de colocar no papel toda a criatividade da profissional. Para Catarina, isso seria impossível sem conhecer os conceitos básicos de desenho. De acordo com ela, por melhor que seja o profissional, se ele não dominar as técnicas de traços, luzes, entre outros aspectos, não consegue dar vida ao projeto da forma que imagina.

Sendo assim, ela resolveu procurar na internet, e em meio a uma série de escolas, conheceu a ABRA. No início, ficou meio temerosa, achando que no curso online não teria o acompanhamento individualizado (saiba mais sobre o SEIA aqui) que é marca registrada de nossos cursos presenciais. No entanto, a prática mostrou a ela que todo o nosso suporte era oferecido também na modalidade à distância. Todas as suas dúvidas e anseios eram preenchidas pelo professor durante o curso. Outras coisas que chamaram a atenção de Catarina foram a história da ABRA, material didático próprio e um conteúdo alinhado com o mercado profissional.

Foi então que ela fez sua matrícula, iniciou o curso EAD de Desenho Artístico e, mesmo tendo um conhecimento básico de desenho, não pulou nenhum exercício. Uma crença da arquiteta é que todos os fundamentos são importantíssimos para quem quer se profissionalizar e ser capaz de criar coisas diferenciadas. Ela reconhece que, para se tornar uma ilustradora, é preciso dominar muito bem as bases do desenho, como estruturas e proporções, sombra e luz, além de treinar até garantir total firmeza no traço.

// Realizando o sonho de trabalhar com desenho

Catarina ficou impressionada ao ver sua evolução no desenho durante sua jornada no curso, percebendo que já conseguia fazer desenhos realistas sem precisar de nenhuma referência, além de possuir fortes traços de ilustração em seus trabalhos. Uma das coisas que mais chamou sua atenção foi o desafio do rosto de memória, no qual ela desenhou, logo no início do curso, um rosto de que se lembrava, sem nenhum suporte. Quando chegou ao final, ela refez o desenho, e o resultado é impressionante. Quer ver a diferença entre os desenhos da Catarina no começo e no fim do vídeo? Veja isso e muito mais neste vídeo contando a história da profissional:

E você, também sonha em trabalhar com desenho? Não perca essa oportunidade e escolha um de nossos curso EAD para fazer a matrícula, clicando aqui. Comece agora mesmo a trabalhar para que o seu sonho vire realidade!

Redação

ABRA – Academia Brasileira de Arte.

Abrir Chat
Ei, estamos no WhatsApp!
Está com Dúvidas?

Fale agora com um de nossos Consultores Educacionais!