Halloween: conheça HQs inspiradas na data - ABRA Academia Brasileira de Arte -

No último domingo, dia 31 de outubro, foi comemorado o dia de Halloween, e nessa época começamos a ver diversas produções de terror, algumas baseadas na data, outras nem tanto, pipocando em todos os tipos de mídias. Para que você possa entrar no clima da data, falaremos um pouco de sua origem, além de trazer cinco exemplos famosos do mundo dos quadrinhos, para que possam entrar no clima das festividades. 

Halloween – Significado e origem 

Primeiramente, é interessante saber o significado da palavra. Originalmente tratava-se de duas “hallow evening”, que respectivamente querem dizer “santo” e “véspera”. O motivo é que no dia 1 de novembro, é o Dia de Todos os Santos.  

As festividades têm origem celta e na época era chamado Samhain, que significava “Fim do Verão”. Eles acreditavam que nesse período de transição, a fronteira entre o mundo material e espiritual estaria aberta. Por conta disso, faziam oferendas aos mortos com diversos tipos de comidas, além de iluminar tudo com muitas fogueiras. 

Posteriormente a festa, de origem pagã, sofreu uma mistura com a festividades católicas do Dia de Todos os Santos e também finados. Atualmente ela é uma data comemorada em diversas culturas e religiões, mas que ainda sofre questionamentos no Brasil. 

A explicação está no fato de não falarmos de uma festa tipicamente brasileira e que não aborda personagens do nosso folclore. Uma forma de tentar abrasileirar as festividades foi a criação do “Dia Do Saci”, comemorado também no dia 31 de outubro. No entanto, até pelo grande conteúdo vindo de fora, o Dia das Bruxas, ainda conta com forte influência do exterior. 

Confiram agora algumas obras inspiradas na data: 

Turma da Mônica Jovem nº 63 – Dia das Bruxas 

Halloween

Esta revista é a terceira do que é chamada “Super Saga Do Fim Do Mundo”. Criação de Emerson Abreu (roteirista da Maurício de Souza Produções desde 1996), esta saga contará com um total de 51 edições e ainda está em andamento. 

A sinopse da edição traz o seguinte enredo: 

“Denise decide organizar uma festa pro Dia das Bruxas, mas uma perigosa vingança sobrenatural ameaça a vida da Magali e da Sofia. Enquanto isso, Mônica e Cebola ficam presos numa assustadora casa mal-assombrada.” 

Temos atualmente 14 edições lançadas em ordem não linear, mas que foram interrompidas em 2016. Segundo o criador teremos um total de 51, com a próxima prevista para chegar ainda em outubro de 2021. 

Charlie Brown e a Grande Abóbora de Halloween 

Halloween

Continuamos com essa clássica história da turma do Minduim, em que Linus escreve uma carta para Grande Abóbora, que segundo ele aparece em uma “plantação de abóboras sincera” e que traz presentes para as crianças.  

Diferente das histórias que normalmente temos no período, esta é uma comédia, que mostra a saga de Linus para tentar ver a Grande Abóbora. Enquanto isso, Charlie Brown e seus amigos vão atrás de doces, além de Snoopy se imaginando como um aviador da primeira guerra.  

Um fato curioso sobre essa história é que primeiramente ela foi feita em forma de tirinhas, depois virou o desenho (sua versão mais famosa) e por fim, virou um livro ilustrado. 

Halloween Jack – personagem Marvel 

Halloween

Aqui não temos exatamente uma história, mas sim um vilão recorrente nas histórias da Marvel. Primeiramente ele apareceu como um arqui-inimigo do Agente Venom (Flash Thompson). Sendo criado desde pequeno pelo III Mestre do Crime, Bennet Brant, o personagem lutou sozinho e também junto com o sexteto selvagem antes de expandir seus horizontes. 

Halloween Jack foi além de ser apenas um inimigo de Venom e apareceu como vilão em histórias contra Deadpool, Pantera Negra, Motoqueiro Fantasma, Espírito da Corrupção. Ainda apareceu também de especiais como “X-Men e Vingadores: Eixo” e “Império Secreto”. 

Uma curiosidade é que além da sua aparência, com o capacete de abóbora flamejante, ele usa um planador vassoura à jato, uma foice, além de explosivos ácidos em forma de balas de halloween. 

Batman: O Longo Dia das Bruxas

Halloween

Para muitos é uma das melhores histórias do homem-morcego e traz em 13 edições (não por acaso) um dos casos mais complexos do herói de Gotham, em que ele faz parceria com Gordon e Harvey Dent, que ainda não é o Duas Caras, para tentar localizar um serial killer que sempre mata suas vítimas em feriados. Um ponto curioso é o fato de ele matar apenas membros da máfia. 

A história foi publicada entre 1996 e 97 e recentemente ganhou uma nova edição chamada “Batman: The Long Halloween Special” (no original em inglês) no dia 12 de outubro e uma adaptação para TV em uma animação em duas partes. 

Grandes Histórias de Halloween 1 e 2 

HalloweenGrandes História de Halloween 1

Por fim trazemos esse compilado de histórias do Pato Donald, que inicialmente seriam apenas para seu aniversário de 80 anos (em 2014). Só que com o sucesso dessa edição especial, eles resolveram fazer mais uma em 2014. 

São edições no chamado “formatão” (maior que revistas tradicionais) e que na primeira edição trouxeram sete histórias já publicadas. Por outro lado, na segunda, eles colocaram três histórias inéditas, juntamente com quatro clássicas.