Páscoa: conheça algumas das principais obras com esta témática Academia Brasileira de Arte -

Enviando Formulário...

Hoje em dia, o período da Páscoa está muito mais relacionado com os chocolates, coelhinhos e outros símbolos modernos. Entretanto, para quem possa desconhecer, a data se refere à crucificação e ressurreição de Jesus Cristo para a Igreja Católica. E é por isso que se trata de uma das datas mais retratadas por grandes artistas até hoje.

Pensando nisso, vamos mostrar algumas das obras mais importantes com temática relacionada à Páscoa.

1 – A agonia no jardim, de Andrea Mantegna (1458-1460)

Andrea Mantegna | P55.ART

A primeira obra que trazemos relacionada à época pascal se refere ao período entre A Última Ceia e a prisão de Jesus. Como um intenso estudioso da Antiguidade Clássica, o pintor Andrea Mantegna demonstra especial interesse pelos relevos de pedra, as ruínas escultóricas, os mármores preciosos, as pedras exóticas e os camafeus, ao ponto de a tábua não parecer pintada a pincel, mas esculpida na rocha viva.

A cena retrata um episódio do evangelho no qual Jesus decide se retirar para orar. Segundo Mateus e Marcos, o local é identificado como o jardim conhecido como Getsêmani. Jesus estava acompanhado por Pedro, João e Tiago, filho de Zebedeu, pediu-lhes que permanecessem acordados e orassem com ele. Ele então se afasta deles por um curto período para orar. Porém, quando retorna, encontra-os dormindo

2 – O Cristo carregando a cruz, de El Greco (1578)

El Greco | P55.ART

Agora trazemos uma das obras-primas de El Greco, que mostra Jesus carregando a cruz até o calvário. Uma marca registrada do pintor é criar artifícios de dramatização da imagem, carregando a expressão de seus personagens de emoção e espiritualidade, de tal forma que essas impressões também sejam transferidas ao observador. E para isso, o artista usa linhas e formas alongadas em todas as partes do corpo, querendo dar o aspecto de transcendente e até se importando menos com o aspecto natural do corpo.

A cena retratada mostra Jesus carregando a cruz com a coroa de espinhos e com gotas de sangue no seu rosto. Um dos elementos mais impactantes é que Cristo foi pintado com um olhar lacrimoso e direcionado ao espectador.

3 – O sepultamento de Cristo, de Caravaggio (1603-04)

O sepultamento de Cristo de Caravaggio | P55.ART

Esta obra-prima de Caravaggio traz algumas peculiaridades em relação à própria temática. Isso porque na época era normal que pintassem a descida do corpo de Cristo da cruz ou o seu sepultamento.

Contudo, ele deu um novo enfoque à sua composição, pois não mostrou nem uma coisa e nem outra, apenas o momento em que o corpo de Jesus está sendo colocado por João Evangelista e Nicodemos sobre a “Pedra da Unção”. Ou seja, a pedra usada para apoiar o corpo dele enquanto ele era ungido e vestido para seu sepultamento.

A obra traz muitas características do movimento barroco, como, por exemplo, o jogo de luz e sombra e a temática religiosa. Isso fica evidente com o fundo escuro, que visa dar total destaque às figuras em primeiro plano, chegando até mesmo a parecer projetar-se para o espectador.

4 – Ressurreição de Cristo, de Rafael Sanzio (1499-1502)

O mais interessante desta obra é que ela está em território brasileiro, pois faz parte do acervo do MASP. Trata-se de uma das primeiras pinturas conhecidas do artista, e acredita-se que seja um elemento de uma predela. Inclusive, levanta-se a possibilidade de ser uma das obras remanescentes do retábulo de San Nicola da Tolentino, a primeira encomenda documentada de Rafael, que sofreu com um terremoto em 1789 e conta com diversas partes espalhadas em museus europeus.

A pintura apresenta características que Rafael assimilou de seu mestre Pietro Perugino, como a rigorosa divisão dos eixos vertical e horizontal. Outros elementos da pintura, como a articulação simétrica entre os elementos centrais e periféricos das cenas, foram características vistas ao longo das obras do artista, que procurava alcançar um ideal de beleza harmônico, fruto dos valores da antiguidade clássica.

Isso pode ser visto em alguns detalhes, como os pés de Cristo marcando o centro do quadro, sobre o retângulo formado pelos quatro guardas, que gesticulam em diferentes direções. A tampa entreaberta do sarcófago, no centro dessa área, sugere volume e profundidade, assim como as colinas e montes ao fundo.

