Você conhece a profissão de desenhista cadista? Pois saiba que se trata de uma das áreas em alta no mercado atualmente. Caso ainda não conheça, explicaremos um pouco mais sobre como ela surgiu, o que faz e sua área de atuação.
Como surgiu e o que faz o desenhista cadista?
Primeiramente é preciso entender que não falamos exatamente de uma profissão nova, mas de uma variante de outra. Isso porque o desenhista cadista é aquele que trabalha com desenho arquitetônico em ambiente CAD. A sigla significa “Computer Aided Design”, ou traduzindo Desenho Auxiliado por Computador.
Ou seja, falamos na verdade de uma modernização do desenho arquitetônico. Só que não pensem que o surgimento de um, acabou com o outro, pois falamos de áreas complementares. Isso porque muitas vezes o que o cadista faz é “traduzir” para o programa CAD um desenho técnico de forma manual. Atualmente o programa mais utilizado para tal trabalho é o AutoCAD.
Em resumo, podemos dizer que o cadista elabora e desenvolve esboços e plantas, modificam e atualizam desenhos, e também interpretam projetos criados por arquitetos, designers, paisagistas e engenheiros.
Áreas de atuação
Apesar de vermos mais comumente o desenhista cadista atuar nas áreas de arquitetura, paisagismo e design de interiores, sua atuação é bem abrangente. Isso porque o profissional também pode trabalhar em indústrias de móveis ou nas áreas de engenharia mecânica, elétrica ou civil. Alguns até mesmo auxiliam geógrafos nos setores de cartografia ou topografia. Como podem ver, o mercado é bem vasto para quem domina a ferramenta.
Focando na área arquitetônica, o cadista precisa também ter conhecimentos aprofundados em geometria descritiva, sendo capaz de fazer cálculos direcionados, respeitando as normais técnicas de um projeto.
Qual a importância do desenhista cadista?
Para começar, podemos observar que ele trouxe uma agilidade a questão dos projetos, pois antes fazer uma cópia do desenho, tinha de ser à mão. No entanto esse não foi o maior avanço trazido, mas sim o fato de agora termos as condições de podermos observar projetos de vários ângulos diferentes.
Isso porque os programas CAD, além da perspectiva espacial 2D, também oferecem recursos para vermos o projeto em 3D, poder rotacionar e olhar o encaixe das peças de diferentes ângulos. Ou seja, podemos ter uma prévia do ambiente montado em uma área virtual e corrigir eventuais problemas de encaixe, proporção etc.
Com isso vem a outra vantagem: a facilidade para consertar e adequar um projeto. Por exemplo: ao passar medidas para o programa CAD, pode ocorrer uma incompatibilidade, seja por medidas erradas ou por projetos que não encaixam no determinado ambiente. O cadista tem a possibilidade de corrigi-los antes, economizando tempo e dinheiro.
Essa facilidade de manipulação de projetos também se aplica a alterações que se queira fazer mesmo com ele já montado. As ferramentas que o desenhista cadista tem em mãos possibilita que ele faça modificações sem precisar refazer todo o desenho técnico.
Aprenda a ser um Desenhista Cadista na ABRA!
Ficou interessado nesta profissão? Conheça agora mesmo nosso curso de desenhista cadista! São 102 horas de aulas, divididas em 12 componentes curriculares. Seja um profissional de destaque, aprendendo na escola que tem mais de 30 anos de tradição no mercado!