Como os Beatles influenciaram o mundo da moda? - ABRA Academia Brasileira de Arte -

Entre muitas discussões relacionadas a Beatles, uma coisa é inegável até para quem não é fã deles: sua influência no mundo da música. O que muita gente as vezes deixa passar batido é como eles mudaram o mundo da moda e até mesmo ditaram tendências, especialmente entre os jovens da época.   

Apesar de curta, a carreira dos Beatles trouxe muitas fases marcantes nas suas roupas e passaremos por cada uma delas agora.  

Beatles – da fase roqueira ao estilo “boy band”  

Talvez muitos não conheçam, até pela escassez de imagens, mas os quatro garotos de Liverpool já tiveram um estilo rebelde antes da fama. Ele foi inspirado pelo filme “Juventude Transviada” do astro James Dean. Jaqueta de couro, camiseta, calça jeans justas e botas sem meia, eram o uniforme deles no final dos anos 50, quando ainda eram apenas uma banda desconhecida. 

Beatles

A banda antes da fama, no seu estilo rebelde 

No entanto tudo mudou após serem “descobertos” por Brian Epstein. Após ver o show deles no histórico Cavern Club, ele viu potencial neles, mas acreditava que o visual precisava de uma mudança. Isso porque muitos na época adotavam o mesmo estilo.  

Com isso saiu o estilo rebelde e veio os cabelos tigela, no começo dos anos 60, junto com ternos pretos e gravata, todos iguais. O visual boy band, com todos se vestindo igual, foi tendência em outras bandas que vieram depois, mas não necessariamente com roupas sociais. Desnecessário explicar o sucesso que essa versão repaginada fez.  

Beatles

Beatles em sua versão repaginada 

Contudo, eles queriam algo diferente e, inspirados por um modelo criado por Pìerre Cardin na época, surgiram os históricos ternos cinza. Os blazers sem gola foram feitos pelo estilista Douglas Millings e eram completados com uma gravata mais fina que os modelos tradicionais.   

Beatles

Beatles com seu icônico terno cinza 

Foi o momento em que a banda conseguiu inovar dentro do estilo usado e passou a ser visto com mais atenção pelo mundo da moda.  

1965 e o início do estilo mais personalizado dos Beatles  

O álbum Rubber Soul trouxe uma verdadeira revolução no estilo dos Beatles, pois eles deixaram de se vestir igual, com uma espécie de “uniforme” e passaram a mostrar um pouco mais da individualidade de cada um. Apesar de ainda serem roupas similares, já tínhamos diferenças nas cores escolhidas por cada um.  

Beatles

Beatles mudam totalmente seu estilo em Rubber Soul 

Camisas com gola alta, blazers descoordenados, blusas de veludo, botas, entre outros passaram a definir o estilo dos quatro, trazendo mais identidade para cada um deles.  

Sgt Pepper’s And Lonely Hearts Club Band, a fase hippie e Abbey Road  

Apenas dois anos depois, em 1967, já seguindo um movimento de contracultura, os Beatles aderiram de vez ao psicodelismo, trazendo um estilo inovador para o disco “Sgt Pepper’s And Lonely Hearts Club Band”. Agora entraram os visuais com cores gritantes, brilhantes, mas ao mesmo tempo, com inspirações em uniformes militares.  

Beatles

Roupas criadas para o álbum Sgt Peppers 

Entretanto isso não passou perto do que o período sabático deles na Índia, em que conheceram o Maharishi, influenciou na moda jovem da época. Fascinados com a cultura local, eles adotaram batas, pantalonas, coletes artesanais, entre outras roupas que viriam a ser peças fundamentais no movimento hippie.  

Beatles

Beatles em sua fase hippie 

Finalmente chegamos à fase final, marcada pelo disco “Abbey Road”. Aqui temos diversas coisas que valem menção. Para começar, a própria capa do álbum traz os quatro adotando estilos próprios, do mais sóbrio ao mais despojado. Além disso, as calças “boca de sino”, que foi outro legado ao mundo da moda que os Beatles deixaram para aquela geração.  

Beatles

Beatles e a histórica foto de Abbey Road 

Aprenda sobre Moda e Estilismo na ABRA

Moda é um assunto que te interessa? A ABRA tem diversos cursos que podem te ajudar a fazer parte deste magnífico mercado. Conheça nossas cursos de moda e estilismo nas modalidades Presencial e EaD ao Vivo e faça sua matrícula agora mesmo!