Enviando Formulário...

A fotografia faz parte dos principais tipos de arte existentes no mundo. Dentro dela, podemos englobar desde aquelas tradicionais, que visam retratar situações, pessoas ou paisagens, passando pelas de campanhas diversas e chegando nos trabalhos fotográficos dentro do universo audiovisual. Neste vasto universo, o nome de David LaChapelle figura entre os maiores da história. 

David LaChapelle, uma descoberta de Andy Warhol 

Ele nasceu em Connecticut em 1963. Na juventude, LaChapelle estudou no Belas Artes na North Carolina School of the Arts. Logo após formar-se, ele foi para Nova York, onde estudou simultaneamente na Arts Student League e na School of Visual Arts. Durante este período, trabalhou como contínuo no Studio 54, a lendária discoteca, que fechou ainda em 1986. 

Enquanto trabalhava lá, conheceu Andy Warhol, um dos mestres da Pop Art, que ficou muito impressionado com seu trabalho e convidou-o para trabalhar na Interview Magazine, aos 18 anos. Além disso, ele o apresentou a diversos amigos famosos, o que fez com que rapidamente sua carreira estourasse.  

Para se ter uma ideia, já no final dos anos 80 e início dos 90, David LaChapelle já era um dos fotógrafos mais requisitados do meio. Isso tanto valia para grandes artistas do momento, mas sem esquecer das principais publicações de moda e cultura pop.  

O trabalho para revistas e marcas 

Apesar de ser muito lembrado pelos seus trabalhos dentro do mundo pop, David LaChapelle também tem um extenso currículo de fotos para campanhas de grandes marcas ao redor do mundo. Dentre as revistas para as quais fez trabalhos, temos a Vogue italiana, GQ, Vanity Fair, Rolling Stone, Vogue francesa, i-D, Vice, Interview (onde começou e criada por Andy Warhol), Vibe e The Face. 

Já suas campanhas para grandes marcas, temos por exemplo: L’Oreal, Iceberg, MTV, Ecko, Diesel Jeans, Sirius, Ford, Skyy Vodka, entre outras. Uma coisa interessante a se observar é que mesmo dentro das campanhas para marcas, ele tinha liberdade criativa das marcas para trazer opiniões sobre situações do momento.  

Talvez dois de seus trabalhos mais marcantes neste sentido, sejam para a marca Diesel. Primeiramente temos a icônica foto de 1995, que era uma cena em preto e branco com destaque para dois marinheiros se beijando. Já a segunda é de 2017, e trazia o slogan “make love, not walls” (faça amor, não muros, em português). 

Campanha da Diesel de 1995

A primeira trazia um casal homossexual da vida real: Bob Paris e Rod Jackson. O primeiro foi um dos primeiros atletas profissionais a se assumir enquanto ainda estava na ativa (era fisiculturista). Já a segunda veio no momento em que Trump falava de fazer um muro para separar os EUA do México. 

Campanha da Diesel de 2017

David Lachapelle: o fotógrafo das celebridades 

O trabalho dele com artistas famosos é bem difícil de elencar, pois a lista é imensa e com uma quantidade de grandes nomes de diversas áreas que foram fotografadas por ele. Por exemplo: entre celebridades e modelos, ele trabalhou com Naomi Campbell, Kardashians, Paris Hilton, Gisele Bündchen, Hillary Clinton, Amanda Lepore, etc. 

Esportistas também passaram por suas lentes, como Lance Armstrong, David Beckham, Muhammad Ali, etc. Por fim, entre atores e atrizes temos Leonardo DiCaprio, Uma Thurman, Pamela Anderson, Elizabeth Taylor, Drew Barrymore, Jim Carrey, entre outros. 

As celebridades participavam da liberdade criativa de David LaChapelle, aparecendo das formas mais variadas possíveis. Ele também retratou muitos artistas do mundo da música, mas a relação dele com este meio, foi bem além dos registros fotográficos. 

Os trabalhos no mundo da música de David LaChapelle 

A atuação do fotógrafo dentro do mundo musical acabou indo bem além dos registros fotográficos, que por si só já eram bastante impressionantes. Por exemplo, ele conseguiu fazer com que Michael Jackson posasse como um anjo, Kanye West como Jesus e fez Madonna posar como uma neo-diva-hindu. 

