Enviando Formulário...

A presença de elementos tradicionais africanos em nosso dia a dia está cada vez mais difundida. Para além de uma reparação histórica com uma cultura que tentaram por séculos apagar, também temos o próprio povo da região e seus descendentes podendo usar e mostrar livremente suas origens. E entre eles, um dos mais vistos são os símbolos adinkra, sobre os quais falaremos um pouco mais hoje.  

O que são símbolos adinkra? 

Os Adinkras consistem em um conjunto de símbolos que representam ideias expressas em provérbios que fazem parte da cultura Ashanti, um importante grupo étnico de Gana, seu local de origem. São representados em formas geométricas estilizadas. quais incluem aspectos da vida vegetal, do corpo humano, elementos geométricos e abstratos, além de aspectos astronômicos. 

Preparação de tecido com símbolos adinkra

Um fato interessante é a representatividade de cada símbolo, pois muitas vezes apenas um deles significa um provérbio inteiro.  

No início, o uso dessas roupas ocorria apenas em funerais. Isso porque o nome Adinkra significa “dizer adeus”. Porém, ao longo do tempo, eles deixaram de ser uma exclusividade de rituais fúnebres e passaram a marcar presença em diversos outros eventos e materiais. 

Qual a origem dos símbolos adinkra? 

Atribui-se a criação dos Adinkras aos Abrons de Gyaaman, um povo acã de Gana. Gyaman (Rei Nana Kwadwo Agyemang Adinkra) originalmente concebeu esses símbolos e os denominou ‘Adinkra’. 

Os usos mais comuns dos símbolos Adinkra pelos Abrons eram em cerâmica, banquetas, entre outros. Eles se difundiram devido a uma guerra entre o povo de Gyaaman e os Asantes. Com a derrota (e morte) do rei, seu manto, contendo os símbolos Adinkra, foi levado por Nana Osei Bonsu-Panyin, o Asante Hene (Rei Asante), como um troféu.

Diz a história que os designers da guilda que desenharam este tecido para o rei foram forçados a ensinar o ofício aos Asantes. Inclusive, o primeiro filho do rei Gyaman, Nana Kwadwo Agyemang Adinkra, Apau, que se diziam ser bem versado no ofício Adinkra, também foi forçado a ensinar mais sobre a arte dos tecidos. 

Vale dizer que este foi um fato que aumentou o desenvolvimento da técnica adinkra. Isso porque os Asantes incorporaram suas próprias filosofias, contos folclóricos e cultura.

O uso dos Adinkras nos dias de hoje 

Seu uso hoje é bastante comum em peças de decoração e tatuagens, mas sua presença mais importante segue sendo em tecidos.

Uso em roupas 

Como explicamos, os tecidos Adinkra eram tradicionalmente utilizados apenas pela realeza e líderes espirituais em funerais e outras ocasiões muito especiais. A tinta tradicional (adinkra aduru), usada para estampagem, é obtida fervendo a casca da árvore Badie com escória de ferro. Contudo, devido à natureza não fixa da tinta, o material não podia ser lavado.

Os selos são esculpidos no fundo de uma peça de cabaça, medindo entre cinco e oito centímetros quadrados. Eles possuem uma alça na parte de trás, e a estampa apresenta uma leve curvatura, permitindo a aplicação da tinta com um movimento de balanço.

. 

modelos de selos adinkra

Uso em outras peças e materiais 

O que antes era comum apenas em tecidos, hoje já se pode encontrar símbolos adinkra em muitos itens diferentes. Por exemplo, podemos destacar móveis, esculturas, cerâmicas, camisetas, chapéus e outros itens de vestuário.

Uso em tatuagens 

Outro uso dos símbolos é na arte da tatuagem. Temos uma série de símbolos bastante populares entre os adeptos, mas é sempre fundamental lembrar que, para quem quiser tatuar algum, deve procurar saber exatamente o seu simbolismo, para que se adeque à mensagem que você deseja transmitir.

Alguns dos mais utilizados e seus significados: 

  • Ayao mais popular e que representa uma samambaia. Seu significado é resistência e desenvoltura para lidar com situações adversas, assim como a planta;
  • Sankofa (tanto na versão pássaro mítico quanto coração estilizado) – simbolizam a volta para adquirir conhecimento do passado e a sabedoria. Dando importância ao mapeamento do passado para obter sucesso no futuro;
  • Wawa AbaComo a semente de uma árvore (que ele representa), o Wawa Aba simboliza resistência, vigor e perseverança.

Crédito: dicionariosdesimbolos.com.br

Aprenda sobre a história da arte na ABRA

Já conhecia os símbolos adinkra? Aqui na ABRA, oferecemos o curso online de “História da Arte“, no qual discutimos em detalhes os principais movimentos artísticos.

