Enviando Formulário...

Estamos no mês das crianças e uma coisa que os adultos de hoje percebem é a presença quase nula de desenhos animados para seus filhos na TV aberta.  Especialmente para uma geração que cresceu assistindo a uma variedade de animações na infância (muitas vezes adaptações de quadrinhos ou derivadas do sucesso dessas versões), essa falta parece estranha.

Pensando tanto nas crianças de hoje quanto na criança interior dos adultos, vamos relembrar alguns desenhos icônicos que marcaram os anos 90. Além de trazer boas lembranças para os mais velhos, esperamos que isso também seja uma ótima oportunidade para os mais jovens conhecerem algumas das excelentes produções que passaram pela telinha.

1 – As Aventuras de Tintim 

Inesquecíveis: Confira 5 desenhos dos anos 90 que marcaram gerações

A partir de 1994, a TV Cultura começou a transmitir a adaptação da série de banda desenhada criada por Hergé. Os livros datam de 1929, e essa versão, produzida entre 91 e 92, tornou-se a mais famosa dentre todas as adaptações feitas para a obra.

Uma coisa a se observar é que algumas histórias não foram publicadas, com destaque para “Tintim no país dos Sovietes” e “Tintim no Congo”. Ambas se tornaram alvo de críticas à Hergé, pela forma como tratavam os soviéticos na primeira e na segunda por racismo, colonialismo e violência contra os animais. Até para evitar maiores polêmicas, ambas são deixadas de lado em praticamente todas as republicações.

O lançamento do desenho animado reavivou a procura pelas bandas desenhadas de Tintim no Brasil. Já a animação ainda foi transmitida em diversos outros canais de TV aberta e fechada. Atualmente não está em exibição em lugar nenhum.

2 – Ducktales 

DuckTales (1987)

A Disney criou vários desenhos animados estrelados por seus personagens, mas nenhum alcançou o sucesso fenomenal de DuckTales. Até hoje, essa série mantém números impressionantes, sendo a única obra deles a atingir a marca de 100 episódios.

Ela foi produzida entre 1987 e 90, reunindo alguns personagens famosos da Disney e lançando alguns outros. Carl Barks é responsável pela maior parte das histórias que inspiraram Ducktales. Posteriormente, chegou ao Brasil os quadrinhos baseados na série (em 1988), que ficou em exibição ininterrupta no SBT entre 1988 a 98.

Trata-se de outra animação que não está mais em exibição por aqui.

3 – Garfield e Seus Amigos 

Garfield and Friends – Wikipédia, a enciclopédia livre

O ano de 1988 marcou a transformação em desenho animado de uma das tirinhas mais famosas do mundo: Garfield. Criada 10 anos antes por Jim Davis, elas sempre tiveram uma pegada de humor sarcástico, com Garfield sempre “comentando” (já que ele não fala de fato) os mais diversos fatos do cotidiano.

Quando virou desenho animado, ele também trouxe uma outra obra de Jim Davis, mas menos conhecida do grande público, “A Fazenda do Orson”. Eram episódios que traziam três curtas, sendo dois do Garfield e um da Fazenda.

No Brasil, Garfield foi transmitido na TV aberta por um longo período, tanto pela Globo quanto pela Record. A série contou com 7 temporadas, produzidas entre 1988 e 1994. Mesmo com o lançamento de novas animações, a série de Garfield continua sendo, até hoje, a de maior sucesso.

4 – Turma da Mônica 

Naturalmente, o desenho mais famoso do Brasil não poderia ficar de fora. Durante os anos 80 e 90, os quadrinhos da Turma da Mônica receberam uma série de desenhos animados, muitos com histórias originais mais longas e também alguns curtas, protagonizados pelos mais diversos personagens da turminha.

Tivemos até um longa-metragem de história única chamado “A Princesa e o Robô”. Apesar de serem desenhos que fizeram muito sucesso entre o público infantil na época, eles não tiveram uma exibição regular na TV Aberta.

A transmissão regular veio tempos depois, com a nova leva de desenhos derivados dos Cinegibis. Foram animações feitas no fim dos anos 90 e ao longo dos anos 2000 e puderam ser vistos tanto na Globo, como na Cultura (onde estão em exibição até hoje).

5 – Cavaleiros do Zodíaco 

11 curiosidades sobre Cavaleiros do Zodíaco para despertar seu sétimo  sentido

Saindo um pouco dos quadrinhos e indo para o mangá, trata-se de outro desenho animado que não poderia ficar de fora. A chegada dos Cavaleiros do Zodíaco em 1994 na TV Manchete revolucionou o mercado de animações no Brasil e foi a porta de entrada para que animes começassem a chegar aos montes por aqui.

Um fato curioso é que os mangás só chegaram aqui nos anos 2000, quando o desenho nem estava mais em exibição. O normal nestes casos é buscarem aproveitar a popularidade para vender todos os tipos de mídias, mas como a presença dos quadrinhos japoneses era algo raríssimo aqui, isso não se aplicou a eles.

