Conheça as ferramentas do Pacote Adobe - ABRA Academia Brasileira de Arte -

Você

Ainda Tem:

dias
0
6
horas
0
2
minutos
4
6
segundos
0
1

5% OFF

Taxa de Matrícula Isenta

3º Lote Até Dia 31/07

Provavelmente todo mundo que mexe na internet, já ouviu falar da Adobe em algum momento. Contudo para muitos ela é associada diretamente a apenas uma de suas ferramentas mais famosas o “Acrobat Reader”. Outros com um pouco mais de conhecimento, lembram também do Photoshop ou mesmo do Dreamweaver.

Porém o que muitos não sabem, é que o chamado “Pacote Adobe“ conta com mais de 20 ferramentas diferentes da empresa. O foco destes programas é bastante amplo e aqui traremos algumas das mais utilizadas para vocês conhecerem.

Pacote Adobe: ferramentas para imagens

Até pelo grande número de programas, dividiremos em tópicos para facilitar. Primeiramente falaremos daqueles mais utilizados para edição de imagens:

Photoshop

O mais famoso entre eles, traz desde ferramentas básicas como recorte, redimensionamento, mudança de cor, ajuste de tons; até recursos mais complexos como tipografias e até recursos 3D. Ele é muito utilizado por quem trabalha com edição de imagens, slides e artes profissionais. Pintura, diagramação e ilustração também é um de seus usos frequentes. Ele possibilita até mesmo mexer nos pixels das imagens, mas por conta disso acaba deixando-as mais pesadas.

Lightroom

Conta com muitas semelhanças em relação ao Photoshop, mas ele tem algumas ferramentas para facilitar o trabalho do usuário. Um exemplo é a possibilidade de mexer em diversas fotos de uma vez, enquanto o outro é preciso fazer em uma por vez. Ele também tem uma função de “mascarar” a imagem com uma outra cor, mas sem alterar suas características originais, o que a deixa mais leve que se você mexesse em seus pixels.

Entretanto ele não possui as ferramentas de montagem do Photoshop como recortes, sobreposições, fusões, que possibilitam a criação de imagens novas no outro.

Illustrator

Este programa serve para desenvolver ilustrações e mexer em imagens vetoriais prontas. Sua utilização costuma ser para criar logos, trabalhar no aspecto vetorial de sites, campanhas, materiais impressos e digitais. Por fim, vale dizer que ele costuma ser muito usado junto com Photoshop, In Design e também o “After Effects”, que falaremos adiante.

InDesign

O Adobe InDesign é voltado para diagramação e organização de páginas. Muito usado para construção de catálogos, revistas, jornais, e outros formatos que envolvam grande quantidade de páginas em um layout razoavelmente padronizado. Ele também é usado para criação de E-book e arquivos com botões interativo e simples para a dinâmica de uma leitura digital.

Ferramentas para vídeos

Agora destacaremos as principais ferramentas utilizadas para produção e edição de vídeos:

After Effects

Como citado antes, o After Effects costuma ser utilizado junto com o Illustrator, pois ele serve justamente para trazer movimento a animações e para criação de vídeos digitais. Entre outras funcionalidades do programa, podemos destacar as seguintes:

  • criação e animação de vinhetas.
  • criar efeitos especiais.
  • manipulação de cores.
  • desenvolvimento de elementos gráficos, geradores de carácteres e legendas.

Premiere

Aqui temos um programa especializado para edição de vídeos, onde é possível recortar, ajustar a luz, mexer na iluminação, além de ferramentas para mexer no som. Uma das vantagens é poder fazer isso apenas em trechos do vídeo (sem necessariamente mexer em todo ele a cada edição).

  • Ferramentas para internet do Pacote Adobe
  • Traremos agora programas utilizados para sites e também para redes sociais.

Dreamweaver

Um dos mais conhecidos deste grupo, especialmente por web designers e programadores, pois trata-se de um programa para edição de sites. A grande vantagem dele é desenvolver por completo ou editar o layout de websites sem a necessidade de digitar todos os códigos de programação, o que facilita muito o trabalho.

Claro que é necessário conhecimentos básicos de programação para trabalhar com ele, porém a vantagem do Dreamweaver é ele que gera os códigos automaticamente enquanto se desenvolve o layout. Outro benefício é que ele trabalha com recursos para adaptar, ao mesmo tempo, o site também para mobile.

Spark

Por fim, trazemos um programa muito útil para quem trabalha muito com redes sociais. O Spark é um aplicativo para iOS e Android, onde é possível criar imagens para divulgação e até vídeos curtos para stories. A vantagem fica nas predefinições presente nele, pois elas facilitam a produção de qualquer material desejado.

Aprenda os principais programas utilizados no Design Digital do Pacote Adobe na ABRA

Aqui na Abra temos um curso completo de Pacote Adobe – Design Digital. Aprenda a trabalhar no Photoshop, Illustrator e InDesign nas modalidades Presencial, Online ou EaD ao Vivo. Clique agora para conhecer melhor e faça sua matrícula!