Michael Jackson como anjo, por David LaChapelle

Só que no final dos anos 90, ele passou a trabalhar na fotografia de clipes. Entre seus principais trabalhos, podemos destacar: 

  • Moby – “Natural Blues” (1999) 
  • Enrique Iglesias – “Sad Eyes” (2000) 
  • Mariah Carey – “Loverboy” (2001) 
  • The Vines – “Outathaway” (2002) 
  • Christina Aguilera feat. Redman – “Dirty” (2002) 
  • Avril Lavigne – “I’m with You” (2002) 
  • Macy Gray – “She Ain’t Right For You” (2003) 
  • Blink-182 – “Feeling This” (2003) 
  • No Doubt – “It’s My Life” (2003) 
  • Britney Spears – “Everytime” (2004) 
  • Usher – “Burn” (2004) 
  • Robbie Williams – “Advertising Space” (2005) 
  • Madonna – “Sorry” (2006) 
  • Jennifer Lopez – “Do It Well” (2007) 
  • Florence + the Machine – “Spectrum” (2012) 

Alguns deles, ele trabalhou mais de uma vez, como Christina Aguilera e Britney Spears. Dentre estes, o primeiro da lista, venceu o prêmio de melhor vídeo do ano na MTV. Por fim, temos uma longa lista de trabalhos dele com Elton John. Além de dirigir cinco clipes dele, ele também dirigiu e concebeu todo o concerto “The Red Piano”, feito em Las Vegas. 

Clipe de Moby, vencedor do prêmio de vídeo do ano na MTV

O estilo de seu trabalho 

Algo que chamou atenção de Andy Warhol quando conheceu o trabalho de David LaChapelle foi a forte inspiração dele na Pop Art. Ele utiliza cores muito fortes, através das fotos ultra saturadas e busca sempre trazer o inusitado em sua obra, tentando ser o mais surreal possível. Ele próprio falou sobre isso, ao comentar sobre o estilo de seu trabalho: 

“Minhas imagens visam ficar o mais longe possível da realidade. Os sonhos devem fazer parte da nossa vida cotidiana” 

Dentro dessa estética única dele, podemos ver obras que trazem uma mistura do surreal, mas com uma pegada mais cômica ou mesmo irreverente e sempre com uma forte presença do elemento sensual. O seu estilo é tão aclamado que o jornal The New York Times o chamou de “O Fellini da Fotografia” (este um dos cineastas mais influentes da história do cinema. 

Outras aparições e trabalhos 

Por fim, trazemos algumas outras participações de David LaChapelle no mundo da arte. Ele possui vários livros publicados. Entre eles temos LaChapelle Land (1966), Hôtel LaChapelle (1999), LaChapelle, Artíst & Prostitutes e o gigantesco Heaven to Hell (ambos de 2006). 

Ele também teve suas obras expostas em diversos museus e galerias. Entre elas temos a galeria nova-iorquina “Staley-Wise and Toni Shafrazi Galleries” e a “Fahey-Klein Gallery”, na Califórnia. Na Europa temos a austríaca “Art Trend”, a alemã “Camerawork, a galeria italiana “Sozzani and Palazzo delle Esposizioni” e mais recentemente, seu trabalho foi mostrado no Londrino “Barbican Museum”. 

Exercite sua criatividade na ABRA

Ficou interessado no assunto? Conheça os cursos da ABRA e venha exercitar a sua criatividade. 

Temos opções Presenciais, Online e EaD ao Vivo. 

 

×

Curioso(a) para desvendar os segredos da Inteligência Artística? Nosso e-book exclusivo, "EXPLORANDO O MUNDO DA IA - INTELIGÊNCIA ARTÍSTICA," está repleto de insights e conhecimentos profundos sobre como a IA está transformando o cenário artístico.

Queremos compartilhar esse tesouro de informações com você!

Basta preencher o formulário abaixo para baixar o e-book e começar a jornada de descoberta:

[activecampaign form=621 css=0]

Mas espere, há mais! Além de receber seu e-book, convidamos você a mergulhar em nossos cursos que abrangem a interseção empolgante entre a criatividade e a IA. Prepare-se para expandir seus horizontes e criar de maneira inovadora.