Vamos desde a antiguidade clássica até os movimentos do século XX, como pop art, art déco, Bauhaus, entre outros. Junto a isso, demonstramos como a cultura de diversos povos moldou a arte como a entendemos hoje.

Aqui na ABRA você terá à disposição o SEIA (Sistema de Ensino Individualizado ABRA). Adotado por nossa escola desde sua concepção, ele possibilita que o aluno desenvolva os conteúdos de acordo com seu ritmo e nível de compreensão. 

E um dos principais resultados disso, é que temos um índice de reprovação é praticamente nulo, pois o aluno tem a oportunidade de completar os conteúdos e alcançar os resultados almejados.

Conheça mais sobre nossa metodologia de ensino clicando clicando AQUI e venha você também estudar em uma escola que se adapta ao seu ritmo de aprendizado.

Autoria: Departamento de Pesquisa e Cultura ABRA

×

Curioso(a) para desvendar os segredos da Inteligência Artística? Nosso e-book exclusivo, "EXPLORANDO O MUNDO DA IA - INTELIGÊNCIA ARTÍSTICA," está repleto de insights e conhecimentos profundos sobre como a IA está transformando o cenário artístico.

Queremos compartilhar esse tesouro de informações com você!

Basta preencher o formulário abaixo para baixar o e-book e começar a jornada de descoberta:

Mas espere, há mais! Além de receber seu e-book, convidamos você a mergulhar em nossos cursos que abrangem a interseção empolgante entre a criatividade e a IA. Prepare-se para expandir seus horizontes e criar de maneira inovadora.

Não perca a oportunidade de explorar a IA e suas possibilidades artísticas. Preencha o formulário e desbloqueie o acesso ao e-book e ao mundo de criatividade que o espera!

×

Regulamento da Campanha – ABRA.ia – Inteligência Artística

ABRA IA – Inteligência Artística

Em uma era digital mergulhe na sua criatividade
Período 01/08/2023 até 30/09/2023

 

1. Bolsas de estudo integrais para indicações:

Os participantes que comprarem um curso presencial e indicarem outra pessoa que também efetuar a compra de um curso presencial serão elegíveis para receber uma bolsa de estudo integral para um curso rápido de sua escolha de acordo com disponibilidade de vagas e datas de início.
Tanto o participante que realizou a indicação quanto o indicado à bolsa de estudo. A bolsa de estudos será concedida após a confirmação do pagamento e matrícula dos dois participantes indicados. Os ganhadores receberão um comunicado da escola informando a disponibilidade da bolsa, assim como os cursos disponíveis e datas de início para a escolha. 

 

2. Compre e Leve: curso de História da Arte online:

Os participantes que adquirirem o Kit de material da ABRA terão como brinde um curso online de História da Arte. O curso online será disponibilizado em até 3 dias úteis após a confirmação do pagamento do Kit de material, a) caso a aquisição seja de um curso de história da arte, deve ser oferecido outro curso equivalente.

 

3. Desconto de 60% em todos os cursos online:

Durante o período da campanha, todos os cursos online terão um desconto de 60% sobre o valor regular.Os participantes poderão se inscrever em quantos cursos online desejarem com o
desconto aplicado. 

 

4. Compre um curso e ganhe outro:

Os 200 primeiros participantes que adquirirem cursos online, terão como brinde acesso a um segundo curso à sua escolha que deverá seguir alguns critérios que são: a) é limitado a 1 curso por pessoa b) a campanha se estenderá até atingir o número de pessoas da estipulado, não tendo prazo definido para encerramento c) caso no período de 60 dias correspondentes a campanha não atinja a quantidade de 200 participantes todos que adquiriram serão contemplados d) é de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha e) a ABRA não se responsabiliza com a perda de informações enviadas f) o participante que não enviar a opção de curso até a data estabelecida terá seu benefício cancelado. g) o e-mail solicitando a escolha do seu próximo curso será enviado em até 7 dias úteis após a confirmação do pagamento do primeiro curso, através do e-mail disponibilizado na hora da compra h)O acesso ao segundo curso só será disponibilizado após o envio da escolha do curso que siga os critérios descritos neste parágrafo. i) o
prazo para receber o acesso dos cursos é 30/09/2023 j) lista com todos os ganhadores será disponibilizada apenas no fim da campanha. É de responsabilidade do participante acompanhar seu e-mail para receber as informações relativas à campanha. O prazo de resgate da oferta é de 60 dias.

 

5. Bolsa integral de curso online para ação social:

A cada curso presencial adquirido, a ABRA vai disponibilizar uma bolsa integral do curso online História da Arte para um aluno matriculado na rede estadual de ensino médio. A seleção dos alunos beneficiados será realizada em parceria com instituições de educação parceiras. As bolsas serão disponibilizadas ao final da campanha para a instituição de ensino escolhida.