Enviando Formulário...

O dia 10 de setembro, trouxe uma comemoração bastante curiosa: o dia do gordo. E dentro do mundo das artes, talvez o maior expoente do tema, seja o colombiano Fernando Botero, famoso pelos seus modelos “gordinhos”. Sendo assim, vamos falar um pouco mais sobre a data e sobre o que é real e não é em relação às obras do artista. 

Dia do gordo: origem

Primeiramente falamos sobre a origem da data, que diferente de outros casos que trouxemos antes aqui, é bem incerto. Acreditava-se que esta fosse uma data internacional, mas na verdade não há nenhum registro dela fora do Brasil. 

Relacionados à questão, podemos citar outras duas: Dia Mundial da Obesidade celebrado em 11 de outubro e o Dia Internacional sem Dieta celebrado 6 de maio. A primeira é uma data criada pela Organização Mundial de Saúde. O Objetivo é fazer uma campanha contra a obesidade, principalmente a infantil. 

Enquanto isso, a segunda foi criada por Mary Evans para lutar contra a indústria das dietas. O objetivo é sensibilizar contra os perigos da anorexia e de transtornos alimentares. Ou seja, não temos nada especificamente falando sobre o dia do gordo. 

Dessa forma, é muito provável que a data tenha surgido na internet. Contudo, no início tínhamos um dia dedicado a piadas de mau gosto e/ou depreciativas para com as pessoas gordas. Porém, com o tempo esta passou a ser uma data para conscientizar a sociedade sobre a importância do respeito às pessoas gordas. 

Desde então o dia é dedicado a reivindicar melhores condições de qualidade de vida das pessoas gordas, assim como combate a gordofobia. 

Fernando Botero: o pintor de gordinhos? 

Apesar de ter feito fama com seus modelos acima do peso, a arte de Fernando Botero vai muito além da simples representação de gordinhos em suas telas. Como o próprio explicou certa vez, suas pinturas têm como foco o volume. Confiram esta explicação do próprio artista em entrevista ao jornal “El mundo”: 

“Não pinto gordas. Ninguém acredita em mim, mas é verdade. Eu pinto volumes. Quando pinto uma natureza morta também pinto com volume, se pinto um animal ele também será volumoso, se pinto uma paisagem, igual. 

Sou atraído pelo volume, a sensualidade da forma. Se pinto uma mulher, um homem, um cachorro ou um cavalo, o faço sempre com a ideia do volume, mas não é que eu tenha uma obsessão pelas mulheres gordas”. 

No entanto, ele não se incomoda com a associação, ainda que reforce sempre a questão acima do volume. Inclusive ele citou em uma entrevista para a Folha que vê certa identificação dos gordinhos com sua obra e que até acha simpático.  

Nesta mesma entrevista Fernando Botero ainda destacou que nunca pintou uma modelo gorda, explicando que seu trabalho é de imaginação, pois não poderia jamais encontrar uma modelo com as proporções que ele faz em suas obras. 

Botero estilo e críticas sobre sua obra

Ao mesmo tempo que é o pintor vivo mais popular e mais vendido mundialmente, sua obra também sofre com críticas. As mais pesadas tratam a obra dele como apelativa, populista, retrógrada e kitsch (termo que designa mau gosto artístico e produções vistas como de qualidade inferior). No entanto, Fernando Botero não se importa com essas críticas.  

Segundo o próprio artista, ele classifica sua obra como um misto de arte renascentista com arte pré-colombiana, que aprimorados dão origem a um estilo próprio. Sobre suas influências, podemos destacar: os modernistas mexicanos, renascentistas e barrocos, nascido dos princípios e respeito do artista pela arte de estruturas clássicas. 

Fernando Botero tem alguns temas que retrata com mais recorrência. Por exemplo: natureza-morta, sensualização de personagens, universo circense, costumes latino-americanos, cavalos e amazonas e releituras de obras célebres. Além deles, ele também é bem engajado politicamente, tendo feito diversas obras com temática da violência na América Latina (especialmente Colômbia). 

Obras de Fernando Botero retratando o volume em diferentes situações

Para facilitar o entendimento do conceito de volume que Botero falou, vamos mostrar algumas obras, que exemplificam bem o conceito dele sobre volume, além de trazer alguns de seus estilos favoritos. 

Monalisa (1978)

Inicialmente trazemos uma das obras mais conhecidas dele: a releitura da clássica obra Monalisa, de Leonardo Da Vinci. A posição dela e o sorriso enigmático permanecem os mesmos, mas podemos ver um destaque ainda maior que o da obra original. Isso porque boa parte da paisagem que podia ser vista antes agora destaca a Monalisa. Atualmente esta pintura encontra-se no MoMa, de Nova Iorque. 

 Natureza morta com melancia (2013) 

 Ele conta com diversas obras retratando naturezas-mortas, assim como melancias. Aqui temos um grande exemplo de como ele destaca o volume em figuras não humanas. Podemos ver que tanto a melancia como o bule têm formas arredondadas e muito maiores que a original. Um fato curioso é que Fernando Botero não usa nenhuma referência, mas sim sua imaginação nestas pinturas.  

Cavalo (1998) 

Um exemplo agora do mundo animal. Pode-se observar que o cavalo de Fernando Botero traz formas torneadas e bem musculosas, mas sem deixar de lado o volume característico. A forma como ele costuma retratar o bicho varia muito, pois tanto temos ele sozinho, como montado por homens ou amazonas. 

