Enviando Formulário...

Desde sua criação, o automóvel passou por diversas mudanças no seu design. Partindo daquela que trazia uma adaptação de uma carruagem, até os modelos esporte, passamos por evoluções na concepção dos veículos.  

Apesar de as proporções dos carros terem permanecido praticamente as mesmas nas últimas décadas, as mudanças feitas em seus designs foram consideráveis, trazendo especialmente um melhor desempenho para o veículo no que diz respeito a consumo de combustível, através de formas mais aerodinâmicas. 

Traremos aqui um pouco mais dessa evolução e como chegamos aos modelos que conhecemos hoje. 

Design dos automóveis dos anos 20 ao pré 2ª guerra: do Ford T ao Mercedes-Benz 320 

Não dá para pensar em design de carros, sem pensar no primeiro carro de produção em série, o Ford T. Com pneus bem para fora da largura da cabine, a posição do motorista e passageiro eretos, além de um complemento na frente em que ficava o motor, que parecia acoplado a parte em que ficavam os usuários do veículo. 

Ford T, 1920

A evolução dos modelos seguiu até chegarmos a este modelo da Mercedes-Benz de 1937, o 320. Ele já trazia muitas evoluções em relação àquele modelo da Ford, como pode ser visto na imagem. Apesar de termos ainda os faróis como elementos independentes entre o capô e o para-lama, já temos o compartimento do motor e a cabine como uma peça só. 

Mecedes-Benz 320, 1937

Para-lamas e estribos ainda seguiam como elementos separados, mas já estavam mais “encaixados” à superfície principal do carro. Outra coisa que chama atenção é o design mais arredondado do carro, algo que se tornaria marca dos veículos europeus. 

O pós-guerra: as diferenças dos designs dos carros dos EUA x europeus 

A segunda guerra mundial teve muita influência na forma como eram pensados os automóveis na Europa. Isso porque, devido à escassez de materiais como o aço, além da necessidade da economia de combustível, eles precisavam maximizar a eficiência dos veículos. 

Por conta disso, o design de automóveis europeus contava com formas mais aerodinâmicas, pensadas justamente para trazer uma menor resistência ao ar, pois assim o consumo de combustível seria menor. Juntamente com isso, tínhamos uma carroceria leve, feita com menos aço, pensando exatamente na relação peso-potência. 

Um bom exemplo do design europeu da época é o BMW coupé de 1954. Nele você tem um carro mais “enxuto”, com formas arredondadas e que deixou de ter o estribo, passando a contar com um “rocker panel” ou painel para batida de pedras. Outro destaque são os para-lamas, já mais integrados ao corpo do automóvel, ao invés de estarem destacado, como no Mercedes. 

BMW coupé, 1954

Por outro lado, os EUA contavam com modelos bem menos econômicos, até pela grande quantidade de aço que havia no país. Um exemplo é o Oldsmobile Fastback Rocket 88, que contava com uma chapa do metal de cerca de 3mm (ao passo que atualmente ele tem 0,7mm em média).  

Oldsmobile Fastback Rocket 88

Apesar de um carro também de formas arredondadas, ele era bem mais pesado, consumindo muito mais combustível. Um fato curioso é que se passou a ter essas faixas brancas no pneu, com a intenção de melhorar a estética do veículo. Isso porque com uma carroceria muito grande, os pneus todo pretos pareciam pequenos demais em relação a ela. 

Carros quadrados x carros arredondados 

O design de automóveis entre ambas as indústrias foi se diferenciando cada vez mais, até que chegamos aos anos 70, em que os EUA passaram a ter nas ruas cada vez mais carros quadrados, enquanto a Europa seguia com seus estilos mais arredondados. 

Tivemos a verdadeira era de ouro dos sedans, com diversas montadoras estadunidenses apostando em linhas retas e carros cada vez maiores. Tal movimento deu-se por um aumento de consumo desses modelos, em comparação aos compactos, que na época sofriam competição com modelos do exterior. 

Só que esses modelos, além de muito pesados, tinham força de arrasto muito maior que os modelos europeus (e aqui entram também modelos asiáticos, que seguiam essa linha mais aerodinâmica), tornando-os pouco eficientes. Foi a era dos chamados “muscle cars”. 

Enquanto isso na Europa, os destaques seguiam sendo os modelos mais arredondados, com as fabricantes de carros de luxo, apostando cada vez mais neste estilo. Inclusive o Porsche 911, ainda de 1963, traz bem a ideia que se seguia por lá. 

Posteriormente, a crise do petróleo no oriente médio obrigou as montadoras dos EUA a buscar criar carros mais eficientes, que consumiam menos combustível. Por conta disso, passamos a ter uma inspiração muito maior dos designers de lá nos modelos europeus, muito mais aerodinâmicos. 

 Inclusive essa foi uma forma de atrair consumidores de carros de luxo nos EUA, pois estes modelos de formas arredondadas estavam em alta entre os mais abastados.  

A tecnologia e o design de automóveis 

Para além de toda questão já citada da eficiência, outro fator trouxe grande evolução no design automobilístico: a tecnologia. Antes, os modelos eram feitos em madeira, argila, entre outros materiais. Posteriormente com os computadores e com o avanço tecnológico, que possibilitava modelos em 3D digitais, a criação de carros com designs mais fluídos foi simplificada. 

