Enviando Formulário...

O profissional de design de interiores certamente é um dos que mais tem precisado se adaptar as inovações da era digital. O que antes tinham plantas e ambientes feitos todos à mão, hoje já temos programas que auxiliam não apenas a criação do ambiente, mas para mostrar ao cliente uma prévia de como ele ficará. Agora, com a chegada da IA, programas como o remodeled.ai podem trazer uma nova era para a decoração.

Como funciona um IA de design de interiores como o remodeled.ai? 

Apesar de não ser o único, o remodeled.ai é um dos mais conhecidos neste segmento de inteligência artificial pensada para fazer a decoração de ambientes. Ele funciona de forma bastante simples: primeiro você tira uma ou mais fotos do ambiente que deseja modificar, sobe na plataforma e ele oferecerá uma versão renovada dele.

Exemplo de um ambiente com antes e depois do remodeled.ai

As mudanças podem ser de vários tipos, contemplando pisos, paredes e até outros objetos de decoração. Contudo, é importante destacar que as mudanças de objetos não são drásticas, se limitando a mudanças mais sutis nos objetos presentes (maiores) e troca e/ou mudança no caso daqueles menores. 

Vantagens e desvantagens da IA para criação de novos ambientes 

As funcionalidades presentes nos programas como o remodeled.ai trazem benefícios, tanto para usuários comuns, como para quem trabalha com design de interiores. Entre as principais podemos destacar:

  • Ela oferece ideias que podem servir de referência para quem quer redecorar sua casa ou para o profissional que esteja precisando de alguma inspiração;
  • Possibilita uma visão de como o ambiente ficará com o uso de determinadas paletas de cores;
  • Caso o cliente traga algum pedido mais fora do habitual, é possível que o programa possa trazer referências para a criação do ambiente pelo designer de interiores.

Por outro lado, o programa também conta com desvantagens, principalmente para o usuário comum. Por exemplo, podemos citar:

  • Opção limitada de referências;
  • Padronização excessiva dos ambientes;
  • Uma compreensão bastante limitada do contexto, o que traz uma experiência do usuário deficiente.

Em resumo, a ferramenta não possibilita uma completa repaginação de um ambiente, caso o usuário deseje uma mudança completa.

Como a inteligência artificial pode impactar o design de interiores? 

Acompanhar notícias sobre IA é perceber sua presença em cada vez mais áreas de trabalho diferentes. Especialmente na criação artística, a inteligência artificial

é algo bastante controverso, muito por conta da falta de regulação e de muitas violações de direitos autorais para a “calibração” desses programas.

Falando especialmente do design de interiores e com base nos muitos exemplos que temos na internet das criações feitas com programas como o remodeled.ai, temos uma série de desvantagens para quem resolver criar um ambiente novo a partir dele.

Primeiramente podemos considerar os fatores citados acima de uma opção bastante limitada de repaginação do ambiente. Além disso, como existem alguns temas específicos para serem aplicados nos ambientes, há uma boa possibilidade que os mesmos elementos de decoração apareçam em locais diferentes da casa.

remodeled.ai traz certas limitações na mudança dos ambientes

Pode-se observar também uma limitação da alteração do ambiente a partir dos objetos que lá estão presentes. Por exemplo: ao colocar uma imagem de um quarto, a cama permanecerá no mesmo lugar. Caso seja uma sala, o mesmo ocorrerá com o sofá e assim por diante. Para um usuário comum, ele pode ser útil para trazer alguma ideia, mas para recriar o ambiente, ela pode oferecer uma experiência que pode ser considerada frustrante.

Observando agora o lado do profissional, a ferramenta pode ser um elemento útil para trazer algumas ideias de cores ou mesmo referências. Com isso, pode ser um suporte interessante para a produção de projetos.

Cenário para o futuro de IAs como remodeled.ai dentro do design de interiores 

Assim como outras profissões, falamos de um cenário ainda bastante incerto. O que podemos dizer é que existem muitas similaridades com outros ramos criativos da arte, especialmente nos problemas. O principal deles deve ser justamente o de direitos autorais, com as ferramentas sendo “calibradas” a partir de projetos disponíveis na rede de designers do mundo todo.

Atualmente os programas oferecem uma capacidade de criação bastante limitada, mas com o avanço da tecnologia é bastante provável que isso também mude. Ainda assim, a importância do design de interiores seguirá a mesma, no sentido de trazer uma visão criativa única que a inteligência artificial não consegue, pois ela fará uso de seu banco de dados, trazendo criações que na verdade são mesclas de projetos já feitos.

Por fim, é importante lembrar que programas com o Autocad já oferecem uma visualização do ambiente (inclusive em 3D) que está sendo projetado. Ou seja, a visualização do local como ficará já é possível através destes programas, bastando apenas que o cliente traga as medidas corretas do ambiente a ser projetado.

