Saiba Escolher a Câmera Ideal - Academia Brasileira de Arte Academia Brasileira de Arte -

Você

Ainda Tem:

dias
1
1
horas
2
0
minutos
0
7
segundos
0
6

50% OFF

Até Dia 30 de Abril

Artigos

Saiba Escolher a Câmera Ideal

Escolher uma câmera fotográfica pode parecer um trabalho super complexo, principalmente para aqueles que acabaram de ingressar na área da Fotografia.

A quantidade de câmeras digitais no mercado é realmente de deixar qualquer um assustado, pensando nisso, resolvemos te introduzir algumas delas. Com as informações que iremos te passar agora, ficará muito mais fácil para você escolher a sua câmera ideal!

E quando dizemos ‘’ideal’’, não necessariamente é a última câmera lançada no mercado, ou a mais cara, é a câmera ideal para VOCÊ, que melhor irá se adequar a suas necessidades.

Pois se você está começando a se interessar por fotografia, não necessariamente irá precisar de uma Câmera Profissional logo de cara, ela pode inclusive te atrapalhar, porque a fotografia é uma lógica, e quando você se deparar com aquela quantidade de botões e precisar usar a lógica para manuseá-los, pode se confundir e tornar algo simples, em um bicho de sete cabeças (e a fotografia, definitivamente não é um bicho de sete cabeças).

Então recomendamos, para quem está começando agora, que vá com menos sede ao pote, mas que estude os principais comandos dos equipamentos fotográficos que são comuns a todos (Obturador, Diafragma e ISO). Se você quer se tornar um fotógrafo(a) terá que dominar as configurações.

O melhor a fazer neste começo é fotografar sempre, estudar as técnicas de base e procurar desenvolver e criar um senso estético e de comunicação para suas imagens.

Aprenda a mexer gradativamente em cada um desses tipos de maquina fotográfica, assim, quando chegar na profissional você poderá aproveitar o máximo que ela tem para te oferecer.

Então, vamos lá!

// Câmeras de Celular

Começando pelo modelo, teoricamente, mais simples, temos as câmeras de celulares, que atualmente já se tornou um item obrigatório nos smartphones. Logo que as câmeras começaram a surgir integradas nos celulares, sua qualidade era bem ruim, mas hoje em dia já temos a nossa disposição ótimos celular com câmeras realmente impressionantes, onde conseguimos alterar as configurações, deixando do modo que desejamos e obtendo resultados incríveis! Uma das melhores vantagens é a praticidade, pois estamos com o nosso celular o tempo inteiro, então se haver a necessidade de tirar alguma foto… pronto, ta na mão!

// Câmeras Compactas

O nome ‘’compacta’’ não é à toa, pois são câmeras menores, leves, finas e possuem preços bem acessíveis. Além disso, podem possuir lentes externas e em sua maioria, zoom óptico. São bem simples de serem utilizadas e suas configurações ‘’semiautomáticas’’ são configuradas a partir dos modos de cenas, que se adequam automaticamente ao ambiente, popularmente conhecidas como ‘’point and shoot’’ (mirar e clicar).

Nas compactas, também encontramos as Compactas Avançadas ou Superzoom, que possuem algumas configurações parecidas com a DSLR (falaremos delas mais a frente), como por exemplo o ‘’moda manual’’ que te permite configurar as ferramentas do jeito que melhor te agradar e como o próprio nome já diz, possui um super zoom, mais abrangente do que as câmeras anteriores a ela. Mas ao contrário do que muitas pessoas falam, ela não pode ser considerada uma câmera ‘’semiprofissional’’ pois não é totalmente configurável como as tais.

Dicas de modelos de Câmeras Compactas:
– Canon PowerShot Superzoom SX520HS
– Canon PoweShot G16
– Canon PowerShot G1X
– Sony DSC-H300
– Nikon DL24-500

// Câmeras DSLR Semiprofissional

Essas são as favoritas entre os fotógrafos, e são divididas em duas categorias: de Semiprofissionais e Profissionais.

