Enviando Formulário...

Dentre os muitos carros que já rodaram e ainda rodam pelas ruas do Brasil, talvez nenhum tenha a importância que o Fusca tem, a ponto de ter até um dia para chamar de seu (20 de janeiro). Sabia que a história do carro teve início antes da Segunda Guerra e foi impulsionada pela Alemanha nazista, tornando-se um sucesso em diversos lugares do mundo?

Hoje, além de mostrar como o carro chegou ao Brasil, vamos contar um pouco sobre a evolução de seu design, destacando as principais mudanças.

A origem do fusca o “carro do povo” 

O projeto de criação do fusca começou a ganhar vida ainda nos anos 1930, durante o regime nazista. Isso porque Hitler desejava levar a Alemanha um nível de modernidade compatível com as grandes potências mundiais.

E dentro desse projeto, diversas tecnologias lançadas eram rebatizadas para atender aos interesses do regime. Por exemplo:

  • Rádio: chamado de “Receptor do Povo”, ou “Volksempgänger”;
  • Geladeira: chamada de “Refrigerador do Povo”, ou “Volkskühlschrank”.

Seguindo a mesma lógica, veio o ‘carro do povo’ ou ‘Volkswagen’, que acabou virando também o nome da fábrica alemã. Importante contextualizar que na época a Alemanha tinha uma sociedade pouco motorizada, com veículos acessíveis apenas à burguesia alemã.

Sendo assim, era preciso desenvolver um carro barato para que as camadas mais baixas da população também tivessem acesso. A pedido do próprio Adolf Hitler, o projeto do carro foi iniciado por Ferdinand Porsche, com o primeiro protótipo do Fusca foi apresentado em 1936. O projeto do Fusca contava com linhas arredondadas e um design simples, com o motor refrigerado a ar localizado na parte traseira do veículo.

Já em 1938, a produção em série iniciou-se na fábrica de Wolfsburg, na Alemanha. Esta cidade foi fundada especialmente para abrigar os operários da fábrica e até hoje conta com a sede da Volkswagen.

Primeiro modelo do fusca, de 1938

A interrupção pela guerra  

Apesar de contar com uma boa recepção, o Fusca não teve tempo efetivo de se popularizar. O motivo é simples: um ano depois iniciou-se a Segunda Guerra e todas as fábricas do país passaram a fabricar veículos com funções militares.

Contudo, a Volkswagen contou com a sorte de que a maior parte da maquinaria da fábrica ficou intacta. Isso possibilitou uma rápida retomada a produção do Fusca ainda em 1945. Ele foi o primeiro modelo da marca, rapidamente se tornou seu carro símbolo, mesmo com modelos como o Golf ou Passat tendo feito grande sucesso posteriormente.

É preciso pontuar que a origem da criação do Fusca fez com que, por muito tempo, a empresa precisasse atuar para desvincular sua imagem do antigo regime, algo que ela conseguiu depois de um bom tempo.

A chegada no Brasil 

O fusca desembarcou no Brasil apenas no ano de 1959, por conta de Juscelino Kubitschek. Inclusive, o primeiro modelo produzido aqui (em São Bernardo-SP) contou com um desfile aberto com o próprio JK.

Não demorou para o Fusca ganhar popularidade e se tornar o carro mais vendido no país. Sua robustez, facilidade de manutenção e baixo consumo de combustível conquistaram os brasileiros. Primeiramente, ele era montado apenas com peças importadas da Alemanha, mas logo a Volkswagen começou a fabricar as peças aqui mesmo no Brasil, o que ajudou a impulsionar a indústria automobilística nacional.

Esse domínio do veículo na indústria durou até os anos 80, quando a produção foi interrompida, por considerarem o carro obsoleto em relação a outros da época. Ainda tivemos uma breve sobrevida, por conta de Itamar Franco, que fez uma parceria com a Volkswagen para que o carro voltasse a ser produzido. Entretanto, isso durou apenas até 1996, quando a montadora anunciou o fim da produção no país.

A evolução no design do fusca 

Uma coisa interessante de se observar é que o modelo original do fusca de Ferdinand Porsche não sofreu alterações drásticas em seu design original. Ainda assim, tivemos algumas mudanças importantes, como veremos abaixo:

  • Vidro traseiro e quebra-ventos – até 1951, o veículo tinha duas pequenas janelas duplas e as janelas do motorista e passageiro eram inteiras. Posteriormente, em 1953, eles fizeram o veículo com o vidro traseiro em formato oval e implementaram os quebra-ventos nas janelas. Já as janelas maiores, retangulares (mais conhecidas pelo público geral) vieram em 1959; 

 

  • Primeiro modelo do fusca, com as janelas duplas

  • Aros das rodasesta é uma mudança feita para a melhoria do desempenho. Isso porque ele passa a ter furos para melhorar a ventilação do sistema de freios;
  • Lanternascomo podemos ver abaixo, as lanternas do fusca foram as que mais sofreram modificações ao longo da história do carro;

  • Fusca Itamarapelidado assim por conta do ex-presidente, ele trouxe algumas novidades como o para-choque na mesma cor da pintura e uma única saída de escapamento (no lado esquerdo), sendo os mais destacados.

