Portinari e o projeto que ilustrou obra de Machado de Assis Academia Brasileira de Arte -

Enviando Formulário...

É inquestionável a contribuição de Cândido Portinari para a arte brasileira e mundial. Falamos de um artista que retratou como poucos a realidade do nosso país. No entanto, a sua participação foi além dos quadros que pintou, ela também se estendeu à literatura.

Isso ocorreu porque ele participou de um projeto na década de 40, ilustrando “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, um dos muitos clássicos de Machado de Assis. Por décadas, esse tesouro artístico ficou esquecido, mas recentemente a editora Antofágica o resgatou, republicando essa edição que contou com uma tiragem limitada na época.

Capa da versão ilustrada por Portinari

Vamos falar um pouco mais sobre este projeto, assim como mostrar algumas das muitas ilustrações de Portinari para o livro. 

A idealização do projeto de ilustrar Memórias Póstumas de Brás Cubas 

Durante a primeira metade do século XX, era bastante comum empresários, barões, entre outros mecenas investirem em arte. Os motivos eram diversos, mas ainda que boa parte o fizesse apenas por status, essas contribuições estão presentes até hoje em museus, centros de exposições, pinturas, entre outros.

O caso do livro se enquadra nesta situação, pois foi o empresário e mecena Raymundo de Castro Maia que encomendou a Candido Portinari uma série de desenhos inspirados em “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, clássico de Machado de Assis.

Seu intuito era colocar as artes em um livro feito especialmente para a Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil. Sua criação veio para incentivar a publicação no país de obras feitas com grande esmero, em edições de luxo e tiragem limitada. 

Esse tipo de produção hoje é bastante comum, mas para a época, era visto como uma grande novidade. O pedido foi feito no começo da década de 40, e o lançamento do livro ocorreu em 1944, com uma tiragem de apenas 400 exemplares. Eles rapidamente se esgotaram, indo parar nas mãos de colecionadores individuais.

Tal fato prejudicou o conhecimento da obra pelo grande público, e isso fez com que o livro e os desenhos caíssem no esquecimento. Posteriormente, a obra ressurgiu e ganhou uma nova versão que foi lançada em 2019.

Como Cândido Portinari se inspirou para criar as artes para o livro? 

Temos um número bastante impressionante de desenhos feitos por Portinari para “Memórias Póstumas de Brás Cubas”. São, ao todo, sete águas-fortes (gravuras feitas com metal) e 74 desenhos feitos em clichê, todos inspirados na narrativa do defunto autor.

São diversas imagens baseadas nas mais diferentes passagens da história presente nas 456 páginas do livro de Machado de Assis. O melhor relato sobre essas criações vieram do próprio Portinari, quando enviou uma carta para Mário de Andrade falando sobre o projeto:

“Já comecei a fazer o Brás Cubas. Fiz o plano e estou executando. Em vez de fazer vinhetas, fiz o retrato de cada personagem; ainda faltam alguns. Já gravei uma placa — gostaria que v. a visse, pois creio que progredi muito. Estou respeitando o texto — tenho estudado indumentária. Os retratos estou procurando dar um jeitão de gente que existiu mesmo” 

Sobre as imagens presentes no livro 

Diferente do que muitos podem imaginar, não estamos falando de pinturas coloridas, mas sim de desenhos em preto e branco, que em muitos momentos até mesmo parecem rascunhos. A própria capa do livro é um dos seus desenhos. Confira abaixo alguns deles e seus respectivos títulos (destacando que boa parte conta também com a assinatura de Portinari e o ano de 1943):

Velório

Óbito do Autor

O primeiro Beijo

O Delírio

Menina Rezando

Aprenda Pintura na ABRA

Gostou destas curiosidades sobre essa parceria inusitada? E que tal aproveitar a oportunidade de realizar um curso acadêmico completo, com acompanhamento individualizado? O curso presencial de “Ilustração” oferecido pela ABRA é o mais completo no mercado.

Ele traz diversas técnicas de ilustrações, que possibilitarão a você criar os mais diferentes tipos de desenhos, se valendo de vários materiais diferentes.