As principais diferenças são o tamanho do sensor, que é maior, o que irá interferir diretamente na qualidade da foto, elas também permitem vários pontos de focos, maior facilidade na hora de controlar a velocidade do obturador, ISO bem maior e diferentes modos de disparo. Claro que essas melhorias não são ‘’por nada’’, seu valor é bem mais elevado do que as DSLR de Entrada, porém são mais versáteis, pois além de fotos podem ser usadas para filmagens, permitindo uso de acessórios externos como microfones e controles de disparo.

Dicas de modelos de Câmeras DSLR Semiprofissionais:
– Nikon linha D3000
– Nikon linha D5000
– Canon linha Rebel

// Câmeras DSLR Profissional

Finalmente chegamos nas DSLR Profissionais, que como já era de se esperar, são as com a maior qualidade de resolução, principalmente devido aos seus visores Full Frame. Possuem um corpo robusto e bem mais resistentes do que as anteriores, para poder ser levada em situações de extremo frio, calor, chuva e etc, sendo também mais resistentes a quedas. Devido ao corpo reforçado e também a sua bateria de longa duração, são bem pesadas, podendo chegar a pesar 1kg SEM LENTE, sendo necessário uso de equipamentos como tripé. Mesmo em comparação com as Semiprofissionais, seu ISO possuí valores bem mais elevados, velocidade de obturador ainda mais rápidas, permitindo a captura de ações rápidas super nitidamente.

Maaasss, seus valores são super altos, valendo a pena apenas para os fotógrafos profissionais.

Dicas de modelos de Câmeras DSLR Profissionais:
– Nikon linha D7000
– Nikon D500, D610, D750, D850
– Canon 60D, 70D, 80D
– Canon 5D, 6D, 7D
– Sony a7S, a7R

Apesar desses 4 modelos apresentados anteriormente serem os mais usados, atualmente, ainda existem mais alguns tipos de câmeras disponíveis no mercado, veja abaixo mais dois exemplos de modelos disponíveis: 

// Câmeras Mirrorless

As mirrorless recebem a luz, que passa pela lente diretamente no sensor de imagem. A diferença é que o visor ótico é substituído por um eletrônico, que replica o que foi capturado. Ou seja, este tipo de câmera oferece a imagem pelo visor LCD ou, em câmeras mais avançadas, também no visor eletrônico (EFV). Nesse caso, os viewfinder ótico também é substituído por eletrônicos. São excelentes câmeras e muito utilizadas para captação de vídeo. É uma tecnologia relativamente nova na fotografia e vale a pena pesquisar mais sobre esta ela.

// Câmeras de Ação

Essas câmeras são muito usadas pelos amantes de esportes, pois possuem, além de lentes super angulares, estabilizadores e processadores avançados que permite gravar vídeos e tirar fotos mesmo em movimentos extremos, resultando em imagens perfeitas, diferentes das que seriam capturadas se usasse outro tipo de câmera. Além é claro, de serem super pequenas, podendo ser fixada em capacetes, bicicletas, skates, coletes, ou onde achar melhor.  Por serem muito usadas em esportes radicais, são muito resistentes a quedas e água, e contam com equipamentos de proteção auxiliares que aumentam ainda mais a resistência. Alguns modelos atuais possuem um visor de LCD, mas em sua maioria, não.

E aí, deu para entender um pouquinho mais sobre os diferentes estilos de câmeras digitais?

Espero que sim!

Confira abaixo onde comprar:
– Fast Shop
– Submarino
– Lojas das marcas (Canon, Nikon, Sony, etc)
– Galeria 7 de Abril (possui diversas lojas que vendem equipamentos de fotografia e vídeo)
– Amazon
– BH Photovideo (principal loja no mundo especializada em fotografia e vídeo –
vende para o Brasil pela internet)

Quer aprender a melhor forma de usar as ferramentas disponíveis na sua câmera e desenvolver seu olhar fotográfico?

Entre em contato com um de nossos consultores educacionais para fazer sua matrícula no curso de Fotografia Digital!

Conheça nossos Cursos:

ABRA – Academia Brasileira de Arte.