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Dentre os muitos carros que já rodaram e ainda rodam pelas ruas do Brasil, talvez nenhum tenha a importância que o Fusca tem, a ponto de ter até um dia para chamar de seu (20 de janeiro). Sabia que a história do carro teve início antes da Segunda Guerra e foi impulsionada pela Alemanha nazista, tornando-se um sucesso em diversos lugares do mundo?

Hoje, além de mostrar como o carro chegou ao Brasil, vamos contar um pouco sobre a evolução de seu design, destacando as principais mudanças.

A origem do fusca o “carro do povo” 

O projeto de criação do fusca começou a ganhar vida ainda nos anos 1930, durante o regime nazista. Isso porque Hitler desejava levar a Alemanha um nível de modernidade compatível com as grandes potências mundiais.

E dentro desse projeto, diversas tecnologias lançadas eram rebatizadas para atender aos interesses do regime. Por exemplo:

  • Rádio: chamado de “Receptor do Povo”, ou “Volksempgänger”;
  • Geladeira: chamada de “Refrigerador do Povo”, ou “Volkskühlschrank”.

Seguindo a mesma lógica, veio o ‘carro do povo’ ou ‘Volkswagen’, que acabou virando também o nome da fábrica alemã. Importante contextualizar que na época a Alemanha tinha uma sociedade pouco motorizada, com veículos acessíveis apenas à burguesia alemã.

Sendo assim, era preciso desenvolver um carro barato para que as camadas mais baixas da população também tivessem acesso. A pedido do próprio Adolf Hitler, o projeto do carro foi iniciado por Ferdinand Porsche, com o primeiro protótipo do Fusca foi apresentado em 1936. O projeto do Fusca contava com linhas arredondadas e um design simples, com o motor refrigerado a ar localizado na parte traseira do veículo.

Já em 1938, a produção em série iniciou-se na fábrica de Wolfsburg, na Alemanha. Esta cidade foi fundada especialmente para abrigar os operários da fábrica e até hoje conta com a sede da Volkswagen.

Primeiro modelo do fusca, de 1938

A interrupção pela guerra  

Apesar de contar com uma boa recepção, o Fusca não teve tempo efetivo de se popularizar. O motivo é simples: um ano depois iniciou-se a Segunda Guerra e todas as fábricas do país passaram a fabricar veículos com funções militares.

Contudo, a Volkswagen contou com a sorte de que a maior parte da maquinaria da fábrica ficou intacta. Isso possibilitou uma rápida retomada a produção do Fusca ainda em 1945. Ele foi o primeiro modelo da marca, rapidamente se tornou seu carro símbolo, mesmo com modelos como o Golf ou Passat tendo feito grande sucesso posteriormente.

É preciso pontuar que a origem da criação do Fusca fez com que, por muito tempo, a empresa precisasse atuar para desvincular sua imagem do antigo regime, algo que ela conseguiu depois de um bom tempo.

A chegada no Brasil 

O fusca desembarcou no Brasil apenas no ano de 1959, por conta de Juscelino Kubitschek. Inclusive, o primeiro modelo produzido aqui (em São Bernardo-SP) contou com um desfile aberto com o próprio JK.

Não demorou para o Fusca ganhar popularidade e se tornar o carro mais vendido no país. Sua robustez, facilidade de manutenção e baixo consumo de combustível conquistaram os brasileiros. Primeiramente, ele era montado apenas com peças importadas da Alemanha, mas logo a Volkswagen começou a fabricar as peças aqui mesmo no Brasil, o que ajudou a impulsionar a indústria automobilística nacional.

Esse domínio do veículo na indústria durou até os anos 80, quando a produção foi interrompida, por considerarem o carro obsoleto em relação a outros da época. Ainda tivemos uma breve sobrevida, por conta de Itamar Franco, que fez uma parceria com a Volkswagen para que o carro voltasse a ser produzido. Entretanto, isso durou apenas até 1996, quando a montadora anunciou o fim da produção no país.

A evolução no design do fusca 

Uma coisa interessante de se observar é que o modelo original do fusca de Ferdinand Porsche não sofreu alterações drásticas em seu design original. Ainda assim, tivemos algumas mudanças importantes, como veremos abaixo:

  • Vidro traseiro e quebra-ventos – até 1951, o veículo tinha duas pequenas janelas duplas e as janelas do motorista e passageiro eram inteiras. Posteriormente, em 1953, eles fizeram o veículo com o vidro traseiro em formato oval e implementaram os quebra-ventos nas janelas. Já as janelas maiores, retangulares (mais conhecidas pelo público geral) vieram em 1959; 

 

  • Primeiro modelo do fusca, com as janelas duplas

  • Aros das rodasesta é uma mudança feita para a melhoria do desempenho. Isso porque ele passa a ter furos para melhorar a ventilação do sistema de freios;
  • Lanternascomo podemos ver abaixo, as lanternas do fusca foram as que mais sofreram modificações ao longo da história do carro;

  • Fusca Itamarapelidado assim por conta do ex-presidente, ele trouxe algumas novidades como o para-choque na mesma cor da pintura e uma única saída de escapamento (no lado esquerdo), sendo os mais destacados.

Por que Fusca Itamar é a bola da vez e atinge preço de R$ 100 mil

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