Não perca a oportunidade de explorar a IA e suas possibilidades artísticas. Preencha o formulário e desbloqueie o acesso ao e-book e ao mundo de criatividade que o espera!

×

Regulamento da Campanha – ABRA.ia – Inteligência Artística

ABRA IA – Inteligência Artística

Em uma era digital mergulhe na sua criatividade
Período 01/08/2023 até 30/09/2023

 

1. Bolsas de estudo integrais para indicações:

Os participantes que comprarem um curso presencial e indicarem outra pessoa que também efetuar a compra de um curso presencial serão elegíveis para receber uma bolsa de estudo integral para um curso rápido de sua escolha de acordo com disponibilidade de vagas e datas de início.
Tanto o participante que realizou a indicação quanto o indicado à bolsa de estudo. A bolsa de estudos será concedida após a confirmação do pagamento e matrícula dos dois participantes indicados. Os ganhadores receberão um comunicado da escola informando a disponibilidade da bolsa, assim como os cursos disponíveis e datas de início para a escolha. 

 

2. Compre e Leve: curso de História da Arte online:

Os participantes que adquirirem o Kit de material da ABRA terão como brinde um curso online de História da Arte. O curso online será disponibilizado em até 3 dias úteis após a confirmação do pagamento do Kit de material, a) caso a aquisição seja de um curso de história da arte, deve ser oferecido outro curso equivalente.

 

3. Desconto de 60% em todos os cursos online:

Durante o período da campanha, todos os cursos online terão um desconto de 60% sobre o valor regular.Os participantes poderão se inscrever em quantos cursos online desejarem com o
desconto aplicado. 

 

4. Compre um curso e ganhe outro:

Os 200 primeiros participantes que adquirirem cursos online, terão como brinde acesso a um segundo curso à sua escolha que deverá seguir alguns critérios que são: a) é limitado a 1 curso por pessoa b) a campanha se estenderá até atingir o número de pessoas da estipulado, não tendo prazo definido para encerramento c) caso no período de 60 dias correspondentes a campanha não atinja a quantidade de 200 participantes todos que adquiriram serão contemplados d) é de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha e) a ABRA não se responsabiliza com a perda de informações enviadas f) o participante que não enviar a opção de curso até a data estabelecida terá seu benefício cancelado. g) o e-mail solicitando a escolha do seu próximo curso será enviado em até 7 dias úteis após a confirmação do pagamento do primeiro curso, através do e-mail disponibilizado na hora da compra h)O acesso ao segundo curso só será disponibilizado após o envio da escolha do curso que siga os critérios descritos neste parágrafo. i) o
prazo para receber o acesso dos cursos é 30/09/2023 j) lista com todos os ganhadores será disponibilizada apenas no fim da campanha. É de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha. O prazo de resgate da oferta é de 60 dias.

 

5. Bolsa integral de curso online para ação social:

A cada curso presencial adquirido, a ABRA vai disponibilizar uma bolsa integral do curso online História da Arte para um aluno matriculado na rede estadual de ensino médio. A seleção dos alunos beneficiados será realizada em parceria com instituições de educação parceiras. As bolsas serão disponibilizadas ao final da campanha para a instituição de ensino escolhida.

axiebet axiebet axiebet axiebet axiebet axiebet https://x500rspin.com/ rollingspin https://zeusbnb69.com/ bnb69 bnb69 bnb69 bnb69 bnb69 bnb69 osototo https://osototo.in/ osototo osototo osototo https://www.osototo.id/ togel toto macau https://www.punyarnb69.com/ rnb69 rnb69 rnb69 situs toto slot rnb69 rnb69 https://feedback.lfu.edu.krd/ bnb69 https://api.sunrisemall.co.id/ https://web.ctps.umpo.ac.id/ slot gacor slot gacor slot gacor ria4d ria4d https://its.unizar.ac.id/ slot gacor hari ini https://mediasinardunia.com/modules/metatag/news/sule/ slot thailand slot gacor https://web.sman4blitar.sch.id/ https://bnb69.sman4blitar.sch.id/