Enviando Formulário...

O trabalho de um design gráfico é daqueles que vemos com mais regularidade durante nosso dia a dia. Banners de qualquer tipo, logotipos de marcas e até mesmo cédulas de dinheiro, todos são criações deste tipo de profissional. E dentro de uma área que exige tanta capacidade criativa, naturalmente o Brasil teria destaque. 

Apesar de muitas vezes os primeiros a serem lembrados sejam profissionais do exterior, aqui temos diversos designers de altíssima qualidade. Por isso, hoje, iremos trazer alguns dos principais nomes brasileiros do design gráfico e falar sobre seus trabalhos de destaque. 

Um breve resumo: quais principais atividades de um design gráfico? 

Logo no início exemplificamos alguns tipos de trabalho que o design gráfico executa. Contudo, antes de trazermos os profissionais em questão, vamos explicar de forma um pouco melhor o que eles fazem. 

Esse tipo de profissional cria todo tipo de projeto de comunicação visual. São produtos, embalagens, logotipos, etc. Só que não é apenas isso, pois ele também formata qualquer tipo de material visual (seja offline ou online) como panfletos, outdoors, páginas da internet, entre outras. Há ainda a possibilidade dele atuar como design de produtos. 

Neste caso, ele passará a desenhar novos produtos para diversas áreas, mas sempre levando em conta os aspectos funcionais, estéticos e utilitários do objeto. Ou seja, praticamente em tudo que vemos ou usamos, tem por trás o trabalho de um design gráfico. Agora, vamos trazer alguns nomes importantes da área no Brasil, que você pode até não saber quem é, mas certamente conhecerá o seu trabalho. 

1 – Vitor Lourenço

Começamos com este designer que é visto como um verdadeiro prodígio. Isso porque ele criou seu próprio estúdio de design com apenas 12 anos. Nesta época teve como grandes clientes o Yahoo! e a Globo.com. Entretanto, é difícil imaginar um trabalho mais impactante dele que o do Twitter.  

Isso porque ele foi o primeiro designer gráfico da rede social. Seu trabalho no Twitter entre 2008 e 2012 foi um dos grandes responsáveis pelo sucesso e consolidação da plataforma, uma das maiores redes sociais da internet. Atualmente ele trabalha no departamento de design de uma startup criada por Garrett Camp, um dos fundadores da Uber. Ela chama Expa e atua justamente auxiliando na criação de novas startups das mais diversas áreas. 

primeiro design do Twitter

2 – Hans Donner

O austríaco de cidadania brasileira é um dos mais conhecidos designers gráficos no Brasil, graças ao seu longo tempo trabalhando na Rede Globo. Primeiramente ele foi o criador do logotipo da emissora, mas seu trabalho lá não se limitou a ele. Para se ter uma ideia de outras criações marcantes dele, a icônica vinheta do “Plantão da Globo” foi uma de suas obras. Ainda em jornalísticos, Jornal Hoje, Jornal Nacional, Fantástico, além de cenários para diversos jornais até 1999. 

logotipo Rede Globo criado por Hans Donner

Diversas novelas também tiveram aberturas feitas por ele, como Tieta, Vale Tudo, A Favorita, O Dono do Mundo, etc. Por fim, vale citar vários programas de sucesso que também contaram com suas criações. Por exemplo: Sai de Baixo, Zorra Total, Os Trapalhões, TV Colosso, além de vários programas de Chico Anysio e Xuxa. 

3 – Roger Oddone

Trata-se de outro brasileiro que fez seu nome no exterior. No caso dele, fez a estética do aplicativo Uber, um dos mais usados no mundo, assim como seu logo atual. Ele também trabalhou por três anos na Google, mas não ficou apenas nas duas gigantes de tecnologia. Roger Oddone também já trabalhou em empresas como Voga, Toyota, Tetra Park, Loctite, Parmalat, entre outros renomados clientes. 

logo Uber por Roger Odonne

4 – Fred Gelli

Trata-se do designer gráfico que esteve à frente do projeto de criação dos logotipos da Rio-2016, tanto a olimpíada, como a paraolimpíada. Este marcou o primeiro logo tridimensional da história, o que fez inclusive com que o segundo (para o comitê paralímpico) obrigatoriamente tivesse a mesma ideia, mas segundo Fred, eles fizeram um multidimensional para eles. 

símbolo dos jogos olímpicos por Fred Gelli

Em entrevista para a Revista Casper, ele explicou a ideia por trás do logotipo das olimpíadas” 

“Para nós, faz todo o sentido desenvolver um símbolo que é, de certa forma, uma escultura. Isso porque a paisagem do Rio de Janeiro é cheia de relevos. Além do Pão de Açúcar, que é a principal inspiração, é possível identificar no logotipo outras curvas famosas da paisagem carioca, como a Pedra da Gávea, o Morro da Urca e o Morro Dois Irmãos. A ideia era que, consciente ou inconscientemente, os cariocas reconhecessem esses lugares, criassem certa intimidade com o símbolo e se sentissem abraçados por ele. Além de qualquer lugar, criar um mundo universal, que transmitisse conceitos de união, celebração e acolhimento”. 