O avanço tecnológico também serviu para baratear a produção das chapas curvas de metal, o que pôde trazer esses modelos para o consumo popular. Atualmente até temos modelos com linhas mais retas, mas mesmo eles têm as quinas arredondadas para manter a eficiência e reduzir danos a pedestres em casos de acidentes. 

Seja um Designer Automotivo na ABRA

A Academia Brasileira de Arte, em conjunto com o chefe de Design da Volkswagen (Região America do Sul), José Carlos Pavone, desenvolveu o primeiro e único curso online de Sketch Automotivo Manual totalmente focado na realidade da indústria automotiva.

Sabendo da grande dificuldade que as montadoras de automóveis possuem na hora de contratar novos estagiários para o departamento de design, Pavone nos procurou com intuito de criar um curso focado nas principais necessidades da indústria, onde você aprenderá, de forma dinâmica e objetiva, como funciona a fase inicial e criativa do processo do design automobilístico.

Neste curso, você estudará as diversas categorias de carros, começando com o Hatchback 4 portas (categoria mais fabricada pelas montadoras), passando para as categorias Sedan, Coupê, SUV e finalizando com Esportivos.

A ordem do aprendizado deste curso vai, totalmente, de encontro com o que a indústria automotiva necessita na área de design, ou seja, novos profissionais que iniciem suas carreiras conhecendo as principais bases do processo de criação de automóveis.

Conheça mais sobre o curso e faça sua matrícula agora mesmo nas modalidades Presencial, Ead ao Vivo ou Online

×

Curioso(a) para desvendar os segredos da Inteligência Artística? Nosso e-book exclusivo, "EXPLORANDO O MUNDO DA IA - INTELIGÊNCIA ARTÍSTICA," está repleto de insights e conhecimentos profundos sobre como a IA está transformando o cenário artístico.

Queremos compartilhar esse tesouro de informações com você!

Basta preencher o formulário abaixo para baixar o e-book e começar a jornada de descoberta:

[activecampaign form=621 css=0]

Mas espere, há mais! Além de receber seu e-book, convidamos você a mergulhar em nossos cursos que abrangem a interseção empolgante entre a criatividade e a IA. Prepare-se para expandir seus horizontes e criar de maneira inovadora.

Não perca a oportunidade de explorar a IA e suas possibilidades artísticas. Preencha o formulário e desbloqueie o acesso ao e-book e ao mundo de criatividade que o espera!

×

Regulamento da Campanha – ABRA.ia – Inteligência Artística

ABRA IA – Inteligência Artística

Em uma era digital mergulhe na sua criatividade
Período 01/08/2023 até 30/09/2023

 

1. Bolsas de estudo integrais para indicações:

Os participantes que comprarem um curso presencial e indicarem outra pessoa que também efetuar a compra de um curso presencial serão elegíveis para receber uma bolsa de estudo integral para um curso rápido de sua escolha de acordo com disponibilidade de vagas e datas de início.
Tanto o participante que realizou a indicação quanto o indicado à bolsa de estudo. A bolsa de estudos será concedida após a confirmação do pagamento e matrícula dos dois participantes indicados. Os ganhadores receberão um comunicado da escola informando a disponibilidade da bolsa, assim como os cursos disponíveis e datas de início para a escolha. 

 

2. Compre e Leve: curso de História da Arte online:

Os participantes que adquirirem o Kit de material da ABRA terão como brinde um curso online de História da Arte. O curso online será disponibilizado em até 3 dias úteis após a confirmação do pagamento do Kit de material, a) caso a aquisição seja de um curso de história da arte, deve ser oferecido outro curso equivalente.

 

3. Desconto de 60% em todos os cursos online:

Durante o período da campanha, todos os cursos online terão um desconto de 60% sobre o valor regular.Os participantes poderão se inscrever em quantos cursos online desejarem com o
desconto aplicado. 

 

4. Compre um curso e ganhe outro:

Os 200 primeiros participantes que adquirirem cursos online, terão como brinde acesso a um segundo curso à sua escolha que deverá seguir alguns critérios que são: a) é limitado a 1 curso por pessoa b) a campanha se estenderá até atingir o número de pessoas da estipulado, não tendo prazo definido para encerramento c) caso no período de 60 dias correspondentes a campanha não atinja a quantidade de 200 participantes todos que adquiriram serão contemplados d) é de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha e) a ABRA não se responsabiliza com a perda de informações enviadas f) o participante que não enviar a opção de curso até a data estabelecida terá seu benefício cancelado. g) o e-mail solicitando a escolha do seu próximo curso será enviado em até 7 dias úteis após a confirmação do pagamento do primeiro curso, através do e-mail disponibilizado na hora da compra h)O acesso ao segundo curso só será disponibilizado após o envio da escolha do curso que siga os critérios descritos neste parágrafo. i) o
prazo para receber o acesso dos cursos é 30/09/2023 j) lista com todos os ganhadores será disponibilizada apenas no fim da campanha. É de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha. O prazo de resgate da oferta é de 60 dias.

 

5. Bolsa integral de curso online para ação social:

A cada curso presencial adquirido, a ABRA vai disponibilizar uma bolsa integral do curso online História da Arte para um aluno matriculado na rede estadual de ensino médio. A seleção dos alunos beneficiados será realizada em parceria com instituições de educação parceiras. As bolsas serão disponibilizadas ao final da campanha para a instituição de ensino escolhida.