Por que Fusca Itamar é a bola da vez e atinge preço de R$ 100 mil

Aprenda sobre sketch automotivo na ABRA 

Você também é um dos muitos fãs de fusca, como temos no Brasil? E gostaria de levar essa paixão por carros como profissão? Pois apresentamos a você o curso presencial de “Sketch Automotivo Manual“. Ele é indicado para profissionais da área que desejam se aprimorar e para aqueles que gostam de desenhar carros e gostariam de aprimorar suas técnicas. Em nosso curso ensinaremos de forma dinâmica e objetiva, como funciona a fase inicial e criativa do processo do design automobilístico, tudo isso passando pelos modelos hatch, sedan, coupé SUV e esportivos.

Acesse o link e matricule-se já!

Autoria: Departamento de Pesquisa e Cultura ABRA

×

Curioso(a) para desvendar os segredos da Inteligência Artística? Nosso e-book exclusivo, "EXPLORANDO O MUNDO DA IA - INTELIGÊNCIA ARTÍSTICA," está repleto de insights e conhecimentos profundos sobre como a IA está transformando o cenário artístico.

Queremos compartilhar esse tesouro de informações com você!

Basta preencher o formulário abaixo para baixar o e-book e começar a jornada de descoberta:

Mas espere, há mais! Além de receber seu e-book, convidamos você a mergulhar em nossos cursos que abrangem a interseção empolgante entre a criatividade e a IA. Prepare-se para expandir seus horizontes e criar de maneira inovadora.

Não perca a oportunidade de explorar a IA e suas possibilidades artísticas. Preencha o formulário e desbloqueie o acesso ao e-book e ao mundo de criatividade que o espera!

×

Regulamento da Campanha – ABRA.ia – Inteligência Artística

ABRA IA – Inteligência Artística

Em uma era digital mergulhe na sua criatividade
Período 01/08/2023 até 30/09/2023

 

1. Bolsas de estudo integrais para indicações:

Os participantes que comprarem um curso presencial e indicarem outra pessoa que também efetuar a compra de um curso presencial serão elegíveis para receber uma bolsa de estudo integral para um curso rápido de sua escolha de acordo com disponibilidade de vagas e datas de início.
Tanto o participante que realizou a indicação quanto o indicado à bolsa de estudo. A bolsa de estudos será concedida após a confirmação do pagamento e matrícula dos dois participantes indicados. Os ganhadores receberão um comunicado da escola informando a disponibilidade da bolsa, assim como os cursos disponíveis e datas de início para a escolha. 

 

2. Compre e Leve: curso de História da Arte online:

Os participantes que adquirirem o Kit de material da ABRA terão como brinde um curso online de História da Arte. O curso online será disponibilizado em até 3 dias úteis após a confirmação do pagamento do Kit de material, a) caso a aquisição seja de um curso de história da arte, deve ser oferecido outro curso equivalente.

 

3. Desconto de 60% em todos os cursos online:

Durante o período da campanha, todos os cursos online terão um desconto de 60% sobre o valor regular.Os participantes poderão se inscrever em quantos cursos online desejarem com o
desconto aplicado. 

 

4. Compre um curso e ganhe outro:

Os 200 primeiros participantes que adquirirem cursos online, terão como brinde acesso a um segundo curso à sua escolha que deverá seguir alguns critérios que são: a) é limitado a 1 curso por pessoa b) a campanha se estenderá até atingir o número de pessoas da estipulado, não tendo prazo definido para encerramento c) caso no período de 60 dias correspondentes a campanha não atinja a quantidade de 200 participantes todos que adquiriram serão contemplados d) é de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha e) a ABRA não se responsabiliza com a perda de informações enviadas f) o participante que não enviar a opção de curso até a data estabelecida terá seu benefício cancelado. g) o e-mail solicitando a escolha do seu próximo curso será enviado em até 7 dias úteis após a confirmação do pagamento do primeiro curso, através do e-mail disponibilizado na hora da compra h)O acesso ao segundo curso só será disponibilizado após o envio da escolha do curso que siga os critérios descritos neste parágrafo. i) o
prazo para receber o acesso dos cursos é 30/09/2023 j) lista com todos os ganhadores será disponibilizada apenas no fim da campanha. É de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha. O prazo de resgate da oferta é de 60 dias.

 

5. Bolsa integral de curso online para ação social:

A cada curso presencial adquirido, a ABRA vai disponibilizar uma bolsa integral do curso online História da Arte para um aluno matriculado na rede estadual de ensino médio. A seleção dos alunos beneficiados será realizada em parceria com instituições de educação parceiras. As bolsas serão disponibilizadas ao final da campanha para a instituição de ensino escolhida.