Já pela agência Tátil, da qual é diretor criativo e cofundador, também tem diversos trabalhos importantes. Entre eles para Embraer, Coca-Cola, Netflix, entre outros. 

5 – Alexandre Wollner

Considerado o pai do design moderno no Brasil. Ele chegou a estudar na Escola de Forma de Um, a sucessora da Bauhaus, mas voltou para cá, onde fez carreira. Junto de Geraldo Barros, Ruben Martins e Walter Macedo, fundou a FormInform, escritório de design pioneiro no país.

Lá ele se tornou famoso pela criação de diversos logotipos. Por exemplo: do Itaú, da Klabin, sardinhas coqueiro, elevadores Atlas, Hering, entre outras. Apesar da participação fundamental no desenvolvimento do design gráfico no Brasil, ele não era designer de formação. Porém isso não impediu que ele lecionasse na Escola Superior de Desenho Industrial do Rio de Janeiro, da qual ele participou da fundação.  

logo Elevadores Atlas

 

Aprenda designer gráfico na ABRA 

Gostou destas curiosidades? E que tal se fosse possível fazer um curso acadêmico completo, com acompanhamento individualizado e infraestrutura de ponta em nossa sede? O curso presencial Design Gráfico da ABRA é o mais completo no mercado. 

Conheça agora mesmo os benefícios e metodologia do curso clicando aqui e faça sua matrícula agora mesmo!

Autoria: Departamento de Pesquisa e Cultura ABRA

×

Curioso(a) para desvendar os segredos da Inteligência Artística? Nosso e-book exclusivo, "EXPLORANDO O MUNDO DA IA - INTELIGÊNCIA ARTÍSTICA," está repleto de insights e conhecimentos profundos sobre como a IA está transformando o cenário artístico.

Queremos compartilhar esse tesouro de informações com você!

Basta preencher o formulário abaixo para baixar o e-book e começar a jornada de descoberta:

Mas espere, há mais! Além de receber seu e-book, convidamos você a mergulhar em nossos cursos que abrangem a interseção empolgante entre a criatividade e a IA. Prepare-se para expandir seus horizontes e criar de maneira inovadora.

Não perca a oportunidade de explorar a IA e suas possibilidades artísticas. Preencha o formulário e desbloqueie o acesso ao e-book e ao mundo de criatividade que o espera!

×

Regulamento da Campanha – ABRA.ia – Inteligência Artística

ABRA IA – Inteligência Artística

Em uma era digital mergulhe na sua criatividade
Período 01/08/2023 até 30/09/2023

 

1. Bolsas de estudo integrais para indicações:

Os participantes que comprarem um curso presencial e indicarem outra pessoa que também efetuar a compra de um curso presencial serão elegíveis para receber uma bolsa de estudo integral para um curso rápido de sua escolha de acordo com disponibilidade de vagas e datas de início.
Tanto o participante que realizou a indicação quanto o indicado à bolsa de estudo. A bolsa de estudos será concedida após a confirmação do pagamento e matrícula dos dois participantes indicados. Os ganhadores receberão um comunicado da escola informando a disponibilidade da bolsa, assim como os cursos disponíveis e datas de início para a escolha. 

 

2. Compre e Leve: curso de História da Arte online:

Os participantes que adquirirem o Kit de material da ABRA terão como brinde um curso online de História da Arte. O curso online será disponibilizado em até 3 dias úteis após a confirmação do pagamento do Kit de material, a) caso a aquisição seja de um curso de história da arte, deve ser oferecido outro curso equivalente.

 

3. Desconto de 60% em todos os cursos online:

Durante o período da campanha, todos os cursos online terão um desconto de 60% sobre o valor regular.Os participantes poderão se inscrever em quantos cursos online desejarem com o
desconto aplicado. 

 

4. Compre um curso e ganhe outro:

Os 200 primeiros participantes que adquirirem cursos online, terão como brinde acesso a um segundo curso à sua escolha que deverá seguir alguns critérios que são: a) é limitado a 1 curso por pessoa b) a campanha se estenderá até atingir o número de pessoas da estipulado, não tendo prazo definido para encerramento c) caso no período de 60 dias correspondentes a campanha não atinja a quantidade de 200 participantes todos que adquiriram serão contemplados d) é de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha e) a ABRA não se responsabiliza com a perda de informações enviadas f) o participante que não enviar a opção de curso até a data estabelecida terá seu benefício cancelado. g) o e-mail solicitando a escolha do seu próximo curso será enviado em até 7 dias úteis após a confirmação do pagamento do primeiro curso, através do e-mail disponibilizado na hora da compra h)O acesso ao segundo curso só será disponibilizado após o envio da escolha do curso que siga os critérios descritos neste parágrafo. i) o
prazo para receber o acesso dos cursos é 30/09/2023 j) lista com todos os ganhadores será disponibilizada apenas no fim da campanha. É de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha. O prazo de resgate da oferta é de 60 dias.

 

5. Bolsa integral de curso online para ação social:

A cada curso presencial adquirido, a ABRA vai disponibilizar uma bolsa integral do curso online História da Arte para um aluno matriculado na rede estadual de ensino médio. A seleção dos alunos beneficiados será realizada em parceria com instituições de educação parceiras. As bolsas serão disponibilizadas ao final da campanha para a instituição de ensino escolhida.