Museus de todos os cantos do mundo liberam exposições virtuais. - ABRA - Academia Brasileira de Arte ABRA – Academia Brasileira de Arte -
Matéria

Museus de todos os cantos do mundo liberam exposições virtuais.

Exposições virtuais podem ser muito interessantes. Estamos em época de reclusão e com isso buscando novas opções de lazer, cultura e entretenimento. A internet diminui as distâncias e, com certeza, estar em casa pode ser uma oportunidade de aprendizagem enriquecedora.

Iniciamos uma série de conteúdos para ajudar as pessoas neste difícil período de confinamento. Já falamos sobre brincadeiras para crianças, organização do lar, e hoje queremos dar mais uma opção: visitar algumas exposições virtuais.

Como estão fechados, os principais museus de todo o mundo estão liberando acesso para as pessoas conhecerem suas obras de forma virtual, na segurança do lar. Vamos então à lista, com os atrativos dos principais museus.

// Exposições virtuais italianas

Os italianos são conhecidos pelo seu apreço à história e à cultura. Algumas de suas cidades guardam verdadeiros tesouros arqueológicos, artísticos e culturais, e você pode acompanhar a exposição virtual de alguns museus. Basta clicar no nome do museu para o link abrir.

A Brera Pinacoteca, de Milão, tem um vasto Acervo dos principais artistas italianos. No site, disponível em italiano e em inglês, você pode ver milhares de imagens de gênios como Giambattista Pittoni. É possível selecionar as obras por período, artista, tipo de material ou diversas outras opções.

Já a Galleria degli Uffizi de Florênça, traz em seu catálogo Da Vinci, Botticelli e Caravaggio em meio a diversos outros artistas. Nesta exposição virtual há quase 1 milhão de obras à disposição para consulta. Apesar de estar disponível somente em italiano, o site é bastante simples e intuitivo de visitar.

Ainda entre os museus italianos, há uma impressionante exposição virtual do Museu do Vaticano. Depois de selecionar um dos 5 idiomas disponíveis, o usuário pode deliciar-se com fotos e vídeos impressionantes de um dos maiores museus do mundo.

// Outros museus europeus

Talvez o museu mais popular do mundo, o Louvre, de Paris, também abriu suas portas virtuais para visitantes de todo o planeta. É possível, no site, conhecer o impressionante acervo do local que tem obras de todos os períodos possíveis. O The British Museum, de Londres, permite que você conheça mais de 8 milhões de objetos do acervo, de um período que engloba 2 milhões de anos. É muita história para um lugar só e, certamente, uma viagem de aprendizagem inesquecível.

Para aqueles que optarem pela exposição virtual do Museo del Prado, de Madri, muito da história da pintura europeia estará à disposição. Destaque para artistas como Goya, Algani, Allori e Bellini, dentre os milhares que lá estão.

Não tão popular, mas tão importante quanto é o Museu Archeologico, de Atenas, na Grécia. Fundado em um dos berços da civilização, ele traz em sua exposição virtual dezenas de milhares de imagens de objetos históricos. Para quem se interessa por design, uma passagem obrigatória. Disponível em inglês e em Grego.

// Museus norte-americanos

Apesar de não serem referência, principalmente nos períodos mais antigos, os norte-americanos possuem um grande senso de preservação da arte. E dois de seus principais museus estão com exposições imperdíveis para quem quer buscar conhecimento e cultura.

De Nova Iorque, o The Metropolitan Museum criou uma parceria com o google pela qual você passeia pelos corredores em vídeos 360º. De uma forma dinâmica e tecnológica, você consegue visualizar os imponentes corredores e as impressionantes salas, em um local com arquitetura de arrepiar.

Por sua vez, a National Gallery of Art tem uma exposição virtual com todo o seu acervo de esculturas, móveis, pinturas e outras peças de arte. O museu, que é um dos mais visitados do mundo, não tem um website à sua altura, mas com certeza isso não diminui a experiência de conhecer as obras, mesmo que virtualmente.

// Exposições virtuais de museus brasileiros

E para quem acha que apenas no exterior temos boas opções de arte e cultura, este engano poderá ser corrigido prontamente. Temos diversos museus, das mais variáveis temáticas, disponibilizando o seu acervo de forma eletrônica.

Localizado no parque do Ibirapuera, o Museu Afro Brasil é um dos mais importantes do mundo a valorizar a cultura afro. São mais de 6 mil obras, em uma construção de 11 mil m², disponíveis para visualização na tela do seu computador ou celular.

Outro museu de destaque na capital paulista é o MIS – Museu da Imagem e do Som. Fundado em 1970 e com algumas das exposições mais visitadas do país nos últimos anos, ele tem mais de 200 mil itens para quem gosta de fotos, filmes, vídeos, cartazes, peças gráficas, equipamentos de imagem e som, livros, catálogos, revistas, CDs e DVDs. É um acervo impressionante, que não vemos em quase nenhum lugar todo mundo. Se você quiser, além de adquirir cultura, treinar outro idioma, ele está disponível em inglês e espanhol, além do nosso português.

Com temas dos mais variados, o Museu Casa de Portinari tem 8 opções de exposição virtual para ocupar este tempo de confinamento.

Espero que aproveitem a dica e divertam-se nas exposições!

Redação
ABRA – Academia Brasileira de Arte.

 

// Links Internos

Textos sobre brincadeiras de crianças e organização da casa

// Links Externos

https://pinacotecabrera.org/en/collezioni/the-collection-online/

https://fotoinventari.uffizi.it/it/

http://www.museivaticani.va/content/museivaticani/en.html

https://www.louvre.fr/en/visites-en-ligne

https://www.britishmuseum.org/collection

https://www.museodelprado.es/en/the-collection/art-works

https://www.namuseum.gr/en/collections/

https://www.metmuseum.org/art/online-features/met-360-project

https://www.nga.gov/collection/collection-search.html

https://artsandculture.google.com/partner/museu-afro-brasil

https://mis-sp.org.br/acervo

https://www.museucasadeportinari.org.br/exposicoes-virtuais/

Abrir Chat
Ei, estamos no WhatsApp!
Está com Dúvidas?

Fale agora com um de nossos Consultores Educacionais!