Aprenda sobre a história da arte na ABRA

Você conhecia estas obras relacionadas a Páscoa? Gostaria de poder aprender sobre elas e muitas outras pinturas históricas? Pois saiba que você poderá ter tudo isso em nosso curso presencial de “História da Arte“! Nele, você fará uma viagem pelo mundo da Arte. Começaremos pela Pré-história, passando por períodos e civilizações antigas, como Egito, Mesopotâmia, Etrúria, Grécia e Roma, Idade Média, Renascimento, os principais movimentos dos séculos XIX e XX, até o final da Arte Moderna, que ocorreu por volta de 1960. E tudo isso sempre destacando os principais nomes e criações do período.

Acesse o link e saiba mais!

Autoria: Departamento de Pesquisa e Cultura ABRA

×

Curioso(a) para desvendar os segredos da Inteligência Artística? Nosso e-book exclusivo, "EXPLORANDO O MUNDO DA IA - INTELIGÊNCIA ARTÍSTICA," está repleto de insights e conhecimentos profundos sobre como a IA está transformando o cenário artístico.

Queremos compartilhar esse tesouro de informações com você!

Basta preencher o formulário abaixo para baixar o e-book e começar a jornada de descoberta:

Mas espere, há mais! Além de receber seu e-book, convidamos você a mergulhar em nossos cursos que abrangem a interseção empolgante entre a criatividade e a IA. Prepare-se para expandir seus horizontes e criar de maneira inovadora.

Não perca a oportunidade de explorar a IA e suas possibilidades artísticas. Preencha o formulário e desbloqueie o acesso ao e-book e ao mundo de criatividade que o espera!

×

Regulamento da Campanha – ABRA.ia – Inteligência Artística

ABRA IA – Inteligência Artística

Em uma era digital mergulhe na sua criatividade
Período 01/08/2023 até 30/09/2023

 

1. Bolsas de estudo integrais para indicações:

Os participantes que comprarem um curso presencial e indicarem outra pessoa que também efetuar a compra de um curso presencial serão elegíveis para receber uma bolsa de estudo integral para um curso rápido de sua escolha de acordo com disponibilidade de vagas e datas de início.
Tanto o participante que realizou a indicação quanto o indicado à bolsa de estudo. A bolsa de estudos será concedida após a confirmação do pagamento e matrícula dos dois participantes indicados. Os ganhadores receberão um comunicado da escola informando a disponibilidade da bolsa, assim como os cursos disponíveis e datas de início para a escolha. 

 

2. Compre e Leve: curso de História da Arte online:

Os participantes que adquirirem o Kit de material da ABRA terão como brinde um curso online de História da Arte. O curso online será disponibilizado em até 3 dias úteis após a confirmação do pagamento do Kit de material, a) caso a aquisição seja de um curso de história da arte, deve ser oferecido outro curso equivalente.

 

3. Desconto de 60% em todos os cursos online:

Durante o período da campanha, todos os cursos online terão um desconto de 60% sobre o valor regular.Os participantes poderão se inscrever em quantos cursos online desejarem com o
desconto aplicado. 

 

4. Compre um curso e ganhe outro:

Os 200 primeiros participantes que adquirirem cursos online, terão como brinde acesso a um segundo curso à sua escolha que deverá seguir alguns critérios que são: a) é limitado a 1 curso por pessoa b) a campanha se estenderá até atingir o número de pessoas da estipulado, não tendo prazo definido para encerramento c) caso no período de 60 dias correspondentes a campanha não atinja a quantidade de 200 participantes todos que adquiriram serão contemplados d) é de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha e) a ABRA não se responsabiliza com a perda de informações enviadas f) o participante que não enviar a opção de curso até a data estabelecida terá seu benefício cancelado. g) o e-mail solicitando a escolha do seu próximo curso será enviado em até 7 dias úteis após a confirmação do pagamento do primeiro curso, através do e-mail disponibilizado na hora da compra h)O acesso ao segundo curso só será disponibilizado após o envio da escolha do curso que siga os critérios descritos neste parágrafo. i) o
prazo para receber o acesso dos cursos é 30/09/2023 j) lista com todos os ganhadores será disponibilizada apenas no fim da campanha. É de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha. O prazo de resgate da oferta é de 60 dias.

 

5. Bolsa integral de curso online para ação social:

A cada curso presencial adquirido, a ABRA vai disponibilizar uma bolsa integral do curso online História da Arte para um aluno matriculado na rede estadual de ensino médio. A seleção dos alunos beneficiados será realizada em parceria com instituições de educação parceiras. As bolsas serão disponibilizadas ao final da campanha para a instituição de ensino escolhida.