O Almoço dos Barqueiros: saiba mais desta obra-prima do impressionismo Academia Brasileira de Arte -

Enviando Formulário...

Pierre – Auguste Renoir sem dúvida nenhuma está entre os grandes nomes da história da pintura. Ao longo de sua vida, ele teve duas fases marcantes: a do impressionismo e mais para o final de sua vida, no estilo clássico. Esse último veio após uma visita à Itália, onde estudou obras de mestres do gênero.   

Contudo, a obra da qual falaremos antes é de sua fase impressionista e tida como uma das mais importantes do movimento: “O Almoço dos Barqueiros”.  

O Almoço dos Barqueiros: uma obra que saia do lugar comum impressionista  

Renoir pintou este quadro entre 1880 e 1881 e chamava atenção a escolha do tema: os subúrbios. Isso porque os impressionistas normalmente escolhiam como tema, cenas da cidade (grandes centros), mas ele optou por algo diferente. Ele desde o início de sua obra, tratava-a como um ambicioso projeto, juntamente com o fato de ter como tema um desejo antigo seu: remadores.  

A ideia era poder representar a sociedade francesa do final do século XIX, com diversas classes juntas. Já o local escolhido foi o Maison Fournaise, em Chatou, pois era um dos mais populares de Paris e também um dos favoritos do pintor.   

Análise da obra   

Em primeiro lugar, é interessante observar que, ao invés de priorizar algum aspecto mais íntimo, Renoir opta por dar enfoque a atmosfera geral, dando importância para todos na obra. Apesar de falarmos de um ambiente de subúrbio, a paisagem (característica destacável do impressionismo) está presente, com o cenário do Rio Sena ao fundo, junto com barcos.  

Ao olharmos a obra, temos a impressão de ver uma cena casual retratada, mas ela foi cuidadosamente pensada por Renoir. A sua concepção inclusive foi feita em seu atelier, com as pessoas da foto indo lá para posar. A explicação é que todos presentes na cena, eram amigos do pintor.  

A pintura “O Almoço dos Barqueiros” também foi geometricamente pensada pelo artista. Pode-se inclusive notar a linha diagonal que sai da mesa no canto esquerdo e sobe em direção à extremidade direita, trazendo a noção de profundidade para quem a vê. Juntamente com ela, temos uma natureza morta à mesa, tema que voltava a estar em alta na época.  

Só que talvez o que mais chame atenção é que mesmo sendo uma obra impressionista, Renoir não as “mistura” as pessoas com a paisagem, mas sim procura deixá-las mais nítidas. Esse respeito pelas formas, era também um prenúncio de sua fase clássica, que viria a seguir.   

Por fim, vale destacar outras características do impressionismo presentes na obra: as pinceladas cintilantes, as cores “puras” e o jogo de luz, usado para distinguir os elementos no movimento impressionista. Juntamente com isso, a se destacar a precisão da localização da luz na obra.  

Curiosidades sobre “O Almoço dos Barqueiros”   

Como citamos antes, todos presentes na obra, eram amigos de Renoir, mas o destaque fica para Aline Charigot, que viria a ser sua esposa (brincando com o cachorro). Ainda na mesa temos a atriz Angèle Legault  e o pintor Gustave Caillebotte (de chapéu) a seu lado. Já o jornalista italiano Adrien Maggiolo é o que está em pé ao lado dela.  

Já no corrimão, temos um homem apoiado e uma mulher, mais ao fundo. Ambos são os filhos do proprietário do Maison Fournaise: Alphonse Fournaise Jr e Louise-Alphonsine Fournaise, respectivamente. Juntamente com ela, temos um homem de costas, com um chapéu marrom. Trata-se do antigo prefeito da Saigon Colonial, Baron Raoul Barbier.   

Ainda na segunda mesa temos a atriz Ellen Andrée tomando vinho. Há um outro rapaz na mesa, mas não se sabe a identidade dele. À direita temos um grupo de três pessoas conversando. A mulher é a atriz Jeanne Samary. Já conversando com ela, temos o artista Paul Lhote (de chapéu claro) e em frente a ela, o burocrata Eugène Pierre Lestringez (de cartola).  

Por fim, temos dois homens conversando ao fundo. Trata-se do poeta e crítico Jules Laforgue e conversando com ele, de costas e cartola, o historiador de arte Charles Ephrussi.  

