O universo fotográfico conta com diversas competições ao redor do mundo, mas talvez uma das mais importantes seja a “Sony World Photography Awards”. E hoje falaremos um pouco mais sobre esta importante premiação, assim como mostraremos alguns dos vencedores da edição 2024.
O que é a Sony World Photography Awards?
Esta é uma premiação que existe desde 2007 e é organizada pela Organização Mundial de Fotografia (World Photography Organization).
Como o principal programa desta organização, é uma das maiores e mais prestigiadas competições de fotografia do mundo, celebrando o trabalho de profissionais líderes e emergentes.
Junto a isso, os prêmios defendem a inclusão e o acesso, por isso a entrada de todos os participantes é gratuita. Atuando como uma visão da fotografia atual em toda a sua diversidade, o Sony World Photography Awards busca destacar fotógrafos que contam as histórias do nosso tempo.
O reconhecimento pode ser comprovado graças às dezenas de milhares de visitantes atraídos anualmente para apresentarem suas exposições em todo o mundo.
A Organização Mundial de Fotografia é uma vertente da Creo, que organiza eventos e programações diversas em três vertentes principais: fotografia, cinema e arte contemporânea.
Atualmente, os principais eventos da Creo, além do próprio Sony Photography Awards são: o PHOTOFAIRS Shanghai, o Photo London e os Sony Future Filmmaker Awards.
A competição Sony World Photography Awards de 2024
A premiação conta com diversas categorias, sendo que as 4 principais, das quais mostraremos os vencedores, são:
1 – Profissional, com Juliette Pavy sendo a vencedora
Em primeiro lugar, destacamos a fotógrafa Juliette Pavy, que venceu a categoria com sua série “Spiralkampagnen: contracepção forçada e esterilização involuntária de mulheres da Groenlândia”.

Foto da série vencedora de Juliette Pavy. Fonte: Organização Mundial de Fotografia
Trata-se de um importante relato fotojornalístico sobre um terrível evento que ocorreu entre os anos de 1966 e 1975 com as mulheres Inuit da Groenlândia. Elas foram vítimas de um programa de controle de natalidade involuntário conhecido como Spiralkampagnen (campanha espiral).
Sobre o prêmio, Juliette afirmou ao site da Organização Mundial de Fotografia:
“Muito obrigada por este prêmio pelo meu trabalho sobre a esterilização forçada de mulheres groenlandesas. Espero dar voz àqueles que foram silenciados durante quase meio século. Ao documentar esta história, espero também aumentar a consciência sobre a violência contra as mulheres Inuit e as repercussões sociais e psicológicas da esterilização forçada”.
2 – Aberto, com Liam Man sendo o vencedor
Esta categoria premia imagens impressionantes e independentes que destacam a beleza do nosso mundo. Os fotógrafos podiam enviar até três imagens gratuitamente em dez categorias.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/M/N/oOdVOLSFOAhTtnnXqv4Q/liam-man.png)
Foto vencedora de Liam Man. Fonte: Organização Mundial de Fotografia
Sobre a vitória, Liam disse:
“Todos os anos, admiro as fotografias vencedoras e imagino o meu trabalho sendo exibido entre elas. Ser selecionado como Fotógrafo Aberto do Ano no Sony World Photography Awards é um sonho que se tornou realidade e me deixa profundamente grato, radiante e absolutamente sem palavras!”
3 – Estudantil, com Kayin Luys (do LUCA School of Arts Sint Lukas, Bruxelas) sendo o vencedor
Nesta categoria, os participantes (todos estudantes) têm um tema pré-definido para suas fotos. Em 2024, foram encarregados de interpretar o significado de ‘Casa’. Desde projetos pessoais até explorações abstratas da essência do ‘lar’, os alunos buscavam impressionar os jurados com suas perspectivas únicas do tema.

Foto da série vencedora de Kayin Luys. Fonte: Organização Mundial de Fotografia
E sobre a vitória, Kayin comentou:
“A fotografia tem sido uma forma importante de explorar ainda mais o que me rodeia. No meu trabalho, me identifico e me inspiro nas histórias que me são confiadas. Estou emocionado e honrado por essas grandes e pequenas histórias alcançarem um público mais vasto e a ganharem ainda mais reconhecimento, devido aos Sony World Photography Awards”.
4 – Juvenil, com Daniel Murray (do Reino Unido, 15 anos) sendo o vencedor
Esta categoria também conta com um tema pré-definido para aqueles de até 19 anos que desejam participar. Em 2024, os jovens fotógrafos foram convidados a submeter até três imagens respondendo ao tema ‘Através dos Seus Olhos’. O objetivo era mostrar como os fotógrafos de amanhã percebem e interpretam o mundo ao seu redor.

Foto da série vencedora de Daniel Murray. Fonte: Organização Mundial de Fotografia
Sobre sua vitória, Daniel fala:
“Estou muito feliz e orgulhoso de mim mesmo, pois esta é uma grande conquista como jovem fotógrafo. Isso me motiva a continuar e melhorar como fotógrafo. Obrigado aos Sony World Photography Awards por esta oportunidade!”
Aprenda mais sobre fotografia na ABRA
Você já conhecia a premiação Sony World Photography Awards? Se você gosta de fotografar e deseja participar desta e de muitas outras competições de fotos pelo mundo, saiba que pode se qualificar para isso ao fazer nosso curso presencial de ‘Fotografia Digital Avançado‘. Este curso é indicado para qualquer pessoa que já possua conhecimentos básicos de fotografia e experiência com câmeras DSLR, ou profissionais que queiram aprimorar suas técnicas. Nele, você aprenderá as principais técnicas de edição de imagem, ótica e uso de lentes, iluminação, flash dedicado e rádio flash, técnicas e uso de luz de estúdio, logística fotográfica, organização e fluxo de trabalho, além das possibilidades de mercado dentro da fotografia.
Acesse o link e saiba mais!
Autoria: Departamento de Pesquisa e Cultura ABRA