Não perca tempo! Conheça agora mesmo os benefícios e metodologias dos cursos clicando aqui e faça a sua matrícula agora mesmo!

Autoria: Departamento de Pesquisa e Cultura ABRA

×

Curioso(a) para desvendar os segredos da Inteligência Artística? Nosso e-book exclusivo, "EXPLORANDO O MUNDO DA IA - INTELIGÊNCIA ARTÍSTICA," está repleto de insights e conhecimentos profundos sobre como a IA está transformando o cenário artístico.

Queremos compartilhar esse tesouro de informações com você!

Basta preencher o formulário abaixo para baixar o e-book e começar a jornada de descoberta:

Mas espere, há mais! Além de receber seu e-book, convidamos você a mergulhar em nossos cursos que abrangem a interseção empolgante entre a criatividade e a IA. Prepare-se para expandir seus horizontes e criar de maneira inovadora.

Não perca a oportunidade de explorar a IA e suas possibilidades artísticas. Preencha o formulário e desbloqueie o acesso ao e-book e ao mundo de criatividade que o espera!

×

Regulamento da Campanha – ABRA.ia – Inteligência Artística

ABRA IA – Inteligência Artística

Em uma era digital mergulhe na sua criatividade
Período 01/08/2023 até 30/09/2023

 

1. Bolsas de estudo integrais para indicações:

Os participantes que comprarem um curso presencial e indicarem outra pessoa que também efetuar a compra de um curso presencial serão elegíveis para receber uma bolsa de estudo integral para um curso rápido de sua escolha de acordo com disponibilidade de vagas e datas de início.
Tanto o participante que realizou a indicação quanto o indicado à bolsa de estudo. A bolsa de estudos será concedida após a confirmação do pagamento e matrícula dos dois participantes indicados. Os ganhadores receberão um comunicado da escola informando a disponibilidade da bolsa, assim como os cursos disponíveis e datas de início para a escolha. 

 

2. Compre e Leve: curso de História da Arte online:

Os participantes que adquirirem o Kit de material da ABRA terão como brinde um curso online de História da Arte. O curso online será disponibilizado em até 3 dias úteis após a confirmação do pagamento do Kit de material, a) caso a aquisição seja de um curso de história da arte, deve ser oferecido outro curso equivalente.

 

3. Desconto de 60% em todos os cursos online:

Durante o período da campanha, todos os cursos online terão um desconto de 60% sobre o valor regular.Os participantes poderão se inscrever em quantos cursos online desejarem com o
desconto aplicado. 

 

4. Compre um curso e ganhe outro:

Os 200 primeiros participantes que adquirirem cursos online, terão como brinde acesso a um segundo curso à sua escolha que deverá seguir alguns critérios que são: a) é limitado a 1 curso por pessoa b) a campanha se estenderá até atingir o número de pessoas da estipulado, não tendo prazo definido para encerramento c) caso no período de 60 dias correspondentes a campanha não atinja a quantidade de 200 participantes todos que adquiriram serão contemplados d) é de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha e) a ABRA não se responsabiliza com a perda de informações enviadas f) o participante que não enviar a opção de curso até a data estabelecida terá seu benefício cancelado. g) o e-mail solicitando a escolha do seu próximo curso será enviado em até 7 dias úteis após a confirmação do pagamento do primeiro curso, através do e-mail disponibilizado na hora da compra h)O acesso ao segundo curso só será disponibilizado após o envio da escolha do curso que siga os critérios descritos neste parágrafo. i) o
prazo para receber o acesso dos cursos é 30/09/2023 j) lista com todos os ganhadores será disponibilizada apenas no fim da campanha. É de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha. O prazo de resgate da oferta é de 60 dias.

 

5. Bolsa integral de curso online para ação social:

A cada curso presencial adquirido, a ABRA vai disponibilizar uma bolsa integral do curso online História da Arte para um aluno matriculado na rede estadual de ensino médio. A seleção dos alunos beneficiados será realizada em parceria com instituições de educação parceiras. As bolsas serão disponibilizadas ao final da campanha para a instituição de ensino escolhida.