Além dessa composição de nomes conhecidos da sociedade parisiense da época, também podemos destacar:  

  • O local que serviu de inspiração, o Maison Fournaise, existe até hoje na França;  
  • Ela foi exposta no Salão dos Impressionistas em Paris, em 1882 e foi considerada a melhor pintura da exposição;  
  • Posteriormente, foi adquirida pelo famoso negociante de arte Paul Durand-Ruel. Logo após, em 1923, comprada por Duncan Phillips. Ele a levou para museu de arte fundado por ele e sua mulher (Marjorie Acker Phillips), o “The Phillips Collection”, onde ele está até hoje.  

 

×

Curioso(a) para desvendar os segredos da Inteligência Artística? Nosso e-book exclusivo, "EXPLORANDO O MUNDO DA IA - INTELIGÊNCIA ARTÍSTICA," está repleto de insights e conhecimentos profundos sobre como a IA está transformando o cenário artístico.

Queremos compartilhar esse tesouro de informações com você!

Basta preencher o formulário abaixo para baixar o e-book e começar a jornada de descoberta:

Mas espere, há mais! Além de receber seu e-book, convidamos você a mergulhar em nossos cursos que abrangem a interseção empolgante entre a criatividade e a IA. Prepare-se para expandir seus horizontes e criar de maneira inovadora.

Não perca a oportunidade de explorar a IA e suas possibilidades artísticas. Preencha o formulário e desbloqueie o acesso ao e-book e ao mundo de criatividade que o espera!

×

Regulamento da Campanha – ABRA.ia – Inteligência Artística

ABRA IA – Inteligência Artística

Em uma era digital mergulhe na sua criatividade
Período 01/08/2023 até 30/09/2023

 

1. Bolsas de estudo integrais para indicações:

Os participantes que comprarem um curso presencial e indicarem outra pessoa que também efetuar a compra de um curso presencial serão elegíveis para receber uma bolsa de estudo integral para um curso rápido de sua escolha de acordo com disponibilidade de vagas e datas de início.
Tanto o participante que realizou a indicação quanto o indicado à bolsa de estudo. A bolsa de estudos será concedida após a confirmação do pagamento e matrícula dos dois participantes indicados. Os ganhadores receberão um comunicado da escola informando a disponibilidade da bolsa, assim como os cursos disponíveis e datas de início para a escolha. 

 

2. Compre e Leve: curso de História da Arte online:

Os participantes que adquirirem o Kit de material da ABRA terão como brinde um curso online de História da Arte. O curso online será disponibilizado em até 3 dias úteis após a confirmação do pagamento do Kit de material, a) caso a aquisição seja de um curso de história da arte, deve ser oferecido outro curso equivalente.

 

3. Desconto de 60% em todos os cursos online:

Durante o período da campanha, todos os cursos online terão um desconto de 60% sobre o valor regular.Os participantes poderão se inscrever em quantos cursos online desejarem com o
desconto aplicado. 

 

4. Compre um curso e ganhe outro:

Os 200 primeiros participantes que adquirirem cursos online, terão como brinde acesso a um segundo curso à sua escolha que deverá seguir alguns critérios que são: a) é limitado a 1 curso por pessoa b) a campanha se estenderá até atingir o número de pessoas da estipulado, não tendo prazo definido para encerramento c) caso no período de 60 dias correspondentes a campanha não atinja a quantidade de 200 participantes todos que adquiriram serão contemplados d) é de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha e) a ABRA não se responsabiliza com a perda de informações enviadas f) o participante que não enviar a opção de curso até a data estabelecida terá seu benefício cancelado. g) o e-mail solicitando a escolha do seu próximo curso será enviado em até 7 dias úteis após a confirmação do pagamento do primeiro curso, através do e-mail disponibilizado na hora da compra h)O acesso ao segundo curso só será disponibilizado após o envio da escolha do curso que siga os critérios descritos neste parágrafo. i) o
prazo para receber o acesso dos cursos é 30/09/2023 j) lista com todos os ganhadores será disponibilizada apenas no fim da campanha. É de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha. O prazo de resgate da oferta é de 60 dias.

 

5. Bolsa integral de curso online para ação social:

A cada curso presencial adquirido, a ABRA vai disponibilizar uma bolsa integral do curso online História da Arte para um aluno matriculado na rede estadual de ensino médio. A seleção dos alunos beneficiados será realizada em parceria com instituições de educação parceiras. As bolsas serão disponibilizadas ao final da campanha para a instituição de ensino escolhida.