Aprenda Design de Interiores na ABRA

Você já conhecia essa ferramenta de IA para decoração? Se interessou pela possibilidade de trabalhar na área e poder criar seus projetos? E que tal se fosse possível fazer um curso acadêmico completo, com acompanhamento individualizado e infraestrutura de ponta em nossa sede ou no conforto de sua casa?

A ABRA oferece diversos cursos sobre design de interiores nas modalidades presenciais, online e EAD ao vivo. No nosso curso você terá uma preparação completa para trabalhar na área, além de conhecer sobre todas as novas tendências da área.

Conheça agora mesmo os benefícios e metodologias dos cursos presenciais clicando aqui e faça sua matrícula agora mesmo!

Autoria: Departamento de Pesquisa e Cultura ABRA

×

Curioso(a) para desvendar os segredos da Inteligência Artística? Nosso e-book exclusivo, "EXPLORANDO O MUNDO DA IA - INTELIGÊNCIA ARTÍSTICA," está repleto de insights e conhecimentos profundos sobre como a IA está transformando o cenário artístico.

Queremos compartilhar esse tesouro de informações com você!

Basta preencher o formulário abaixo para baixar o e-book e começar a jornada de descoberta:

Mas espere, há mais! Além de receber seu e-book, convidamos você a mergulhar em nossos cursos que abrangem a interseção empolgante entre a criatividade e a IA. Prepare-se para expandir seus horizontes e criar de maneira inovadora.

Não perca a oportunidade de explorar a IA e suas possibilidades artísticas. Preencha o formulário e desbloqueie o acesso ao e-book e ao mundo de criatividade que o espera!

×

Regulamento da Campanha – ABRA.ia – Inteligência Artística

ABRA IA – Inteligência Artística

Em uma era digital mergulhe na sua criatividade
Período 01/08/2023 até 30/09/2023

 

1. Bolsas de estudo integrais para indicações:

Os participantes que comprarem um curso presencial e indicarem outra pessoa que também efetuar a compra de um curso presencial serão elegíveis para receber uma bolsa de estudo integral para um curso rápido de sua escolha de acordo com disponibilidade de vagas e datas de início.
Tanto o participante que realizou a indicação quanto o indicado à bolsa de estudo. A bolsa de estudos será concedida após a confirmação do pagamento e matrícula dos dois participantes indicados. Os ganhadores receberão um comunicado da escola informando a disponibilidade da bolsa, assim como os cursos disponíveis e datas de início para a escolha. 

 

2. Compre e Leve: curso de História da Arte online:

Os participantes que adquirirem o Kit de material da ABRA terão como brinde um curso online de História da Arte. O curso online será disponibilizado em até 3 dias úteis após a confirmação do pagamento do Kit de material, a) caso a aquisição seja de um curso de história da arte, deve ser oferecido outro curso equivalente.

 

3. Desconto de 60% em todos os cursos online:

Durante o período da campanha, todos os cursos online terão um desconto de 60% sobre o valor regular.Os participantes poderão se inscrever em quantos cursos online desejarem com o
desconto aplicado. 

 

4. Compre um curso e ganhe outro:

Os 200 primeiros participantes que adquirirem cursos online, terão como brinde acesso a um segundo curso à sua escolha que deverá seguir alguns critérios que são: a) é limitado a 1 curso por pessoa b) a campanha se estenderá até atingir o número de pessoas da estipulado, não tendo prazo definido para encerramento c) caso no período de 60 dias correspondentes a campanha não atinja a quantidade de 200 participantes todos que adquiriram serão contemplados d) é de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha e) a ABRA não se responsabiliza com a perda de informações enviadas f) o participante que não enviar a opção de curso até a data estabelecida terá seu benefício cancelado. g) o e-mail solicitando a escolha do seu próximo curso será enviado em até 7 dias úteis após a confirmação do pagamento do primeiro curso, através do e-mail disponibilizado na hora da compra h)O acesso ao segundo curso só será disponibilizado após o envio da escolha do curso que siga os critérios descritos neste parágrafo. i) o
prazo para receber o acesso dos cursos é 30/09/2023 j) lista com todos os ganhadores será disponibilizada apenas no fim da campanha. É de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha. O prazo de resgate da oferta é de 60 dias.

 

5. Bolsa integral de curso online para ação social:

A cada curso presencial adquirido, a ABRA vai disponibilizar uma bolsa integral do curso online História da Arte para um aluno matriculado na rede estadual de ensino médio. A seleção dos alunos beneficiados será realizada em parceria com instituições de educação parceiras. As bolsas serão disponibilizadas ao final da campanha para a instituição de ensino escolhida.