Além da Manchete, o desenho foi exibido em diversos outros canais abertos, como Band e Rede Brasil, e também em muitos canais fechados. Atualmente, não está mais em exibição em nenhum lugar.

Suas crianças podem aprender a desenhar quadrinhos e mangás na ABRA

Gostou de lembrar destes clássicos? E que tal a oportunidade de oferecer a seus filhos um curso, com acompanhamento individualizado e com toda estrutura necessária? O curso presencial de “Quadrinhos e Mangás Júnior” oferecido pela ABRA é o mais completo no mercado. 

Neste curso, seus filhos poderão aprender desde os fundamentos do desenho, até criar uma tirinha e uma história.

Não perca tempo! Conheça agora mesmo os benefícios e metodologias dos cursos clicando aqui e faça a sua matrícula agora mesmo!

Autoria: Departamento de Pesquisa e Cultura ABRA

×

Curioso(a) para desvendar os segredos da Inteligência Artística? Nosso e-book exclusivo, "EXPLORANDO O MUNDO DA IA - INTELIGÊNCIA ARTÍSTICA," está repleto de insights e conhecimentos profundos sobre como a IA está transformando o cenário artístico.

Queremos compartilhar esse tesouro de informações com você!

Basta preencher o formulário abaixo para baixar o e-book e começar a jornada de descoberta:

Mas espere, há mais! Além de receber seu e-book, convidamos você a mergulhar em nossos cursos que abrangem a interseção empolgante entre a criatividade e a IA. Prepare-se para expandir seus horizontes e criar de maneira inovadora.

Não perca a oportunidade de explorar a IA e suas possibilidades artísticas. Preencha o formulário e desbloqueie o acesso ao e-book e ao mundo de criatividade que o espera!

×

Regulamento da Campanha – ABRA.ia – Inteligência Artística

ABRA IA – Inteligência Artística

Em uma era digital mergulhe na sua criatividade
Período 01/08/2023 até 30/09/2023

 

1. Bolsas de estudo integrais para indicações:

Os participantes que comprarem um curso presencial e indicarem outra pessoa que também efetuar a compra de um curso presencial serão elegíveis para receber uma bolsa de estudo integral para um curso rápido de sua escolha de acordo com disponibilidade de vagas e datas de início.
Tanto o participante que realizou a indicação quanto o indicado à bolsa de estudo. A bolsa de estudos será concedida após a confirmação do pagamento e matrícula dos dois participantes indicados. Os ganhadores receberão um comunicado da escola informando a disponibilidade da bolsa, assim como os cursos disponíveis e datas de início para a escolha. 

 

2. Compre e Leve: curso de História da Arte online:

Os participantes que adquirirem o Kit de material da ABRA terão como brinde um curso online de História da Arte. O curso online será disponibilizado em até 3 dias úteis após a confirmação do pagamento do Kit de material, a) caso a aquisição seja de um curso de história da arte, deve ser oferecido outro curso equivalente.

 

3. Desconto de 60% em todos os cursos online:

Durante o período da campanha, todos os cursos online terão um desconto de 60% sobre o valor regular.Os participantes poderão se inscrever em quantos cursos online desejarem com o
desconto aplicado. 

 

4. Compre um curso e ganhe outro:

Os 200 primeiros participantes que adquirirem cursos online, terão como brinde acesso a um segundo curso à sua escolha que deverá seguir alguns critérios que são: a) é limitado a 1 curso por pessoa b) a campanha se estenderá até atingir o número de pessoas da estipulado, não tendo prazo definido para encerramento c) caso no período de 60 dias correspondentes a campanha não atinja a quantidade de 200 participantes todos que adquiriram serão contemplados d) é de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha e) a ABRA não se responsabiliza com a perda de informações enviadas f) o participante que não enviar a opção de curso até a data estabelecida terá seu benefício cancelado. g) o e-mail solicitando a escolha do seu próximo curso será enviado em até 7 dias úteis após a confirmação do pagamento do primeiro curso, através do e-mail disponibilizado na hora da compra h)O acesso ao segundo curso só será disponibilizado após o envio da escolha do curso que siga os critérios descritos neste parágrafo. i) o
prazo para receber o acesso dos cursos é 30/09/2023 j) lista com todos os ganhadores será disponibilizada apenas no fim da campanha. É de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha. O prazo de resgate da oferta é de 60 dias.

 

5. Bolsa integral de curso online para ação social:

A cada curso presencial adquirido, a ABRA vai disponibilizar uma bolsa integral do curso online História da Arte para um aluno matriculado na rede estadual de ensino médio. A seleção dos alunos beneficiados será realizada em parceria com instituições de educação parceiras. As bolsas serão disponibilizadas ao final da campanha para a instituição de ensino escolhida.