A morte de Pablo Escobar (1999) 

 

 Por fim, trazemos o lado politizado dele, que fez esta obra com temática mais forte, retratando o momento em que o famoso traficante Pablo Escobar foi morto a tiros, no alto de sua casa. O chefe do cartel de Medellín, aparece muito maior que as casas ao redor, dando o evidente destaque à peça central da obra. 

Esta pintura faz parte de uma série que procurava retratar a violência na Colômbia relembrando conflitos armados que aconteceram na segunda metade do século XX.  

Em Medellín na Colômbia existe a famosa Botero Plaza que é uma praça onde é possível ver dezenas de esculturas de Botero. O local é cercado pelo Museu de Antioquia e pelo Palácio da Cultura Rafael Uribe Uribe e exibe 23 esculturas do artista.

 

Aprenda pintura na ABRA 

Gostou destas curiosidades? E que tal se fosse possível fazer um curso acadêmico completo, com acompanhamento individualizado, no conforto e segurança de sua casa? O curso online “Pintura Acadêmica: Formação Completa” da ABRA é o mais completo no mercado. 

Conheça agora mesmo os benefícios e metodologia do curso clicando aqui e faça sua matrícula agora mesmo!

Autoria: Departamento de Pesquisa e Cultura ABRA

 

×

Curioso(a) para desvendar os segredos da Inteligência Artística? Nosso e-book exclusivo, "EXPLORANDO O MUNDO DA IA - INTELIGÊNCIA ARTÍSTICA," está repleto de insights e conhecimentos profundos sobre como a IA está transformando o cenário artístico.

Queremos compartilhar esse tesouro de informações com você!

Basta preencher o formulário abaixo para baixar o e-book e começar a jornada de descoberta:

Mas espere, há mais! Além de receber seu e-book, convidamos você a mergulhar em nossos cursos que abrangem a interseção empolgante entre a criatividade e a IA. Prepare-se para expandir seus horizontes e criar de maneira inovadora.

Não perca a oportunidade de explorar a IA e suas possibilidades artísticas. Preencha o formulário e desbloqueie o acesso ao e-book e ao mundo de criatividade que o espera!

×

Regulamento da Campanha – ABRA.ia – Inteligência Artística

ABRA IA – Inteligência Artística

Em uma era digital mergulhe na sua criatividade
Período 01/08/2023 até 30/09/2023

 

1. Bolsas de estudo integrais para indicações:

Os participantes que comprarem um curso presencial e indicarem outra pessoa que também efetuar a compra de um curso presencial serão elegíveis para receber uma bolsa de estudo integral para um curso rápido de sua escolha de acordo com disponibilidade de vagas e datas de início.
Tanto o participante que realizou a indicação quanto o indicado à bolsa de estudo. A bolsa de estudos será concedida após a confirmação do pagamento e matrícula dos dois participantes indicados. Os ganhadores receberão um comunicado da escola informando a disponibilidade da bolsa, assim como os cursos disponíveis e datas de início para a escolha. 

 

2. Compre e Leve: curso de História da Arte online:

Os participantes que adquirirem o Kit de material da ABRA terão como brinde um curso online de História da Arte. O curso online será disponibilizado em até 3 dias úteis após a confirmação do pagamento do Kit de material, a) caso a aquisição seja de um curso de história da arte, deve ser oferecido outro curso equivalente.

 

3. Desconto de 60% em todos os cursos online:

Durante o período da campanha, todos os cursos online terão um desconto de 60% sobre o valor regular.Os participantes poderão se inscrever em quantos cursos online desejarem com o
desconto aplicado. 

 

4. Compre um curso e ganhe outro:

Os 200 primeiros participantes que adquirirem cursos online, terão como brinde acesso a um segundo curso à sua escolha que deverá seguir alguns critérios que são: a) é limitado a 1 curso por pessoa b) a campanha se estenderá até atingir o número de pessoas da estipulado, não tendo prazo definido para encerramento c) caso no período de 60 dias correspondentes a campanha não atinja a quantidade de 200 participantes todos que adquiriram serão contemplados d) é de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha e) a ABRA não se responsabiliza com a perda de informações enviadas f) o participante que não enviar a opção de curso até a data estabelecida terá seu benefício cancelado. g) o e-mail solicitando a escolha do seu próximo curso será enviado em até 7 dias úteis após a confirmação do pagamento do primeiro curso, através do e-mail disponibilizado na hora da compra h)O acesso ao segundo curso só será disponibilizado após o envio da escolha do curso que siga os critérios descritos neste parágrafo. i) o
prazo para receber o acesso dos cursos é 30/09/2023 j) lista com todos os ganhadores será disponibilizada apenas no fim da campanha. É de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha. O prazo de resgate da oferta é de 60 dias.

 

5. Bolsa integral de curso online para ação social:

A cada curso presencial adquirido, a ABRA vai disponibilizar uma bolsa integral do curso online História da Arte para um aluno matriculado na rede estadual de ensino médio. A seleção dos alunos beneficiados será realizada em parceria com instituições de educação parceiras. As bolsas serão disponibilizadas ao final da campanha para a instituição de ensino escolhida.